top of page
LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

1º Festival de Cenas Curtas CAMA: Ímpeto criativo mineiro colocado a prova

A descontração e criatividade marcaram a noite do “1º Festival de Cenas Curtas do CAMA” em Belo Horizonte na última quarta-feira (10/12) no Teatro da Biblioteca Pública Estadual. Como já falamos aqui no Backstage Musical, a programação foi parte do Festival do CAMA e se tratava de um concurso valendo uma bolsa de estudos integral para o ano de 2015 na escola de musicais.

Segundo Fernando Bustamante, Coordenador Pedagógico do Centro de Atividades Musicais e Artísticas (CAMA), a concepção do festival de cenas curtas surgiu de uma ideia vinda da professora de interpretação Polyana Horta: “a ideia era movimentar os alunos, fazer com que eles fossem menos passivos e corressem atrás de toda a concepção da cena.” conta Bustamante. A participação no festival foi aberta a alunos e não alunos do CAMA, que tiveram de montar sua cena e participar de um vídeo-audição, para então serem selecionados para o evento.

O envolvimento dos concorrentes se tornou visível no palco: muitos foram além do que a própria equipe do CAMA pensou. Os detalhes do figurino, cenário e até instrumentistas convidados fizeram a diferença e abrilhantaram ainda mais a noite. Entre as cenas concorrentes, clássicos da Broadway como Wicked, Bonnie & Clyde, Follies e Cats tiveram texto, cena e versões adaptadas pelos próprios alunos. No entanto, o trabalho não se limitou a versionar, muitos descontraíram as clássicas cenas dos musicais citados e houve até quem arriscasse em cenas autorais feitas a partir de músicas da MPB. Como apontado por Bustamante, cada concorrente na sua especificidade veio bem preparado e determinado a ganhar o festival.

A banca de jurados foi composta por professores do CAMA e integrantes da Cyntilante Produções, o público também teve participação nos votos, elegendo um favorito. A vitória foi da cena “Um Branco, um Xis, um Zero” apresentada por Samuel Luca e Thiago Jole e elaborada a partir de músicas de Elis Regina e Cássia Eller.

Além das cenas concorrentes o Festival de Cenas Curtas contou ainda com a presença de convidados: Os alunos dos módulos avançados fizeram a reapresentação de cenas de outros eventos realizados pelo CAMA: com cenas do musical “O Cavalinho Azul” de Tim Rescala, a turma do módulo Avançado 1 marcou sua participação, já os alunos do módulo Avançado 2 trouxeram uma prévia do musical “Dois Perdidos Numa Noite Suja” fruto de uma pesquisa das aulas de dramaturgia e da construção de um drama musical brasileiro.

Outro convidado do Festival foi o ator Beto Sorolli que foi o apresentador da noite. Sorolli, que recentemente esteve em cartaz em Zuzubalândia e Jesus Cristo SuperStar, é um dos professores de canto do CAMA e marcou presença com sua irreverente Catarina; personagem com quem participou do prêmio Multishow de Humor. As aparições de Catarina cativaram a plateia, que se divertia com os comentários e figurinos extravagantes da personagem.

Satisfeito com o trabalho desenvolvidos pelos participantes do evento, a equipe do CAMA pretende continuar com o projeto e trazer outras edições do Festival de Cenas Curtas. Gustavo Machado, diretor da cena vencedora disse no ato da premiação que " uma semente foi plantada com esse evento e espero que ela dê frutos para Belo Horizonte".

Assim também esperamos e aguardamos!

bottom of page