top of page
LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

A Nova Geração do Teatro Musical Brasileiro

A chamada “nova geração” do teatro musical brasileiro que coleciona êxitos e carreiras surpreendentes para suas idades, mostra cada dia mais que chegaram pra ficar e que não vieram a este mundo a passeio.


Realizamos uma breve pesquisa entre o público e veículos especializados do teatro musical, onde perguntamos quem eram os grandes e mais promissores nomes dessa "geração Z" de atores e atrizes que fizeram dessa arte tão singular não apenas o seu trabalho, como também um legado a ser respeitado. As repostas foram unânimes entre todos os participantes, quatro nomes foram constantemente citados ao lado de louvores aos seus trabalhos e o Backstage Musical irá contar um pouco da história de cada um desses jovens que se dedicaram intensamente aos estudos para conquistarem seu espaço no mundo do Teatro Musical Brasileiro. Esses jovens atores e atrizes servem de inspiração para uma ainda mais nova geração de artistas que sonha com os palcos e musicais do eixo Broadway – West End e mostram que você pode chegar aonde sonhar desde que não meça esforços para alcançar seus objetivos.



As grandes revelações dessa safra jovem e talentosa de artistas são Beto Sargentelli, Giulia Nadruz, Myra Ruiz e Thiago Machado! Os quatro jovens que tem de 23 a 27 anos e coincidentemente estiveram juntos no grande sucesso da T4F Entretenimento ‘Mamma Mia’ já brilharam em inúmeras produções e emprestaram seu talento e garra a diversos personagens.



Com 26 anos, Beto Sargentelli é ator, cantor, músico e arte-educador graduado em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes e Interpretação para cinema na Escola de Atores Wolf Maya. Seus principais trabalhos incluem: “Mudança de Hábito” (Pablo, vencedor do Prêmio Aplauso Brasil 2015 como melhor ator coadjuvante), “Jesus Cristo Superstar” (Simão, o Zelote); “O Rei Leão” (Simba U/S); Disney In Concert (Solista); “Shrek” (Burro Falante); “A Família Addams” (Lucas Beineke); “Mamma Mia!” (Sky Stby); “Meu Amigo Charlie Brown” (Snoopy Stby) e “Into The Woods” (Jack).


Atualmente Beto Sargentelli integra o elenco do espetáculo ‘We Will Rock You’ em cartaz inaugurando o Teatro Santander, onde alterna o papel com Alírio Netto e dá vida a Galileo Fígaro, um jovem que é visto como uma reencarnação de Freddie Mercury, chamado também de "O Sonhador", por ouvir em sua mente trechos de clássicos do rock e que por meio de um sonho é destinado a encontrar o último instrumento musical que existe, salvando assim os boêmios e o rock n’ roll.


Beto consegue dosar brilhantemente a loucura e genialidade de Galileo desde o primeiro instante que entra em cena, o que nos aproxima e nos faz torcer por esse jovem sonhador que se vê sufocado por um mundo onde apenas o virtual é importante. Energiza a plateia com facilidade por sua incrível presença de palco, construção impecável de seu Galileo e nos inebria ao cantar os clássicos mais famosos do Queen, sendo aplaudido incessantemente ao final de cada número musical, com merecidos gritos e incansáveis standing ovations.¹ Você pode conferir o trabalho de Beto Sargentelli em ‘We Will Rock You’ de quinta à domingo, no Teatro Santander. Fique ligado nas redes sociais e fã pages do ator para mais informações sobre as datas em que ele estará como Galileo.



Giulia Nadruz tem 24 anos, é atriz, cantora e dançarina. Já integrou o elenco de diversos musicais como: “As Bodas de Fígaro” no papel da Condessa de Almaviva, dirigido por Daniel Herz; “O Elixir do Amor” no papel de Adina, dirigido por Daniel Herz e Josimar Carneiro e produzido pela Marcatto Produções; “Shrek” no papel da Princesa Fiona produzido pela Kabuki Produções; “Fame” no papel de Serena Katz, dirigido por Billy Johnstone; “Para Sempre ABBA” dirigido por Tadeu Aguiar; “Um Violinista no Telhado” e “Gypsy” dos diretores Charles Moeller e Cláudio Botelho; “Mamma Mia!” dirigido por Robert Macqueen; “Fedegunda” de Karen Acioly que esteve recentemente em cartaz em Portugal; e “Chaplin – O Musical” como Oona O’Neill dirigida por Mariano Detry. Giulia teve seu trabalho reconhecido pela crítica diversas vezes, recebendo indicações como melhor atriz pelo Prêmio Bibi Ferreira por “Shrek – O Musical” e melhor atriz coadjuvante por "Chaplin – O Musical” e pelos prêmios Botequim Cultural e CBTIJ por seu trabalho em “O Elixir do Amor”.


Atualmente Giulia Nadruz integra o elenco do espetáculo “Cinderella, de Rodgers & Hammerstein” em cartaz no Teatro Alfa onde vive Gabrielle, uma das meia-irmãs de Cinderella, filha da madastra má, vivida por Totia Meirelles. Gabrielle é um dos tormentos da vida de Cinderella, fazendo questão de sempre colocá-la pra baixo ao lado de sua mãe e irmã, Charlotte. Porém ao decorrer da história, Gabrielle se vê apaixonada por um aldeão rebelde e percebe que ela não gosta tanto assim de maltratar Cinderella.


