LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

Elton Towersey fala sobre o projeto "Se Fosse Um Musical"



Elton Towersey divulgou recentemente seu mais novo projeto, o evento musical online chamado "Se Fosse Um Musical". Além de idealizador e compositor de toda a trilha sonora, ele também estará presente como cantor no número de abertura.


Para saber um pouco mais sobre tudo que vai rolar, nós batemos um papo com o artista e você confere agora nossa entrevista:


Você está há muito tempo nos musicais. Começou atuando e passou para composição. Conta pra gente como surgiu seu interesse nesse mercado.

Sempre flertei com a ideia de compor, mesmo trabalhando como ator/cantor de musicais. Eu ouvia as músicas dos shows da broadway, das animações da Disney, sabia tocar um pouco de piano e então, resolvi correr atrás de oportunidades como compositor de teatro. Comecei compondo espetáculos infantis, trilhas para peças de teatro, e depois de um tempo pesquisando referências e estudando para me tornar um criativo melhor, criei coragem pra tentar compor obras maiores e mais exigentes.


Como surgiu a ideia de transformar filmes em musicais? Conta pra gente um pouco sobre o projeto.

Eu tinha acabado de assistir "A Espera de um Milagre" no Telecine, e, naturalmente, estava em lágrimas. Enquanto rolavam os créditos, eu me perguntei "Caaara... e se fizessem um Musical desse filme?" e fui correndo pro piano, na sala, tentar escrever algo pra botar essa ideia em prática. Como eu conhecia bem a história e as personagens, a música saiu numa tacada só, e assim que ficou pronta, chamei meus pais para ouvirem. Eles amaram e senti que podia fazer a mesma coisa com outros filmes.


Como foi feita a escolha dos filmes? Quais pontos te inspiraram na hora de criar as canções para eles?

Eu mirei em filmes que foram sucessos de bilheteria. Filmes que, supostamente, a maioria das pessoas já teriam visto. Assim elas saberiam a história e iriam admirar mais o meu trabalho. Digo isso porque criei músicas bem fiéis ao gênero Teatro Musical. As letras são muito direcionadas para as situações que as personagens estão vivendo naquelas histórias. E pra deixar isso ainda mais evidente e interessante, inserimos até pequenas cenas dos filmes para acompanhar os números musicais.


E sobre o elenco, como foi feita a escolha e o que o público pode esperar de cada apresentação?

Pra maioria das vezes, a ordem foi: eu gosto desse(a) artista. Qual celebridade se parece com ele/ela? Qual filme famoso esse(a) celebridade já fez? Nas outras vezes foi o inverso: eu escolhia primeiro o filme e depois corria atrás do artista. Mas a música só era feita depois que o casting estava estabelecido. Na minha cabeça ia ser mais interessante se víssemos que o(a) convidado(a) tem o mesmo perfil que o ator/atriz do filme. Todos os convidados são artistas que admiro imensamente. Todos são cantores incríveis e eu sabia que iam contar lindamente aquelas histórias através da música.


Entre os filmes escolhidos, tem algum que você gostou mais do resultado?

Eu tentei meu melhor para deixar essa coleção de músicas bem variada. Cada música tem uma atmosfera diferente então é difícil escolher. Mas se eu tivesse que selecionar meu Top 3, seria: o trio que compus para o filme 'Whiplash', com Filipe Bragança, Fernando Patau e Clara Verdier. Em segundo lugar, o solo do Homem-Aranha, interpretado por Caio Mutai (vale notar que não é mesma história do musical da broadway, e sim a do universo dos filmes da Marvel). E por último, a música que deu origem ao projeto: "O Dia Vai Chegar", do filme 'A Espera de um Milagre', interpretado pelo incrível Fred Silveira.


Porque todos precisam assistir?

Com apenas a singela formação de piano e voz, Se Fosse um Musical' veio pra nos lembrar a magia, a potência e a riqueza artística que só esse gênero teatral pode oferecer. Esse emocionante fenômeno dramatúrgico que resulta em algo maior que a mera soma de suas partes: música e teatro. Pegando emprestado o sucesso de grandes obras do cinema e oferecendo uma nova perspectiva, 'Se Fosse um Musical' serve pra nos lembrar que Teatro Musical merece o seu devido valor e reconhecimento. E eu espero que inspire jovens criativos e compositores aspirantes a correrem atrás de contar as suas histórias usufruindo dessa forma de teatro tão única e cativante.


SERVIÇO:

Contando apenas com um piano e grandes intérpretes do teatro musical Brasileiro, “Se Fosse Um Musical” é um projeto autoral, com uma vasta coletânea de canções inéditas baseadas em aclamados filmes e sucessos de bilheteria do cinema, levando ao público a experiência de ver como eles seriam se um dia chegarem aos palcos de um grande teatro.


Um show que reúne, cerca de 12 números musicais, formado por diversos solos, duetos e trios, com letra e música do premiado compositor Elton Towersey, referência nacional nos últimos anos, devido os seus trabalhos dedicados a dramaturgia de teatro musical brasileiro. Elton, além de compositor, será o grande anfitrião da noite e acompanhará nossos talentos no piano, além de contextualizar premissa do seu filme brevemente apresentada pelo próprio compositor, que também estará ao piano, acompanhando todas as canções.


O projeto busca reverenciar a sétima arte e trazer um olhar autoral e brasileiro, para grandes histórias e enredos que marcaram gerações.


19 de setembro de 2021, 19h30-20h30


Vendas: https://www.sympla.com.br/se-fosse-um-musical---transmissao-online__1331894