LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

2021: O ano dos filmes musicais


O ano de 2021 se tornou um prato cheio para os fãs de musicais e de cinema, tendo a estreia de pelo menos oito longa metragens musicais. Animações, remakes e adaptações de espetáculos da Broadway marcaram presença nas telonas e nos streamings, garantindo lugar até mesmo entre os indicados para premiações.


Para relembrar um pouco tudo que rolou esse ano, o Backstage Musical fez uma lista com as principais produções musicais do ano, confiram:


Em Um Bairro de Nova York

A adaptação da peça homônima, de Lin-Manuel Miranda, acompanha alguns dias de uma comunidade latina na periferia de Nova York. A partir do protagonista Usnavi (Anthony Ramos), dono de uma mercearia local, a história retrata um grupo em busca de seus sonhos. O filme está disponível no HBO Max.


Todos Estão Falando Sobre Jamie

Mais uma adaptação de um espetáculo da Broadway, o filme conta a história real do adolescente britânico de 16 anos Jamie New. Ele se sente muito deslocado porque tem um sonho singular: ele deseja se tornar uma drag queen e fazer disso sua profissão. Jamie não sabe como será seu futuro, mas uma coisa é certa: ele será uma sensação! Incentivado por sua mãe e seus amigos maravilhosos, o jovem vai enfrentar inúmeros preconceitos, superar intimidações para finalmente sair das sombras e revelar ao mundo quem ele realmente é.

Está disponível no Amazon Prime Video.


A Jornada de Vivo

A animação da Netflix é centrada no jupará Vivo, que faz apresentações musicais diárias com seu dono, Andrés, na cidade de Havana, em Cuba. Porém, sua rotina tranquila muda completamente quando o senhor recebe uma carta de Marta Sandoval, antiga parceira de Andrés que se tornou uma estrela mundial. O filme conta com composições de Lin-Manuel Miranda, que também dubla o protagonista Vivo na versão original.


Annette

Um comediante que ganha a vida fazendo stand-up (Adam Driver) está passando por sérios apuros. Isso porque, após a morte inesperada de sua esposa, ele se vê sozinho tendo que cuidar de sua filha pequena, de apenas 2 anos. Se não bastassem as dificuldades com o cuidado com a criança, ele acaba descobrindo que ela tem um dom especial. Por enquanto, ainda não há informações de estreia em alguma plataforma de streaming.


Querido Evan Hansen

Adaptação cinematográfica do musical vencedor do Tony e do Grammy de Steven Levenson, Benj Pasek e Justin Paul, "Querido Evan Hansen" é uma história que gira ao redor de Evan Hansen (Ben Platt), jovem ansioso e com dificuldades de se conectar com os outros, que acaba envolvido numa mentira sobre um colega de classe que cometeu suicídio, se aproximando da família do falecido. Estreou recentemente nos cinemas e ainda não há previsão de estreia em plataformas de streaming.


Encanto

A 60ª animação da Disney é situada na Colômbia e conta a história da extraordinária família Madrigal, que vive escondida em uma região montanhosa isolada, conhecido como Encanto. A magia da região abençoou todos os meninos e meninas membros da família com poderes mágicos, desde superforça até o dom da cura. Mirabel é a única que não tem um dom mágico. Mas, quando descobre que a magia que cerca o Encanto está em perigo, ela decide que pode ser a última esperança de sua família excepcional. O filme estreia no Disney Plus no dia 24 de dezembro, véspera de natal.


Tick Tick Boom

A adaptação da obra de Jonathan Larson acompanha Jon (Andrew Garfield), um jovem compositor que trabalha como garçom em Nova York, enquanto sonha em escrever um grande musical americano que vai o levar ao estrelato. Quando seu colega de quarto aceita um emprego corporativo e está prestes a se mudar, próximo ao seu aniversário de 30 anos, Jon é tomado pela ansiedade de que seu sonho é irreal e não vale a pena continuar lutando. O filme está disponível na Netflix.


Amor Sublime Amor

Adaptado de um musical da Broadway, Amor, Sublime Amor conta uma história de amor e rivalidade juvenil que se passa na Nova Iorque de 1957. As gangues Jets, estadunidenses brancos, e os Sharks, descendentes e/ou porto-riquenhos, são rivais que tentam controlar o bairro de Upper West Side. Maria (Rachel Zegler) acaba de chegar à cidade para seu casamento arranjado com Chino (Josh Andrés Rivera), algo ao qual ela não está muito animada. Quando em uma festa a jovem se apaixona por Tony (Ansel Elgort), ela precisará enfrentar um grande problema, pois ambos fazem parte de gangues rivais; Maria dos Sharks e Tony dos Jets. Nesta história inspirada por Romeu e Julieta, os dois pombinhos precisarão enfrentar a tudo e todos se quiserem celebrar este romance proibido. Estreou recentemente nos cinemas e ainda não tem data de estreia em plataformas de streaming.