LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

Relembre os musicais com números de sapateado


Foto: Polly Leite


O dia 25 de maio é o dia escolhido para comemorar o "Dia Internacional do Sapateado", isso porque nesse dia também é comemorado o aniversário de Bill Robinson Bojangles, ícone precursor do sapateado americano, pois e grande responsável por levar o sapateado para a meia ponta, trazendo leveza, clareza e presença cênica antes desconhecida nos palcos.


Para celebrar essa data especial, preparamos uma lista de grandes musicais que já passaram pelo Brasil e apresentavam números de tirar o fôlego, confira a lista abaixo:


Cantando na Chuva

Não dá pra falar de musical com sapateado sem pensar imediatamente em "Cantando na Chuva". Baseado no filme estrelado por Gene Kelly e Debbie Reynolds, o musical ganhou sua versão brasileira em 2017 e contava com Claudia Raia, Jarbas Homem de Mello, Bruna Guerin e grande elenco. O público podia se deliciar com a icônica cena do protagonista dançando e cantando no poste, com direito até a chuva caindo de verdade no teatro.


Crazy For You

Também protagonizado por Claudia e Jarbas, estreou em São Paulo no ano de 2013. O número 'I Got Rhythm', de quase 10 minutos de duração, era um dos pontos altos da peça, com uma coreografia complexa e animada.


Cats A grande produção da Broadway chegou aos palcos brasileiros em 2010, pelas mãos da Time For Fun, e ficou em cartaz no Teatro Renault, além de uma temporada no Rio de Janeiro, sendo um dos poucos espetáculos no formato réplica a se apresentar em mais de um estado. Cats é, sem dúvida, um dos musicais com coreografias mais encantadoras e, é claro, não poderia faltar um pouco de sapateado.


A Madrinha Embriagada

Um marco na história do teatro musical brasileiro, "A Madrinha Embriaga" ficou em cartaz no teatro do Sesi, em São Paulo, e possibilitou uma oportunidade inédita ao público, tendo seus ingressos inteiramente gratuitos. Os atores Frederico Reuter e Elton Towersey davam um show no palco, com uma sequência de sapateado que fazia a plateia vibrar


Annie

Mas não são só os adultos que deixam o público de boca aberta sapateando por aí! Produzido pelo Atelier de Cultura, em 2018, "Annie" ficou em cartaz no Teatro Santander, em São Paulo, e as crianças mostraram que você não está bem quando se esquece de sorrir... e de sapatear.


Billy Elliot

Não dá pra falar de crianças e sapateado sem lembrar de "Billy Elliot". Também produzido pelo Atelier de Cultura, a história do menino que queria se tornar bailarino ficou em cartaz no Teatro Alfa, em São Paulo. O espetáculo tinha números tão incríveis que foi impossível escolher só um vídeo para essa matéria. 'Querer Se Expressar' (Expressing Yourself) era, sem dúvidas, uma cena que arrancava muitos aplausos, mas como não falar também do grand finale, com o elenco inteiro sapateando? Dava vontade até de subir correndo no palco para dançar junto!



A Pequena Sereia

O clássico da Disney passou pelo Brasil em 2018, com temporada no Teatro Santander, em São Paulo, e tinha um número bastante "positivico", com o querido personagem Sabidão e grande elenco sapateando e encantando.


Shrek

Quem conhece bem o musical "Shrek" sabe que ele faz referências a vários outros espetáculos. É o caso de "Cats", ou melhor "Rats", quando a princesa Fiona reúne os ratinhos e arrasa sapateando. A peça ganhou sua versão brasileira em 2012, quando estreou no Rio de Janeiro, ficando em cartaz em São Paulo, em 2013, e se apresentando em turnê.


Peter Pan

Coeografado por Alonso Barros, o musical foi indicado e premiado como Melhor Coreografia, no Prêmio Bibi Ferreira. "Peter Pan" estreou em São Paulo, no Teatro Alfa e o número "Uga Uga" chegou a ser apresentado na cerimônia de premiação, sendo ovacionada pela plateia, que aplaudiu de pé por vários minutos.


New York New York

Mais um clássico da Broadway que ganhou sua versão brasileira, com direito a duas temporadas em São Paulo, apresentações em Paulínia e, é claro, um número especial de sapateado.


O Mágico de Oz

Produzido por Moeller e Botelho, "O Mágico de Oz" estreou no Rio de Janeiro, seguindo para temporada em São Paulo, em 2013. E lá estavam eles, os Corvos, sapateando é claro.


Gypsy

Quem se lembra de June e os seus fazendeirinhos? Da icônica Mama Rose e sua adoração pela fama? "Gypsy" chegou ao Brasil pelas mãos de Moeller e Botelho, também com temporadas no Rio de Janeiro e São Paulo. Que tal relembrar um trechinho?


Vamp

E para finalizar, mas não menos importante, não foram só os espetáculos vindos de fora que presentearam a plateia com incríveis números de sapateado. O musical "Vamp", baseado na novela de sucesso da TV Globo, misturou os ritmos e colocou até os mortos para dançar, ao som de Thriller.

O Backstage Musical deseja um feliz dia internacional do sapateado e parabeniza todos os profissionais que deixam tudo ainda mais mágico com essa arte!