top of page
LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

#QuarEntretendo com Luiz Mota


Em mais um dia vivendo na quarentena, nesse novo mundo da pandemia, o Backstage Musical tenta contribuir para que seus dias sejam mais produtivos e divertidos, e para isso, pedimos ajuda para alguns profissionais que a gente ama, para darem boas ideias para vocês!

O #QuarEntretendo de hoje traz ótimas dicas de como tirar fotos e gravar vídeos com qualidade, sem sair de casa!

Pra você que quer gravar vídeos, fazer lives ou tirar fotos com qualidade mas não sabe muito como melhorar a iluminação ou não tem um super equipamento. E para isso, chamamos o fotógrafo Luiz Mota que entende do assunto: Luz, Câmera, Som e Ação!

Luiz Otávio Mota é ator, produtor, fotógrafo e filmmaker, além de ator e cantor de teatro Musical. Luiz também formado em Direito com uma carreira em Departamentos Comerciais de multinacionais. Sempre teve uma grande paixão por fotografia e por Teatro, em especial Teatro Musical e juntando essas paixões transformou isso em uma fonte de renda, se especializando em fotografia de peças e materiais para atores e também tem um canal sobre teatro musical no Youtube.

Anota aí que as dicas são boas:

ILUMINAÇÃO É TUDO

Não precisa muita coisa não, uma luminária com uma lâmpada forte e bem colocada já ajuda!

Se for comprar, ajuda sendo uma lâmpada entre 100 e 150W com a temperatura de cor de 5500K (que é a mais próxima de “luz natural”). Se conseguir virar a luz para uma parede para que ela reflita em você e não seja direta, é sucesso!

Senão, estender um lençol branco na frente ajuda a deixar a iluminação mais difusa. Se tiver uma segunda luminária ilumine atrás de você que ajuda a dar contorno que no vídeo fica muito legal. Evite Luz de teto e luz de baixo pra cima que deixam o rosto com sombras que não valorizam ninguém!

CENÁRIO

Não custa cuidar um pouco do que vai aparecer no fundo do seu vídeo né?

Lembre que menos é sempre mais! Um cenário legal compõe, porém, muita informação distrai e pode desviar a atenção que deve estar em você. Mas o outro lado da moeda também é verdade, cenários muito vazios podem ser sem graça e você perde uma fácil oportunidade de deixar a sua live mais interessante. Se você tiver luzes coloridas pode usar para compor o cenário mas tome cuidado para não deixar seu rosto estranho.

POSIÇÃO DA CÂMERA

Você nunca achou estranho uma papada muito maior que o normal ou um nariz esquisito quando você se vê no vídeo? Isso tem totalmente a ver com a lente da câmera e o posicionamento. Sempre deixe a câmera na linha do nariz a menos que você queira algum efeito diferenciado mas, para não errar, câmera na linha reta com o seu rosto na cultura do nariz ou um pouco acima. Como estamos falando muitas vezes de câmeras de celular a câmera padrão tende a deixar as feições mais naturais (evite as grande angulares para filmar pessoas pois vão distorcer) se você tem uma câmera deixe o mais próximo possível de 50mm.

ÁUDIO

Os microfones de câmeras ou celulares são de qualidade inferior e também tem o objetivo de captar o máximo do ambiente possível o que gera uma qualidade de áudio pior. Um microfone externo, por mais baratinho que seja, colocado próximo ao ponto de captação melhora muito a qualidade do seu vídeo.

ROTEIRO

Saiba o que vai falar e escreva seu discurso.

Em vídeo, ao contrário de pessoalmente, todos os “é…”, “hum…” etc. ficam muito aparentes e registrados então quanto mais ensaiado e aparentemente natural fique sua fala melhor!

Saiba com quem você quer falar, isso vai influenciar muito no como você vai falar.

DICA EXTRA DE OURO - CUIDADO COM O SEU OLHAR!!!

Fica muito aparente na Câmera para onde você está olhando e nada pior do que olhar perdido.

Se você vai falar com o público olhe para câmera, se não olhe para outro lugar mas pense para onde vai olhar e fique lá, olhar perdido perde a atenção do público rapidinho! Dicas valiosas que com certeza vão te ajudar a colocar conteúdo de qualidade na internet! E aí, gostaram?

bottom of page