top of page
LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

Da TV Para os Palcos – As Novelas se transformam em Musicais


Não há dúvidas, as tele novelas são um dos principais produtos midiáticos e artísticos do nosso País. As novelas entraram no cotidiano da família brasileira de uma forma tão peculiar que ditam tendências, moda, comportamento, gírias e levanta diversos temas para serem discutidos. Sejam as tradicionais novelas da Rede Globo, as reprises do ‘Vale a Pena Ver de Novo’ e as incontáveis minisséries e repetições de ‘A Usurpadora’, a teledramaturgia realmente caiu no gosto do público e agora está enfim chegando aos principais palcos do país e em forma de musical!


Quando Claudia Raia anunciou em 2014 que faria um Musical trazendo momentos marcantes da sua carreira no Teatro, TV e Cinema; muito se especulou sobre o que veríamos em cena e no ano seguinte, quando ‘Raia 30’ estreou, podemos ver Tancinha (da novela Sassaricando) e Tonhão (do humorístico TV Pirata) arrancando aplausos saudosistas. A atriz comentou em entrevista na época que escolha se deu pelo fato de essas serem personagens mais caricatos que combinavam com a linguagem do Teatro, mas mesmo assim uma série de outras referências a outros trabalhos da atriz permearam o texto da peça. Em 2015 também foi o ano que a Aventura Entretenimento anunciou que transformaria a novela ‘Vamp’ (1991, Antônio Calmon) em musical, chegando até mesmo a abrir audições, mas o projeto foi adiado.

Cláudia Raia revivendo os perosnagens Tonhão, Tancinha e Olívia em 'Raia 30'


Em 2016 foi a vez do grande fenômeno da Record, ‘Os Dez Mandamentos’ ganhar sua versão nos palcos, era enfim, a primeira vez que as novelas da TV brasileira ganhavam uma adaptação no grande circuito de produções em Teatro Musical. O musical ficou em cartaz no Teatro Procópio Ferreira por aproximadamente 4 meses e contou com efeitos especiais e canções inéditas compostas por Wladimir Pinheiro que foi indicado a Premio Bibi Ferreira por tal feito.


Atualmente em cartaz no Teatro FAAP em São Paulo ‘Roque Santeiro, O Musical’, revisita um dos principais sucessos da teledramaturgia brasileira com Jarbas Homem de Mello e Lívia Camargo como Chico Malta e Viúva Porcina, personagens que ficaram famosos na pele de Lima Duarte e Regina Duarte. O personagem título, vivido na novela por José Wilker é interpretado nos palcos por Flavio Tolezani. Já no Teatro Santander, a novelinha Carrossel do SBT ganha sua adaptação musical. Com Rosane Mulholland reprisando o papel de Professora Helena, ‘Carrossel, O Musical’ é uma aposta para atrair o público infantil.


'Os Dez Mandamentos - O Musical' a super produção da Rede Record para os palcos aproveitou o grande hype da novela e do filme.


Nesse ano ‘Vamp – O Musical’ finalmente sairá do papel e já tem sua estreia prevista para 17 de Março no Teatro Riachuelo no Rio de Janeiro. Cláudia Ohana e Ney Latorraca revivem Natasha e Conde Vlad após 26 anos de exibição da novela ao lado de grande elenco. Por fim, ‘O Bem Amado’ ganhará sua versão musical no segundo semestre desse ano em São Paulo com direção de José Possi Neto.


Quando se pensa em novela virando musical, logo nos vem a mente sobre as diferenças em que os dois formatos possuem. As linguagens de atuação para TV e Teatro são bem diferentes. Nas novelas da TV as cenas são ensaiadas, gravadas e por fim editadas, o ator conta com o auxílio de uma equipe de pós-produção e edição para auxiliar com as intenções do personagem. No teatro encenado ao fim, é tudo no momento, os gestos são mais expansivos. Nesse sentido personagens e cenas tem de ser re-imaginados para que o produto final seja respeitoso ao material original, mas também funcional dentro de uma nova linguagem.


