LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

Entrevista com Rodrigo Alfer


Rodrigo Alfer escreveu e dirige o musical infantojuvenil ‘O Príncipe DesEncantado – O Musical’, um espetáculo de teatro musical que conta uma história de amor entre dois jovens príncipes. A obra mistura a estrutura dos contos de fadas e seus personagens arquetípicos com elementos contemporâneos.

Graduado em Artes Cênicas pela FPA, Rodrigo é arte educador, dramaturgo, produtor e diretor teatral formado pela SP Escola de Teatro. Estudou teatro Musical em NY na Central Broadway Academi. Dirigiu os espetáculos “VAPOR”, “As Muchachas de Chico” e “Consu+vos”. Em 2015 dirigiu no 8º. Festival de Circo Paulista o cabaré “O Coelho de Carrell”. Como ator já participou em mais de 20 montagens. Trabalhou com diversos diretores entre eles Iacov Hillel, Sebastião Milaré, Wolf Maia, Vladimir Capella, Marcelo Deny e Waleska Amaral. Foi em 2012 vencedor do Coelho de Prata no Festival Mix Brasil de Cinema. Trabalhou como produtor nas emissoras Bandeirantes e Rede TV! e produtoras de cinema.


Em tempos tão difíceis, qual a importância de falar sobre amor para crianças e jovens? R: O que realmente é necessário dizer, é que TODA FORMA de amor é importante. A criança aprendendo isso, muitos problemas serão resolvidos.

Você acredita que as apresentações online vão dar a chance de mais pessoas terem acesso ao teatro? É o que mais espero. No dia gravação, falei isso ao grupo, sonho que essa temporada chegue no Acre. Chegue a lugares que jamais fosse possível fisicamente.

Como foi a adaptação da peça para o formato online, especialmente em relação ao cenário, que é parte importante na hora de contar essa história? Não houve uma grande adaptação. Gravamos direto - como uma apresentação normal - . Os atores propuseram em alguns momentos quebrar a quarta parede, encarar a câmera, mas foi ao livre, natural. Mas talvez a maior questão foi em relação aos contatos como beijos e abraços que na verdade são ações mais relacionadas aos protocolos sanitários do que ao formato online.

Qual a maior mensagem desse espetáculo? É muito simples: todo mundo tem o direito de amar e viver a vida como bem entender

Porque todos deveriam assistir “O Príncipe DesEncantado”? Por ser um musical brasileiro original, por ser o primeiro musical infantojuvenil brasileiro que fala abertamente de identidade de gênero e homoafetividade para crianças.