top of page
LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

FRIENDS, The Musical: O que esperar do musical da série


A notícia divulgada pelo Huffington Post na última quarta-feira,12 de Abril, deixou os fãs de F.R.I.E.N.D.S. muito animados: Um musical no circuito Off-Broadway dedicado ao seriado! A série criada por David Crane e Marta Kaufmann é uma das sitcoms mais bem sucedidas da história, teve seu primeiro episódio em 22 de Setembro 1994 e exibiu o episódio final em 6 de Maio 2004, mas até hoje a série é exibida no mundo inteiro. Desde então os fãs do sexteto anseiam uma continuação da série: Já foram divulgadas notícias sobre filmes, episódios especiais de Thanksgiving e tantas outras que foram desmentidas quase no mesmo momento em que foram publicadas. Para os fãs, ficava cada vez mais distante a possibilidade de algo novo envolvendo a série.

Treze anos depois parece que finalmente F.R.I.E.N.D.S. ganhará uma continuação... ou quase isso, uma vez que “F.R.I.E.N.D.S. – The Musical” não se trata de um adendo na história, mas sim um apanhado dos momentos que marcaram a série. O projeto é chefiado pela dupla Bob e Tobly McSmith, que também foi responsável por “90210 – The Musical” (Barrados no Baile); “Kardashians – The Musical” e “Bayside! – The Musical”. O Triad Theatre será o local aonde Rachel, Ross, Chandler, Joey, Monica e Phoebe irão se reunir a partir do Outono americano de 2017 (Outubro/Novembro). E sim, a notícia é mais do que oficial: Os ingressos já estarão a venda a partir de junho!

E é claro, que nós, do Backstage Musical, que somos entusiastas do Teatro Musical e fãs da série, já imaginamos como seria o musical, as cenas imperdíveis e tudo mais para garantir uma Comédia Musical que fará a plateia extravasar na risada.

Pra começa, o que seria de um musical de F.R.I.E.N.D.S. sem o resgate dos Famosos Bordões que a série consagrou ao longo das 10 temporadas? Com certeza na sua cabeça já vieram algumas desses bordões como, por exemplo, “How You Doing”, a cantada mestre de Joey. A equipe criativa já declarou que uma das músicas do espetáculo será “How You Doing Ladies” e “We Were On A Break”, remetendo ao crítico momento do término de namoro de Ross e Rachel. Nostalgia na certa!


Os bordões não devem ficar de fora e nem mesmo as Canções da Phoebe. Com letras nem um pouco convencionais, músicas como “Ode ao Pêlo Pubiano” e “Su-Sucídio” embalaram as rodadas de café no Central Perk. Isso sem falar no hino da série “Smelly Cat” que já ganhou versões acústica, remixada, clip produzido e até mesmo versão para comercial de comida de gato: Já até dá pra imaginar Phoebe cantando a música do incompreendido gato fedorento com o coro saindo das latas de lixeira! São tantas canções que o mais indicado seria um Medley para que nenhum das pérolas musicais de Phoebe fique de fora.

P.S.: Ficaremos muito gratos se Ross não tocar a música dele, afinal ninguém mercê ouvir “The Sound” ao vivo.


E já que estamos falando do talento de Phoebe, o lado artístico de Joey não pode ficar de fora: Ao longo da série, a personagem de Matt Le Blanc batalhou e suou muito a camisa em sua busca pelo estrelato. As intermináveis audições eram motivos de muita risada e com certeza precisamos ver a dancinha de Joey, isso sem falar numa aparição especial de Dr. Drake Ramoray, o neurocirurgião mais famoso de toda Salem.

E falando nas audições de Joey, vale lembrar que F.R.I.E.N.D.S. é marcada por muitas referências aos Musicais, afinal a série se passa em Nova Iorque. Já sabemos que Chandler tem duas cópias de ‘Annie’, que Ross sabe dançar a coreografia de ‘Chicago’, Phoeba já cantou “My Favorite Things” de 'A Noviça Rebelde' pra Rachel e até mesmo Monica já audicionou para ‘Cats’ cantando “Memory”, agora que a série finalmente encontrou seu lugar na Broadway, nada mais justo do que um tributo ao Teatro Musical.


