top of page
LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

Uma nova Princesa Pintou em BH


Nesse último domingo, dia 20 de setembro, a capital mineira foi marcada pela estreia do musical “A Princesa Frida” no Teatro Bradesco. Com casa cheia, o musical é a nova aposta da Cyntilante Produções, uma das principais produtoras de Teatro Musical no cenário mineiro, e faz uma homenagem a obra da pintora mexicana Frida Kahlo voltada para o público infanto-juvenil. Com texto e músicas originais do premiado compositor belorizontino Leo Mendonza, “A Princesa Frida” consegue agregar ao Teatro Musical ilusionismo, artes plásticas, teatro de bonecos e uma banda de mariachi ao vivo.


A personagem central é Frida Kahlo, mas o musical não é biográfico e conta de maneira livre e lúdica sobre as inspirações, vida e obra da pintora. Nesse contexto, somos apresentados à Princesa Frida, uma menina curiosa e apaixonada pela pintura, que vive no Reino do Coyoacán junto de seus amigos animais e sua mãe, a Rainha Kahlo. Porém as cores, músicas, alegria e paz do reino são ameaçados quando o General Mucha Dolor ressurge das Terras Opacas junto de seu exército de Caveiras. Embora história seja fictícia, o musical foi baseado nos registros e memórias do diário da pintora, sendo a Princesa Frida, a Rainha Kahlo e o General Mucha Dolor diferentes aspectos da personalidade de Frida Kahlo.


Ao longo da história somos presenteados com referências ao universo da pintura muito bem construídas ao longo do texto. Seja no nomes das personagens, nos elementos, na piadas, paródias de pinturas consagradas e principalmente, nas letras das músicas; a pintura encontra-se impregnada em todo enredo do musical. A cultura mexicana também foi cuidadosamente representada na estrutura do espetáculo e está presente nos figurinos, ritmos e mitos. Essa junção, além de evidenciar todo talento e obra de Kahlo, faz com que o musical tenha um cunho educativo muito evidente, disfarçado com entretenimento de qualidade.


Entre os pontos altos do musical estão os efeitos especiais, como o momento em que as pinturas nas telas ganham vida. A estética do musical é um espetáculo a parte: O colorido do cenário e dos elementos de cena; o brilho e movimento dos figurinos; o cuidado das maquiagens e o manuseio dos bonecos, que unidos a musica trazem momentos de muita diversão para o público. Outro grande destaque fica por conta da banda “Los Mariachis Muertos” que mantem o ritmo e sonoridade mexicana por meio de uma execução perfeita dos temas, desde o prólogo de abertura ao tema dos agradecimentos.


Entre o elenco, impossível não se encantar com a voz de Maria Tereza Costa como a Rainha Kahlo embalando sua filha. O público se diverte com o macaco Esfuminho, que por vezes apresenta-se como narrador da história, tendo um contato mais direto com a plateia. Já o exército de caveiras traz os momentos mais hilários de todo espetáculo, arrancando risadas tanto das crianças como dos adultos. A personagem título é vivida brilhantemente por Vivian Germano, que cativa o público com uma personagem que ao mesmo tempo é doce e corajosa. Cercado por crianças, foi nítido ver a grande empatia que a atriz conseguiu gerar no público.


Ao desenrolar da trama, as crianças ficavam atentas acompanhando os percalços pelos quais a Princesa passa até conseguir salvar seu reino, prova de que o musical conseguiu conquistar sua plateia. “A Princesa Frida” teve êxito em transformar um grande ícone da cultura pop mundial em um Conto de Fadas trazendo encanto e fascínio aos presentes. Talvez Frida Kahlo, com suas sobrancelhas unidas, autorretratos de expressões sérias e caveiras multicoloridas, tenha pouco apelo para as crianças, sobretudo para as meninas envoltas pelo mundo cor-de-rosa das princesas, fadas e pequenos pôneis. Mas, “A Princesa Frida” consegue, com seus carismáticos personagens e as mais de vinte canções, aproximar o jovem público de uma cultura tão rica e de uma expressão artística tão genuína.


Diziam que eu era Surrealista, mas eu não era. Nunca pintei meus sonhos, pintei minha própria realidade” - Frida Kahlo. A realidade da pintora foi apresentada a um nova geração com encanto e beleza pela Cyntilante Produções. E nosso desejo, é que mais e mais plateias possam se encantar com esse colorido musical. Confira abaixo o vídeo promocional, com cenas e depoimentos da equipe criativa e deixe as cores de “A Princesa Frida” colorir sua imaginação.

bottom of page