top of page
LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

Entrevista: Lurryan Nascimento e Pedro Arrais falam sobre a série infantil 'A Casa Espacial'


Idealizada e produzida por Lurryan Nascimento e Pedro Arrais, a série "A Casa Espacial" já conquistou o coração de crianças e adultos desde sua estreia. Com uma proposta de entreter e promover assuntos importantes para adultos e crianças conversarem em casa, a primeira temporada conta com 10 episódios, que vão ao ar semanalmente no YouTube.

Conversamos com a dupla responsável pela criação do projeto e você confere agora todos dos detalhes em nossa entrevista:

1. Como surgiu a ideia do projeto "A Casa Espacial" e porque escolheram o público infanto-juvenil como público alvo?

Depois de fazer um projeto de contação de histórias para escolas públicas de Florianópolis, em 2019, resolvemos repetir a ideia em 2020, com a pandemia tivemos que adiar os planos. Gravamos a contação para um edital que não fomos contemplados, mas como gostamos do resultado, resolvemos desenvolver melhor a ideia e criamos A Casa Espacial.Passamos 3 meses criando o roteiro, cenário e personagens, tudo aproveitando materiais e objetos que tínhamos em nossa volta, afinal não queríamos sair de casa em tempos de pandemia.


O texto foi escrito pelo Lurryan, pensando sempre em assuntos importantes para adultos e crianças discutirem em casa. A trilha sonora ficou por conta de Pedro Arrais, que mergulhou nos anos 90 para dar o clima de nostalgia para o canal. Ele também é o responsável pela direção. Todas as tarefas foram divididas pelos dois atores, que receberam apoio de outros profissionais para alguns acabamentos. Por exemplo, Tony Lucchesi fez o arranjo da música de abertura e também faz a direção musical e composição junto com o Pedro Arrais. Patrick Amstalden fez os efeitos especiais, tornando possível fazer a casa voar no espaço e a atriz Analu Pimenta que deu voz a música de abertura e para a personagem Analuz.

2. Entre os personagens podemos encontrar atores, fantoches e até mesmo animações. Como foi o processo de criação de todos eles e de onde veio a inspiração?

Colocamos a mão na massa, e tudo que é visto nos episódios foi criado por nós, desenvolvemos o quarto e as máquinas do Peralta com resto de matérias de obras que encontramos guardadas no sótão. Os personagens foram feitos com resto de matérias e objetos como: meia, caneca, brinquedos e tudo que íamos encontrando em casa, por exemplo, o personagem Fonsão foi criado a partir de uma galão de água e o primo do Lurryan de 9 anos (Souzinha, que também participa como ator do programa como Plínio) aplicou peças de lego e colocou em prática as aulas de robótica para fazer o Robô piscar os olhos e a boca.

3. Nos dois primeiros episódios já podemos notar que temas importantes serão abordados com delicadeza e respeito. Como tem sido a criação dos roteiros?

Acreditamos que as crianças precisam debater com os adultos temas importantes que ajudarão na formação delas. Além dos temas propostos em cada missão, existem outros temas que aparecem no pano de fundo dos episódios, normalizando assuntos como pais que cuidam dos filhos, homens que costuram, mulheres empoderadas, consumo consciente, entre outros. É um programa infantil indicado para crianças e adultos em desconstrução.

4. Podemos esperar um episódio musical?

Não vamos das spoiler, mas vai ter a segunda temporada… :)


5. Vocês pretendem continuar o projeto, mesmo depois do período de quarentena?

Sim. Estamos recebendo muitas críticas positivas sobre a primeira temporada. O Tiago Abravanel se juntará ao nosso projeto na próxima temporada, ele está chegando para somar e trazendo mais ideias incrivelmente malucas para nossa casa.


6. Agora que os primeiros episódios já estão no ar, como foi para vocês ver a repercussão entre o público?

Desde o lançamento dos teasers recebemos as melhores respostas possíveis, mensagens de amigos e colegas que admiramos no meio artístico, além dos vários vídeos de crianças reproduzindo cenas e textos dos personagens. Estamos felizes com tudo o que está acontecendo com a nossa casa.

7. O que podemos esperar dos episódios que vem por aí ao longo da temporada?

Os episódios vão ao ar semanalmente as 14h, na segunda-feira publicamos o vídeo com spoiler do próximo episódio e na quarta, publicamos o episódio completo. Na sexta fazemos uma edição especial, com apenas a contação da história, isso facilita para crianças menores e para professores que queiram trabalhar os temas com os alunos nesses tempos de aulas online.

A primeira temporada tem 10 episódios. Até o fim desta primeira temporada vamos abordar temas como adoção, importância da arte na sociedade, empoderamento feminino, entre outros.

Já estamos preparando a segunda temporada com muitas novidades, um novo cenário, novos personagens e novas missões. Mas é claro que todos os personagens da primeira voltam na próxima temporada.


CONHEÇA OS PERSONAGENS:


Peralta: Agente espacial e inventor responsável por resolver missões de maneira criativa. Na primeira temporada ele tem a missão de contar uma história diferente a cada episódio, sempre utilizando objetos que encontra em casa. Responsável por inventar A Casa Espacial, a Máquina de Transmissão, a Máquina Interplanetária e alguns dos moradores da casa.

Guica: É a invenção nº000606 do Peralta, feito com meias e um casaco quentinho, que tem muitas histórias para contar. Já viajou por vários planetas e ama arte e cultura. Ele é responsável por apresentar artistas importantes da história.

Zap: Invenção nº 0002212 do Peralta, feito com uma caneca, potinho de sobremesa e partes de brinquedos. Mensageiro responsável por trazer as notícias para casa e não deixar o Peralta se atrasar para as missões que recebe da Agente Bia. Além destas responsabilidades, sempre tem uma frase criativa de diversos autores para nos mostrar.

Agente Bia: Diretamente da Agência do Comando Estelar, a Agente Bia é a responsável por enviar todas as missões para o Agente Peralta. Cada dia um desafio diferente.

Agente Plínio: O Agente Plínio é uma inteligência virtual cheio de personalidade. Sempre atualizando os sistemas da casa com muita simpatia, ele também está disposto a ajudar o Peralta em qualquer desafio, como por exemplo, catalogar todos os planetas inscritos que irão para o planetário do Peralta.

Fonsão: A invenção nº000403 do Peralta é o Robô Fonsão. Dentre todos os seus dons, a culinária é o que mais se destaca. Além de fazer as maiores delícias da galáxia, ele ensina pratos fáceis e deliciosos, que todo mundo consegue fazer em casa.

Analuz: Ela não está dentro da casa, mas está sempre por perto. Se você̂ gosta de animação e muita música é só seguir essa estrela. Você conhece todos os ritmos musicais? Analuz vai te ensinar a reconhecê-los. Do samba ao rock, a animação está garantida.

Bobby e Billy: Essas meias não nasceram uma para a outra, mas respeitam suas diferenças e assim formam um par perfeito. Vivem na gaveta de meias da sorte do peralta. Prontos para comentar com muito humor tudo o que acontece nesta casa.

Não deixe de se inscrever no Canal do YouTube para acompanhar os episódios e siga A Casa Espacial também no Instagram e no Facebook!

bottom of page