Giulia sem a menor dúvida é um dos pontos altos do espetáculo. Arranca longas e intensas risadas do público com brilhante facilidade. Todos ficam extasiados aos primeiros versos que canta e mais ainda com a brusca mudança de sua personagem. Giulia tem um timing incrível para comédia e conseguiu fazer com que o público sinta grande carinho pela irmã que era malvada e agora é uma grande amiga para Cinderella com sua interpretação sensacional e singular e é merecidamente ovacionada ao final. Você pode conferir o trabalho de Giulia Nadruz como Gabrielle no espetáculo “Cinderella, de Rodgers & Hammerstein” de sexta a domingo, no Teatro Alfa em São Paulo.



Myra Ruiz tem 23 anos, foi indicada a quatro prêmios em 2015 por sua interpretação de Sarraghina em “Nine – Um Musical Felliniano”, de Möeller & Botelho, sendo também bastante elogiada por Mario Fratti, autor original do musical durante sua visita ao Brasil. A atriz iniciou a carreira aos 17 anos em “Mamma Mia!” e nos anos seguintes, atuou nos musicais “Fame”; “Shrek – O Musical”; e viveu sua primeira protagonista, Nina, em “Nas Alturas (In The Heights). Atriz, cantora e bailarina, é formada em teatro no Lee Strasberg Theatre and Film Institute NY, e em teatro musical na Professional Performing Arts School. Tem como vocal coches Mary Setrakian (NY), Paulo Nogueira e Amélia Gomes (SP).

Atualmente Myra Ruiz integra o elenco de “Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz” como a protagonista Elphaba, a Bruxa Má do Oeste. ‘Wicked’ é o musical moderno mais icônico da Broadway, com duas das protagonistas mais difíceis de se executar na história do teatro musical. O espetáculo conta a história das duas bruxas de Oz, antes da chegada de Dorothy e o que aconteceu para que os personagens de “O Mágico de Oz” tivessem suas peculiaridades na história da menina perdida do Kansas. Myra é uma das Elphabas mais jovens da história do musical que estreou na Broadway em 2003 e foi escolhida após uma maratona de mais de sete fases de audições, pelos americanos responsáveis pelas montagens do musical ao redor do mundo.

Sem dúvida a maior força de Wicked está na personagem Elphaba, a incompreendida Bruxa Má do Oeste. Myra Ruiz nos faz acompanhar a saga da personagem que passa por diversos percalços, desde bullying até um desejo de vingança. Ver essa evolução da personalidade é uma das coisas mais interessantes do musical e Myra nos apresenta uma Elphaba humana com a qual podemos nos identificar, uma vez que qualquer um de nós já passou por alguma das situações da bruxa verde vive ao longo do musical. Além disso, a personagem ainda é o foco central do número 'Desafiando a Gravidade' que arrebata todo o público num final de primeiro ato de tirar o fôlego. Você pode conferir o trabalho de Myra Ruiz como Elphaba de quinta a domingo, no Teatro Renault em São Paulo. Fique ligado na página oficial da T4F Musicais e nas fã pages para sessões extras e promoções.


Thiago Machado tem 27 anos e é pós graduando em Voz, graduado em artes cênicas e formado em música. Seus trabalhos mais importantes incluem: “Cazuza - Pro Dia Nascer Feliz”, como Frejat; “Alô Dolly”, como Ambrósio; “Mamma Mia!”, como Sky; “Meu Amigo Charlie Brown”; “Priscilla, A Rainha do Deserto”; “Noviça Rebelde”; “Os Produtores” e “Mudança de Hábito”, como Eddie Souther.

Durante dez meses, Thiago viveu o policial Eddie Shouther (Eddie Fede para os mais íntimos) e por este personagem foi indicado ao 3º Prêmio Bibi Ferreira como Melhor Ator Coadjuvante. Thiago cedeu ao seu Eddie uma sensibilidade e carisma incríveis, que o aproximava do público e levava todos as gargalhadas com seu jeito tímido e desajeitado de ser. Em seu grande número musical, ‘Posso Ser o Tal’ ele protagonizava um dos mais rápidos e impactantes efeitos de troca de roupa da Broadway, onde de policial, ele se tornava “O Tal” e depois novamente em um policial que a ninguém podia enganar. Sempre ovacionado e recebido com aplausos incessantes e gritos eufóricos tanto no final de seu número musical, quanto no final do espetáculo, Eddie Fede com certeza é um dos personagens mais marcantes da carreira de Thiago Machado.


Atualmente, Thiago integra o elenco do musical “We Will Rock You” em cartaz inaugurando o Teatro Santander, onde dá vida ao belo roqueiro “Bon Jovi” e faz parte do grupo dos boêmios rebeldes que fugiram do iPlanet, um lugar totalmente comandando pela vida virtual e se alocaram no underground buscam a salvação do rock n’ roll e da música de verdade. Thiago Machado também é cover do protagonista Galileo Fígaro. Você pode conferir o trabalho de Thiago Machado em “We Will Rock You”de quinta a domingo no Teatro Santander em São Paulo.

Durante nossa pesquisa, não podemos deixar de mencionar os nomes de outros grandes artistas citados e que também são talentos indiscutíveis e que merecem o título de grandes promissores nomes da nova geração do Teatro Musical Brasileiro, são eles Ana Luiza Ferreira (Mudança de Hábito); Bruno Sigrist (atualmente em cartaz como Jean Michel, no musical Cinderella); Giovanna Moreira (atualmente em cartaz como Nessarose, no musical Wicked) e Mateus Ribeiro (atualmente em cartaz como Linus, no musical Meu Amigo Charlie Brown).

¹ Standing ovation do inglês, ovacionar; aplaudir de pé.


Fotos: Nina Vettá, Cena Musical, Backstage Musical e Arquivo Pessoal.

bottom of page