LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

De Volta a Hogwarts com A Very Potter Musical


Então, hoje chegou o dia: 1º de Setembro é uma data muito simbólica para todos os Potterheads, o início de mais um ano letivo na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Da plataforma 9 ¾ , o Expresso de Hogwarts sairá pontualmente as 11h levando consigo jovens bruxos para mais um ano de aprendizado.


Se você é fã da saga Harry Potter, com certeza, ao ler o parágrafo acima, se imaginou dentro da Estação Kings Cross com tudo empacotado no malão, doido para chegar ao salão comunal de sua casa e rever seus amigos. Aqui no Backstage Musical, nossa equipe também é bastante fã desse universo que tem atravessado gerações e encantado a todos e, se tem uma coisa que os livros de Harry Potter tem muito haver com o teatro e a capacidade de nos transportar para um outro mundo, com muito fascínio e nos permitindo uma real experiência de imersão.


Vai dizer que você nunca se transportou para o mundo em que se passam seus musicais favoritos? Da plateia, somos facilmente levados à cidade das Esmeraldas, às barricadas da revolução francesa, dos mares do Atlântico aos desertos da Austrália, aos colégios americanos e aos subterrâneos de uma ópera, do passado proibicionista de Nova York ao futuro utópico da Globalsoft. Um ingresso é quase como uma chave de portal e é exatamente por isso que sentimos tanta falta dos espetáculos durante esse período tão crítico em que estamos vivendo.


Por isso, resolvemos trazer um pouquinho da magia do teatro até vocês, juntamente com a mágica que conhecemos dos livros de J.K. Rowling. Que tal conhecer um pouquinho mais as produções A Very Potter Musical, da StarKid Productions ?


A Starkid Productions (também conhecida por Team StarKid) começou por um grupo de alunos formado dentro da University of Michigan. As produções em sua maioria estrearam dentro do ambiente acadêmico em cidades como Ann Arbor, Chicago e Los Angeles, e todas elas tem em comum o humor exacerbado, a sátira com aquelas pitadas que só um bom coração e mente de fã consegue dar.


Famosos por produções como “Twisted”, um reconto da história de Aladdin sobre o ponto de vista do vilão Jafar, numa clara referência ao enredo de Wicked, e “Firebringer”, uma odisseia musical passada na pré-história (a do meme "I don’t really wanna do the work today"), certamente a produção mais famosa do grupo foi a sua primeira: A Very Potter Musical.


Com muito bom humor, a história da saga inteira (isso mesmo, os 7 livros) é contada em 2 horas e meia. Com composições originais, o musical traz um tom satírico para a saga do menino que descobre aos 11 anos que é um bruxo. Vivendo o papel que consagrou Daniel Radcliffe no cinema, está Darren Criss (o Blaine do seriado Glee, muito antes da fama mundial), que além de protagonizar a produção é um dos fundadores da companhia e compositor das músicas, ao lado de AJ Holmes.


O musical estreou em abril de 2009 e logo foi um sucesso! O desafio de contar toda a detalhada história em um musical rendeu notoriedade nacional para a companhia, o que impulsionou novas produções nos anos seguintes.


Mas, como Potterhead sempre quer mais, não demorou muito para que saísse uma continuação do musical. A Very Potter Sequel estreou no ano seguinte e também foi um sucesso. Enquanto o primeiro musical propõe uma mescla dos 7 livros, sobretudo com foco em “A Pedra Filosofal”; “O Cálice de Fogo” e “As Relíquias da Morte”; a continuação propõe Lucius Malfoy como o vilão principal, que tenta retornar no tempo para impedir que Harry seja uma ameaça real para Lord Voldemort, o foco dessa vez são os livros “O Prisioneiro de Azkaban” e “A Ordem da Fênix”, além de “A Pedra Filosofal”.


A história terminou enfim como uma trilogia. A Very Potter Senior Year foi apresentado em 2012, como uma leitura de roteiro e performance dos números musicais durante a LeakyCon, uma das maiores conferências de fãs de Harry Potter do mundo. Apesar de mais singela do que as produções antecessoras, o desfecho não foi menos genial: tomando por base principalmente os livros “A Câmara Secreta” e “O Enigma do Príncipe”, o musical contava com Darren Criss (agora já conhecido do público pelo seu papel na série Glee) e ninguém menos do que Evanna Lynch, interpretando a excêntrica Luna Lovegood, sua personagem nos filmes originais da saga.


E sabe qual é o melhor de tudo isso? É que toda a trilogia musical de A Very Potter Musical está disponível na íntegra no YouTube! Esse sempre foi um diferencial da companhia. Seus musicais sempre estiveram disponíveis no YouTube, na íntegra, e com filmagens de boa qualidade para que os apaixonados por teatro musical (e também Harry Potter, super heróis da DC, Star Wars, Disney e etc) pudessem ter acesso ao material. A título de curiosidade: Quando A Very Potter Sequel foi disponibilizado no YouTube, o vídeo já contabilizava mais de 160.000 visualizações, sendo o vídeo do canal da StarKid o mais visto no dia. Já o primeiro musical, ganhou destaque na Entertainement Weekly como um dos vídeos virais do ano.


Então já sabe né, pegue seus feijõezinhos de todo sabor, separe um sapo de chocolate para espantar os dementadores da COVID-19 e vem ser transportado para esse mundo musicalmente mágico!


Clique AQUI para assistir A Very Potter Musical Clique AQUI para assistir A Very Potter Sequel Clique AQUI para assistir A Very Potter Senior Year


Feliz Volta as Aulas Potterheads!

Backstage Musical © 2017 - Todos os direitos reservados.