top of page
LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

21 Curiosidades sobre Les Misérables


Sucesso de público, em cartaz no Teatro Renault, em São Paulo, o musical ‘Les Misérables’ é cercado de segredos e curiosidades que deixam a produção ainda mais interessante. Confira algumas delas:


1 - "Les Misérables" é o quinto musical há ficar mais tempo em cartaz na história da Broadway. Ele foi exibido ininterruptamente durante 16 anos e teve duas montagens de reapresentações, nos anos de 2006 e 2014. À sua frente, estão “O Fantasma da Ópera” (29 anos), “Chicago” (21 anos), “O Rei Leão” (20 anos) e “Cats” (19 anos).

2 - Ao todo, 31 perucas, 392 figurinos completos e com cerca de 1782 itens de vestuário, são utilizados em uma única apresentação. 3 - Ao sair de cena, a atriz Laura Lobo precisa lavar três vezes o cabelo para retirar o pó que o deixa com aspecto ressecado.

4 - O musical completou 32 anos de existência desde que estreou no ano de 1980 em Paris.

5 - É o musical há mais tempo em cartaz em Londres: Em 30 anos, já aconteceram mais de 12.000 perfomances.

6 - Apesar de ter sido conhecido do grande público por conta de suas montagens em Londres e na Broadway, o musical foi originalmente composto em Francês, sendo assim, a primeira tradução do musical foi para o inglês.

7 - Sucesso mundial, ‘Les Mis’ já foi traduzido do inglês para 22 idiomas diferentes, entre eles japonês, espanhol, húngaro.

8 - Já foram realizadas mais de 51 mil apresentações profissionais do espetáculo pelo mundo.

9 - ‘Les Misérables’ é baseado no filme de mesmo nome do escritor francês Victor Hugo, que também serviu de base para mais de 6 adaptações para o cinema, além de telenovelas e minissérie. A versão Musical foi a que inspirou o longa-metragem de 2012, vencedor de três Oscars, entre eles, o de Melhor Atriz Coadjuvante para Anne Hathway (Fantine).

10 - Ao gravar as cenas do filme com o elenco cantando ao vivo no set, o filme de 2012 fez escola entre as produções de filmes musicais: a prática que foi replicada em produções recentes como “La La Land” e “A Bela e a Fera”.

11 - A nova montagem conta com projeções compondo o seu cenário que foram feitas a partir dos quadros pintados a mão por Victor Hugo e que ilustram algumas edições especiais do livro.

12 - A logo do musical, o rosto da pequena Cosette, também foi retirada de uma das ilustrações do livro, dessa vez feita por Émile Bayard. A 1ª cena em que essa personagem aparece com uma vassoura é uma recriação dessa pintura.

13 - Mais de 70 milhões de pessoas já assistiram a produção ao redor do mundo.

14 - Para cada apresentação, há cerca de 101 pessoas envolvidas, incluindo elenco, produção e equipe técnica.

15 - A versão atualmente em cartaz em São Paulo é baseada numa montagem londrina de 2010, feita em homenagem aos 25 anos do musical.

16 – Ao longo de seu tempo em cartaz em diversos países, ‘Les Misérables’ colecionou 125 premiações teatrais, incluindo oito prêmios Tony.

17 – A emblemática canção ‘I Dreamed a Dream’ já foi gravada por grandes nomes como Aretha Franklin, Neil Diamond, Michael Crawford, Elaine Paige e por Susan Boyle, que comoveu o público em sua audição para o talent show Britain’s Got Talent.

18 - Esta é a segunda vez que a peça é montada em São Paulo. A primeira aconteceu em 2001, no mesmo teatro.

19 - A edição anterior marcou a reinauguração do Teatro Renault em São Paulo (então chamado Teatro Abril), após um incêndio que o manteve fechado por 32 anos.

20 – Três atores do elenco da montagem de 2001 integram o elenco da atual montagem de ‘Les Miserábles’: Laura Lobo (Eponine) foi pequena Cosette; Andrezza Massei (Mme Thenardier) foi ensemble/Factory Girl e Ivan Parente (Thenardier) foi ensemble/Bispo.

21. Como parte do processo de preparação de cênica, o elenco de ‘Les Misérables’ fez laboratório de combate em um jogo de paint ball.

Se junte a barricada com esse musical que conquistou o público do mundo todo!

SERVIÇO: Teatro Renault (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista) Quintas e Sextas-feiras às 21h, Sábado às 16h e 21h e Domingo às 15h e 20h. Vendas online pelo site Tickets for Fun.


bottom of page