top of page
LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

God Save the Queen


Dia 9 de setembro representa muito para os ingleses: é a data da comemoração da coroação da monarca mais importante da atualidade, a Rainha Elizabeth II. Hoje, as terras britânicas têm um motivo a mais para comemorar. Sua Majestade celebra a quebra de um recorde familiar, se tornando a rainha mais antiga da coroa inglesa.

Para festejar, a família real deve fazer uma cerimônia íntima no Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha. Nós do Backstage Musical, meros plebeus, não fomos convidados pra festinha real, mas resolvemos prestar nossa homenagem, falando da peça The Audience, que conta a história da monarca.

Estreado na Broadway em março de 2015, The Audience rendeu três nomeações no Tony Awards deste ano, e venceu nas categorias de Melhor Protagonista, para Helen Mirren, e Melhor Ator Coadjuvante para Richard McCabe.

O roteiro traz momentos importantes e as famosas reuniões semanais com os Primeiros-Ministros e assessores do reinado da Rainha Elizabeth II, desde sua coroação em 1952, até os dias atuais. Já é tradição que a rainha se reúna todas as terças-feiras com seu primeiro ministro, às 18:30 (sempre com pontualidade britânica), num salão especial do terceiro piso do Palácio de Buckingham. Por essa audiência semanal já passaram 12 primeiros-ministros desde o início do reinado de Elizabeth II.

O espetáculo contou com a consultoria do Professor Emérito da Universidade de Oxford, Vernon Bogdanor, ex-tutor do atual primeiro-ministro britânico, David Cameron. Entre histórias de encontros reais, a peça tenta mostrar um lado menos frio da rainha e busca passar a imagem de uma mulher humana e preocupada com as questões de seu país. A ideia de uma peça sobre a rainha Elizabeth II surgiu a partir do filme The Queen, escrito pelo dramaturgo britânico Peter Morgan. Dado o sucesso pelo desempenho da dama inglesa Helen Mirren no papel da rainha, Peter Morgan decidiu levar a personagem real para os palcos de West End, estreando em 2013.

No elenco, ainda estão Dylan Baker, Geoffrey Beevers, Anthony Cochrade, Michael Elwyn, Judith Ivey (como Margaret Thatcher), Dakin Matthews (como Winston Churchill) e outros. A peça esteve em cartaz na Broadway de março a junho deste ano, totalizando 114 apresentações. A direção ficou a cargo do experiente Stephen Daldry (Billy Elliot e Skylight), com composições de Paul Englishby.

Além da comemoração dos 63 anos e 216 dias de reinado, a Inglaterra comemorou em 2015 os 89 anos de idade da rainha. No que depender da vitalidade de Elizabeth Alexandra Mary, a sala das audiências deve ter a presença garantida da rainha por mais muitas terças-feiras.

bottom of page