top of page
LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

#ENTREVISTA Tomaz Quaresma


No mês passado aconteceu em São Paulo, no Espaço Cia da Revista, a primeira edição do show "Além dos 16 Compassos". Convidados por Tomas Quaresma, que também se apresentou, rostinhos (e vozes) conhecidos no meio do teatro musical cantaram acompanhados do pianista Rodolfo Schwenger. Giulia Nadruz, Laura Lobo, Diego Martins e Renan Cavolik cantaram "músicas de audições". O Backstage Musical bateu uma papo com Tomaz para saber mais sobre o show, confiram:

BM: de onde surgiu a ideia de criar esse show? TQ: Eu já assisti shows assim em Nova York e sempre vejo os artistas da Broadway fazendo shows do tipo. É quase uma tradição lá. Existem muitos vídeos na internet de shows pequenos, sempre em bares, pubs ou restaurantes. O que dá um clima descontraído que é gostoso de variar um pouco do ambiente de um teatro. E é muito divertido, pois surgem novas oportunidades de assistir diferentes performances de atores e atrizes que você admira. Eu sempre pensei "como não existem espetáculos assim no Brasil?".


BM: o que de especial cada show traz? TQ: O mais interessante é que vemos as pessoas por um ano num mesmo papel, cantando as mesmas músicas, isso é uma rotina para o elenco e platéia. A oportunidade de fazer algo novo, nem que seja uma vez, é revigorante para todos. Dá um frescor para a relação do artista com sua arte. Outra coisa muito interessante que só um show assim trás é a proximidade da plateia com o palco. Estamos acostumados a fazer musicais em teatros enormes, onde as vezes a plateia precisa de binóculo para enxergar o palco. Nesse formato que seguimos, quem assiste acompanha a interpretação do ator de perto, ouve a voz real, e isso é mágico pra quem gosta de teatro musical. Eu por exemplo nunca tive a oportunidade de ver o rosto da plateia chorando enquanto eu cantava. Foi muito lindo trocar tão de perto com as pessoas na hora, ao contrário de ver apenas uma multidão no escuro.


BM: de onde vem as ideias dos temas? Você sempre quis ver esses temas em um palco? TQ: Sempre! Os temas são escolhidos com uma prioridade: ser divertido! Hahahaha... O importante é os atores se divertirem em cena e a plateia mais ainda assistindo. Seja rindo ou se emocionando. Mas outro ponto importante é sair do óbvio. Sempre buscamos fazer opções que fujam do que vemos normalmente. Novidade é sempre inspirador! E permitir que o elenco do dia faça coisas que nunca faria num grande espetáculo é incrível. O elenco sempre realiza sonhos impossíveis, é uma delícia de acompanhar.

Spoiler: eu vou realizar meu sonho de ser Eponine por um dia.


BM: como são escolhidos os convidados?

TQ: Eu sou muito exigente e crítico com vozes, pois existem muitas características para torná-la interessante. Além de afinação ou potência, o timbre é importante, mas no teatro musical ainda precisamos que o som tenha alma. Um cantor que não interpreta o que conta, é apenas um relógio cuco que emite sons na hora que deve. Mas, ao mesmo tempo, sou um grande admirador do trabalho dos colegas de profissão, então na hora de escolher o elenco eu me divirto, pois quem escolhe não é o produtor e diretor, mas o fã que existe dentro de mim. Hahaha... Sempre busco ter comigo vozes que eu admiro e, não é por nada não, eu tenho conseguido juntar pessoas assustadoramente talentosas. Até eu fico surpreso.


BM: o que podemos esperar dos próximos shows? TQ: Novas vozes, temas incríveis, e interpretações arrebatadoras, fora do óbvio! Vem muita coisa boa por aí, eu fico todo animado imaginando os próximos elencos cantando coisas do tema. Vocês nem imaginam o que teremos logo mais. Sigam as nossas redes pra saber primeiro. Vai valer a pena. Hahaha...


A próxima edição já tem data marcada: dia 04 de julho, ás 20h30, no Espaço Cia da Revista. Os convidados serão Letícia Soares (A Pequena Sereia), Diego Martins (Peter Pan), Laura Lobo (Lés Miserables), Thiago Lemmos (Romeu e Julieta) Vânia Canto (A Noviça Rebelde), Oscar Fabião (Musical Popular Brasileiro) e Andreza Meddeiros (A Pequena Sereia).


Alameda Nothmann 1135 - Santa Cecilia, São Paulo - SP Ingressos antecipados R$25,00 no: https://www.sympla.com.br/ *R$40,00 na bilheteria do teatro na hora do show.

bottom of page