Importante lembrar que novelas são conhecidas por terem uma diversidade de personagens secundários e muitas tramas paralelas para além do arco principal desenvolvido pelos protagonistas e seu núcleo cênico. Em média, as novelas ficam no ar sete/oito meses, tempo suficiente para que várias estórias sejam contadas e entrelaçadas dentro de uma temática principal; um musical dura cerca de 2h, ou seja, bem menos tempo para que esse jogo seja criado. Eventualmente na fase de elaboração do roteiro alguns personagens serão parte do ensemble fazendo pontas durante a narrativa; outros condensados em um único personagem mais expressivo; alguns personagens serão até mesmo excluídos. Já as tramas paralelas serão consideravelmente cortadas em detrimento de uma trama central bem contada.


Interessante também pensar na gama de possibilidades em que essa adaptação pode vir a acontecer: A trilha sonora é parte vital das novelas já há um bom tempo, e grande maioria das novelas lança CD’s com os sucessos emplacados no folhetim. Sendo assim, a suposição lógica é que essas músicas entrem na narrativa do musical... ou não. Como alguns personagens e tramas podem ser suprimidas ao se elaborar a adaptação do roteiro da Novela para Peça, naturalmente as canções temas dessas personagens e locações perdem sentido de serem inseridas na narrativa.


Roque Santeiro, O Musical - A trilha sonora é quase 100% composta por músicas inéditas e ainda aproveita sucessos da novela


Para ‘Os Dez Mandamentos – O Musical’ as composições foram inéditas: letras e músicas especialmente compostas para a obra por Wladimir Pinheiro, que recebeu indicação ao Prêmio Bibi Ferreira por esse trabalho. ‘Roque Santeiro – O Musical’ conta com outra dinâmica: A novela foi inspirada numa peça originalmente escrita por Dias Gomes, sendo assim o cantor e compositor Zeca Baleiro musicou as canções contidas no material base da novela, criando assim as músicas do espetáculo e integrou ainda duas canções de Sá e Guarabyra. Já em ‘Carrossel’ Zé Henrique de Paula e Fernanda Maia viram que a melhor saída seria realmente inserir as canções da novelinha, afinal o público infantil tinha grande vínculo com a trilha sonora, embora desejassem fazer um musical com composições inéditas.


'Carrossel, O Musical': Se tem novela para o público infantil, também tem musical para as crianças


Já foi revelado que ‘Vamp’ trará um mix das duas coisas: Composições novas de Tony Lucchesi e Tauã Delmiro vão se unir com músicas emblemáticas da trilha sonora, como “Sympathy for the Devil“ do Rolling Stones e “Noite Preta “, como já mostrado em matéria do programa Vídeo Show. José Possi Neto repetirá a mesma fórmula em ‘O Bem Amado’: canções conhecidas do público + novas composições feitas exclusivamente para a obra.


Outra questão é o elenco: Nem sempre é possível contar com o elenco da TV migrando para os palcos por uma série de motivos. Em ‘Os Dez Mandamentos’ ninguém do elenco da novela integrou o elenco do musical. Júlio Assad, Tiago Machado e Bruna Pazinatto assumiram os papeis de Guilherme Winter, Sérgio Marone e Camila Rodrigues. ‘Carrossel’ tem além Rosane Mulholland, Márcia de Oliveira (a faxineira Graça) revivendo o papel, o que é algo que cria vínculo com o público que já é fã da novela, uma vez que o elenco infantil da TV não poderia voltar aos palcos por já estar bem crescido.


Os ensaios de 'Vamp, O Musical' estão a todo vapor!


O grande trunfo de ‘Vamp’ é ter Claudia Ohana e Ney Latorraca revivendo os personagens tão icônicos, além é claro da direção de Jorge Fernando. Isso é sem dúvida um grande atrativo que chamará o público ao Teatro para conferir o musical. Aliás, um dos grandes pontos positivos de se fazer um musical com base em uma obra já tão conhecida do público geral é a possibilidade de formação de público, ou seja, de atrair pessoas que não tem costume de ir ao teatro para ver algo que já teve um contato anterior por meio da TV e se, as novelas são o grande produto da televisão brasileira, atrair o público ao Teatro por meio dessa estratégia parece ser bem certeiro; se a produção ainda pode contar com o fato de ter os mesmo atores no elenco, aí temos a fórmula do sucesso de bilheteria.

bottom of page