top of page
LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

“O Reino dos Gatos” – Estreia de Musical revela novos talentos do teatro musical mineiro.


No ultimo dia 20 de Abril, a capital mineira foi abrilhantada com a estreia de mais um musical. “O Reino dos Gatos – O Miusical” veio aos palcos do Teatro Santo Agostinho contando de maneira lúdica uma história sobre família e autoconhecimento. A comemoração foi dupla, pois além de um novo espetáculo, Belo Horizonte ganha novos artistas pronto para estrelarem uma série de produções pela cidade, isso porque a produção foi o musical de formatura da 4ª turma do curso profissionalizante em Teatro Musical do CAMA (Centro de Atividades Musicais e Artísticas).


Atuando no cenário artística belo-horizontino há cinco anos, o CAMA tem capacitado diversos jovens atores ao ofício do Teatro Musical. Ao longos dos anos, já foram produzidos como espetáculos de formatura “Quem Não Casa Não Ganha” (inspirado no original da Broadway “Glimpses of the Moon”); “Dois Perdidos Numa Noite Suja” (inspirado em texto original de Plínio Marcos) e o original “A Princesa Frida”. Sob coordenação pedagógica do ator e diretor Fernando Bustamante, a escola é o braço direito da Cyntilante Produções, uma das produtoras que tem se destacado na cidade pela produção de musicais.


Em “O Reino dos Gatos” vemos novos desafios sendo superados assim como a capacidade criativa dos alunos: Baseado na obra de Aoi Hiiragi, o texto e as músicas foram compostas pelos alunos Lucas Kurenai (texto); Jennifer Rios (Música) e Gil Guedes (Arranjos). O musical conta a história de uma menina preguiçosa, Haru (Jéssica Souza) que está sempre entediada com sua rotina. Após salvar um gato de uma roseira, a menina é transportada para um reino mágico onde gatos falam, saltam, mostram suas garras para governar segundo seus princípios. Nessa jornada, Haru é desafiada a buscar dentro de si o segredo da felicidade, se conhecendo e aceitando a si mesma.


Com um figurino moderno e que foge do óbvio, o musical impressiona e tem momentos especiais que caem nas graças da plateia, como a canção tema que fala da chegada da menina ao Reino dos Gatos. Outros destaques ficam para "Primavera" e "Entre": as envolventes canções do espetáculo fixam-se na cabeça do público, que sai cantarolando alguns versos.


Entre os destaques do elenco, podemos citar a dobradinha de Lucas Kurenai e Jennifer Rios, como a dupla de gatos agentes secretos Barão e Momo. O trabalho corporal de Lucas, somado ao bom timing de comédia de Jennifer, garantem sempre boas risadas ao público. Já Gil Guedes, é o fiel lacaio da Rainha Gata, e impressiona com sua potente voz. Sob a direção de Fernando Bustamante e Gabriela de Paula e coreografias de Gustavo Machado, vemos um espetáculo de muito bom gosto, onde os detalhes convergem no propósito de trazer a verdade na movimentação e características dos felinos.

Com uma dramaturgia leve e bem humorada, o musical encanta o público e ainda gerar uma boa reflexão do nosso processo de amadurecimento e identificação pessoal, sem nos deixar ser preso por uma formatação vazia de acordo com os padrões vigentes. Ainda sem agenda definida, o musical promete ainda conquistar novas plateias de todos os tipos e miados.




bottom of page