Marcela Altberg e a resposta para sua audição

6/4/2017

A grande produtora de elenco Marcela Altberg aceitou um convite do Backstage Musical para falar sobre um tema polêmico: Audições. Se você é ator, cantor ou bailarino, certamente já conhece o nome da responsável por encontrar grandes talentos e formar elencos de inesquecíveis musicais brasileiros (E já deve inclusive ter enviado seu material, não é mesmo?). Marcela Atlberg é produtora de elenco desde 1995 e tem em sua história grande musicais como 'A Noviça Rebelde', 'Wicked' e 'Les Misérables' além de diversos filmes, novelas e séries. E agora, vai compartilhar opiniões, esclarecer dúvidas e aconselhar quem quer fazer teatro musical no Brasil, afinal, são muitas as questões que envolvem os estudos, a preparação, a dedicação e a realização dos sonhos!


1 - CANTO, DANÇA OU INTERPRETAÇÃO?

 

 


Questionada sobre o que ela costuma levar mais em conta, Marcela contou ter o canto como o primeiro pré requisito. Afinal de contas é um musical! Mas segundo ela, interpretação e dança são muito importantes também, pois hoje em dia o conjunto é muito levado em conta. “Esses pesos variam um pouco em função do perfil do musical.” - completou.


2 - O QUE CONTA MAIS: CURRÍCULO, PORTFÓLIO OU PERFIL?

 


Os 3 são levados em conta! O currículo e o vídeo são complementares. É muito importante saber o background do candidato, a formação e o ponto de partida de qualquer pessoa que queira trabalhar com arte, e o vídeo, dá uma noção prática daquele pessoa. O ideal é ver os dois, até pra não ser injusto no julgamento. “Me deparo com um pouco de tudo. Gente com pouca experiência, mas que é um talento a ser lapidado; e gente com muita formação, mas que na prática, não rende tanto quanto parecia.”


3 - O QUE É UM BOM MATERIAL?


O bom material é o que vem completo, com todas as informações pedidas e as todas as informações necessárias e pertinentes. “Não me impressiono com currículos gigantescos. Sei perceber, quando estão enchendo linguiça.”

 


4 - SER VISTO x SE QUEIMAR

 
Perguntamos à Marcela se ela achava preferível que um ator que, por exemplo, não dança, não enviasse seu material com medo de se queimar num teste de dança ou enviasse o material e tentasse improvisar no dia da audição. E segundo a produtora, tudo depende do perfil do espetáculo. Em geral o ator precisa cantar. A dança é para os bailarinos. “Se não estivermos procurando um corpo de baile, será levado em consideração a falta de habilidade em dança de um ator/cantor. Mas, eu poderia acrescentar, que se o candidato não está preparado para uma audição, que saiba perceber que aquele não é o seu momento. Se mostrar despreparado, é pior do que não se mostrar.


5 - O ELEMENTO X

 


Qual seria o critério decisivo para chamar um ator para a audição ou desconsidera-lo no primeiro minuto? Marcela prontamente responde: 
Sem dúvida o canto”.


6 - MAS QUE CARGAS D’ÀGUA FAZ O PRODUTOR DE ELENCO?

 

 


Marcela explica o que de fato ela faz, do recebimento do material ao dia da banca: “Meu trabalho começa com a seleção dos candidatos. O primeiro momento é uma conversa com o diretor, para ele estabelecer o briefing do que quer achar. Ai parto para o meu trabalho solitário, de pensamento criativo. Tenho liberdade de apresentar quem eu quiser nas audições. Aí voltamos a estar todos juntos durante as audições; onde existe uma troca muito grande, entre mim e a equipe criativa. Em geral, tenho bastante espaço para opinar, principalmente nos musicais nacionais, e participar ativamente das escolhas. Nos musicais estrangeiros, eles também gostam de ouvir a nossa opinião, uma vez que conhecemos o mercado brasileiro. Porém, nesses as aberturas para modificações do briefing pré definido são menores. Mas, tanto nos nacionais como nos estrangeiros, as decisões finais, são dos diretores.” Entendeu, amiguinho?


7 - CONSAGRAR O JÁ CONHECIDO OU APRESENTAR O NOVO?

 

 
Porque tantas pessoas fazem vários musicais e várias pessoas não passam em tantas audições? Por que não descobrir talentos novos? Por que não deixar com quem sabe fazer? Talvez a opinião de uma grande produtora de elenco te ajude a entender...
Eu gosto de achar o melhor ator para o personagem! Então, uso e abuso das duas opções. O nosso mercado de talentos para musicais, cresceu muito. Existe muita gente boa, hoje em dia! Muita gente que merece uma oportunidade! Por outro lado, acredito no crescimento de todo os atores e não costumo colocá-los em prateleiras. Então, quando minha intuição me diz que um ator, seria bom, pra algo que não se espera dele, arrisco. Nunca deixo de tentar. As vezes dá certo, as vezes não. Mas, gosto sempre de ter gente nova nas produções.


8 - WE DON’T SPEAK AUDIÇÃO

 


Todo mundo já se perguntou sobre quais seriam os cuidados e diferenças de uma audição para um musical estrangeiro, onde a equipe do país de origem está presente no teste, não né? Vem entender com a Marcela: “Cada audição estrangeira, é um audição aonde começo do zero. Eles tem que entender os talentos do país, como funcionamos aqui. E nós também precisamos entender o processo deles: Cada equipe tem um. A questão da língua faz com que fiquemos todos mais atentos para não perder nada. E para mim é atenção redobrada, tenho que apresentar nosso talentos e traduzo, para os atores as indicações da equipe criativa.”


9 - ATORES À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS

 


Mas e o nervosismo? Como fazer? A banca dá um desconto ou vou ser jogado na fogueira se tremer? A pressão é algo presente na vida de um ator de musical. Marcela contou ao Backstage como lida com isso de forma simples: tentando deixar a pessoa o mais à vontade possível. “Super entendo. Consigo entender o potencial, descontando o nervosismo.”


10 - UM CONSELHOZINHO, VAI…

 


Para finalizar, a produtora deixou um conselho que vale por mil aos atores e cantores que leem o Backstage Musical: Estar sempre preparado! Ou seja, não deixar para fazer aulas de canto, dança, ler e estar atualizado. O corpo e a mente do ator são sua ferramenta de trabalho. Elas devem estar sempre prontas para serem usadas. “Se você estiver seguro e preparado, irá se sair bem!


É só se preparar, manter a calma, estudar bastante, enviar o material solicitado pela produção e entender que todos têm a sua hora!

Agora tudo ficou mais fácil!

Please reload