top of page
LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

Barca dos Corações Partidos promove festival online e estreia novo espetáculo virtualmente


Formada por Adrén Alves, Alfredo Del-Penho, Beto Lemos, Fábio Enriquez, Eduardo Rios, Renato Luciano e Ricca Barros, a Barca dos Corações Partidos se notabilizou nos últimos anos pela bem-sucedida fusão entre teatro e música em premiados espetáculos marcados por referências a ícones da cultura brasileira.

Durante cinco anos, a companhia rodou o Brasil com sua montagem inicial, ‘Gonzagão - A Lenda’ (2012), um tributo a Luiz Gonzaga. Após encarar a dramaturgia e o cancioneiro de Chico Buarque em ‘Ópera do Malandro’ (2014), a Barca experimentou a consagração de seu repertório autoral no fenômeno ‘Auê’. Em 2017, o grupo celebrou os 90 anos de Ariano Suassuna com ‘Suassuna - O Auto do Reino do Sol’, texto inédito de Bráulio Tavares, direção de Luiz Carlos Vasconcellos e músicas inéditas compostas pelo grupo em parceria com Chico César. O musical rendeu dezenas de troféus nas mais importantes premiações do País. No ano passado, a companhia passou nove meses com a diretora Bia Lessa em um processo criativo baseado em ‘Macunaíma’, clássico modernista de Mario de Andrade.

Em 2020, a companhia ajustava os últimos detalhes para a estreia de ‘Jacksons do Pandeiro’, seu mais novo espetáculo, mas, com o fechamento de teatros e o isolamento da população, por conta da pandemia de COVID19, a estreia – que seria no início de abril – foi adiada e o grupo trocou a agitada rotina dos ensaios pelo confinamento. Para continuar a trabalhar, a Barca se adaptou às novas condições e criou uma série de ações para o ambiente virtual.

A primeira delas foi o lançamento do clipe de ‘Ali’, canção que faz parte do sucesso ‘Auê’ composta por Renato Luciano, já no ar no canal do YouTube da Barca. O mesmo canal vai receber, a partir da próxima sexta-feira (19/06) o Festival @Barca em que a companhia vai rever toda a sua trajetória em lives musicais, conversas, aulas e vídeos inéditos.

Além disso, ‘Jacksons do Pandeiro’ fará a sua estreia no ambiente virtual no segundo semestre de 2020, em formato a ser anunciado em breve. Todos os projetos são idealizados pela produtora Andréa Alves, em parceria com a Barca dos Corações Partidos e produzidos pela Sarau Agência, que realiza todos os espetáculos do grupo desde a sua criação, em 2012.

Sobre o Festival @Barca

Com exibição no canal da Barca dos Corações Partidos no YouTube e transmissão simultânea nos perfis da Barca no Instagram e Facebook, o Festival virtual @Barca, criado durante a pandemia de covid-19, vai apresentar nos próximos dois finais de semana uma série de vídeos inéditos sobre a trajetória da companhia e lives com conversas e o repertório dos espetáculos do grupo.

A programação ficou dividida em quatro formatos temáticos: Barca.doc (memória, vídeos de acervo, making of e trechos das montagens), Embarque na Canção (vídeo-aula para ensinar a tocar alguma canção do repertório da Barca), Em Companhia (live de bate-papo com convidados especiais sobre os espetáculos do grupo) e Balança a Rede (live musical). Durante toda a programação, o evento vai arrecadar doações para a campanha da APTR – APTR Ao Lado do Trabalhador do Teatro.

Confira a programação da primeira semana, de 19 a 28 de junho:

19 de junho, sexta-feira / Suassuna – O Auto do Reino do Sol

Uma celebração ao aniversário de Ariano Suassuna e os três anos da estreia de ‘Suassuna - O Auto do Reino do Sol’

14h: Barca.doc > 'A Barca e o Repente no Auto do Reino do Sol’. Criação e edição: Pedro Aune.

‘A Barca e o Repente no Auto do Reino do Sol’ foi um vídeo produzido por Pedro Aune enquanto cursava o projeto de mestrado na UNIRIO. O filme, com duração de 15 minutos, é um olhar para o trabalho e convívio dos artistas da Barca dos Corações Partidos, com ênfase nos repentes improvisados do espetáculo ‘Suassuna - O Auto do Reino do Sol’. Pedro é um dos artistas convidados que integra o elenco do espetáculo.

16h: Embarque na canção > Vídeo-aula com Alfredo Del-Penho ensinando a tocar a canção ‘Salto no Abismo’, de Bráulio Tavares e Alfredo Del-Penho.

20 de junho, sábado / Suassuna – O Auto do Reino do Sol

Uma celebração ao aniversário de Ariano Suassuna e os três anos da estreia de ‘Suassuna - O Auto do Reino do Sol’

17h: Em Companhia > Live com bate-papo mediado por Luiz Carlos Vasconcelos. Com Alfredo Del-Penho, Bráulio Tavares, Inez Viana, Antônio Nóbrega e Ester Suassuna Simões (neta de Ariano Suassuna).

Entre as duas lives do dia > Playlist da Barca > Seleção de músicas organizada por Fábio Enriquez

20h: Balança a Rede > Live musical com os integrantes da Barca dos Corações Partidos e o repertório musical de ‘Suassuna - O Auto do Reino do Sol’. Convidados: Chico César e Rebeca Jamir.

21 de junho, domingo / Auê

14h: Barca.doc > Vídeo com trechos do espetáculo ‘Auê’.

16h: Embarque na Canção > Vídeo-aula com Renato Luciano ensinando a tocar a canção ‘Ali’.

17h: Em Companhia > Live com bate-papo mediado por Elisa Lucinda e Julio Adrião. Com a Barca dos Corações Partidos, Duda Maia e Andrea Alves

Entre as 2 lives do dia > Playlist da Barca > Seleção de músicas organizada por Fábio Enriquez

20h: Balança a Rede > Live musical com a Barca dos Corações Partidos com o repertório de ‘Auê’. Convidados: Vidal Assis e Rick de La Torre.

Festival @Barca

Idealização: Andrea Alves

Produção e execução: Sarau Agência (Leila Maria Moreno, Rafael Lydio e Raphael Baêta) e Barca dos Corações Partidos (Adrén Alves, Alfredo Del-Penho, Beto Lemos, Eduardo Rios, Fábio Enriquez, Renato Luciano e Ricca Barros)

Design Gráfico e edição de vídeos : Daniel Barboza

Midias Sociais e edição de vídeos: Flávia Garcia

Transmissão ao vivo: Raphael Baêta

Assessoria de Comunicação: Factoria

bottom of page