Sim, nós amamos o sexteto, mas a série foi marcada por outras tantas personagens memoráveis e com certeza seriam muito bem vindos nesse musical. Entre as canções reveladas temos “Oh. My. God. It’s Janice!” e “Hey Ugly Naked Guy Who Lives Across the Street!” o que indica que a estridente ex-namorada de Chandler e o feioso peladão pelo menos serão mencionados no musical. Gunther também poderia aparecer com o seu cabelo mais brilhante que o sol, além do arqui-rival de Chandler, Richard o ex-namorado de Monica. Outras personagens que podem aparecer são Estelle, a agente de Joey; Joanna, a chefe de Rachel; o zelador Mr Trigger; o vizinho rabugento Mr. Heckles; Ursula, imã gêmea de Phoebe; Carol e Susan; a primeira esposa de Ross e sua amante; além de Emily, que com certeza ganhará o título da vilã mais malvada do Teatro Musical.


E já que estamos falando de personagens, uma personagem que renderia uma cena incrível seria o Pai de Chandler. Charles Bing, mais conhecido com Helena Handbasket é uma Drag Queen que comanda, em Las Vegas, o show Viva Las Gaygas que poderia ser um número no maior estilo ‘Priscilla, A Rainha do Deserto’ e um ótimo pretexto para falar das aventuras do grupo de amigos em Las Vegas, onde Chandler e Monica quase noivaram e Ross e Rachel se casaram bêbados.


Além de personagens secundários, outra coisa que podemos esperar do musical são participações especiais do elenco original. Logicamente, que os protagonistas serão interpretados por outro elenco uma vez que Jennifer Aniston, Courtney Cox, Lisa Kudrow, Matt Le Blanc, Mathew Perry e David Schwimmer já estão velhos para reprisarem seus papeis, mas nem por isso eles foram descartados da produção. No artigo do Huffington Post, a equipe criativa já revelou que em algumas performances específicas alguém do elenco original estará no palco. Detalhes sobre como serão essas sessões ainda não foram revelados, mas com certeza, serão apresentações memoráveis.



F.R.I.E.N.D.S. também foi marcado pelos episódios de flashback em que mostravam as personagens nos tempos de colégio e faculdade, sendo assim, no musical não pode faltar um momento de flashback, o que tem grandes chances de acontecer uma vez que uma das canções reveladas será “The Ballad of Fat Monica”, o que indica que ao menos veremos Monica em seus dias de obesa e Rachel com nariz sem plástica.


Ao longo de 10 anos de série, o que não faltaram foram momentos emocionantes e que com toda certeza tem de ser recriados no palco. Momentos felizes como o casamento de Monica e Chandler, ou tristes como quando eles descobriram que não poderiam ter filhos. Vitórias profissionais como a de Ross e Rachel; a gravidez de Phoebe; as viagens para Vegas, Londres e Barbados e tantos outros momentos importantes para a série que renderiam lindos solos, baladas emocionantes que relembrariam a plateia da essência de F.R.I.E.N.D.S.: Amizade é sempre ter alguém por nós em todos esses momentos.


E é claro, pra completar tudo isso precisamos de uma ótima ambientação do teatro: As tradicionais “paredinhas” podem ser substituídas por uma réplica do icônico sofá, ao invés de uma bomboniére e bar, podemos ter um café no maior estilo Central Perk e é claro, uma lojinha cheia de produtos: camisas, canecas, chaveiros e tudo mais.



Claro que tudo isso não passa de uma grande brincadeira. São 10 anos de história e 236 episódios para serem resumidos em um espetáculo de pouco mais de duas horas, o que não será uma tarefa fácil pra equipe criativa. Nossos pitacos são apenas uma forma de dizer: “F.R.I.E.N.D.S. – The Musical” we will be there for you!

bottom of page