top of page
LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

Leonardo Granjeiro mostra a sua enorme coleção de souvenirs e revela “Todos os itens estarão à venda


Depois de assistir um bom musical, não há nada melhor do que sair do teatro com o seu programa de luxo e sua caneca na mão, não é? Mas se você é daqueles que ainda toparia levar um bonequinho em miniatura, uma squeeze, uma camiseta, bolsa, copo, chaveiro, caderno e tudo que existir com o logotipo do musical, bom, essa matéria é para você! O Backstage Musical conheceu e entrevistou um dos maiores colecionadores de souvenirs de musicais, (não que ele tenha um certificado do Guiness Book, mas tem um quarto só para guardar os seus “brinquedinhos”, serve?) Leonardo Granjeiro, que abriu a sua coleção e ainda revelou que pretende vender tudo!

“Em 2003 tive a oportunidade de assistir a 1º produção de a Bela e a Fera no Brasil, naquela época protagonizado por Kiara Sasso e Saulo vasconcelos. O musical me encantou de tal forma, que decidi naquele momento comprar um souvenir que me remetesse ao musical, e desde então não parei mais.” – conta Leonardo, quando perguntado sobre como toda essa coleção começou e ainda revela que o primeiro item a comprar foi o programa do musical – “Na realidade, comecei colecionando todos os programas dos musicais que assistia, e depois de um tempo comecei a colecionar itens especiais que remetessem a estes musicais. “

O Backstage Musical ainda quis saber mais sobre os seus itens e perguntou qual seria o de maior valor sentimental e o mais caro. Essa é uma pergunta difícil – respondeu ele – pois a grande maioria destes itens não me faz lembrar somente do musical, mas do momento em que vivi naquele na época em que assiti. Um dos que tenho maior valor sentimental acredito que seja o pôster autografado por todo o elenco de Wicked (Broadway), que definitivamente é o meu musical favorito! E falando em Wicked, e dele também o item mais caro. Este musical tem projetado alguns globos de neve ano após ano, e cada um mostra uma cena diferente com a música relacionada a cena. Dos 5 globos já lançados (Defyng Gravity, Popular, One Short Day, What is This Feeling e Dancing Through Life) eu tenho 4, sendo o primeiro lançamento “Defyng Gravity” o mais caro. Consegui compra-lo através de um leilão. Este globo de neve foi lançado em 2003, ano de lançamento do musical na Broadway.

“Acredito que o meu item mais raro seja um tubo de spray de cabelo do musical “Hairspray”. Este foi um souvenir que comprei quando assisti o musical em Paris, e acho que foi uma parceria do teatro com uma grande marca de cosméticos. É bem legal! O último a entrar para minha coleção foi o bambolê do musical Pippin, que atualmente está na Broadway estrelado pela Patina Miller. Comprei este item em novembro do ano passado quando assisti este musical na Broadway.” – contou ele.

Quais seriam, dentre tantos itens legais, o mais estranho ou diferente? Essa foi a curiosidade do Backstage e Leonardo respondeu: “Tem dois souvenirs que comprei que acho bem diferentes: o primeiro é um conjunto de 10 palhetas de guitarra do musical “We Will Rock You”, com musicas da banda Queen, que atualmente está em Londres. Cada palheta vem com parte da letra de cada uma das principais musicas, além de vir numa caixinha muito bacana. Tenho também fantoches de dedo dos ursinhos do mal do musical Avenida Q.”

Leonardo contou ainda, que só coleciona itens dos musicais que assistiu. “Para se ter uma idéia, somente em 2013 assisti há mais de 30 musicais em 5 países diferentes. Obviamente que em todos eles comprei souvenirs.” – completou ele, rindo.

E em meio a tantos itens, existiria algum único? “Sim!- afirma ele – Os principais musicais lançam alguns itens numerados, com produção limitada o que torna cada item único. Tive a oportunidade de adquirir um Box do musical o fantasma da opera que veio com alguns mimos: medalhão numerado de fã, certificado oficial, todos os CD’s das gravações já feitas do musical, e um livro de luxo, além uma réplica do primeiro programa distribuído no teatro há 25 anos atrás. Não é demais?”

“Sou uma pessoa muito intensa em relação aos meus projetos, tão intenso que consegui colecionar mais de 500 itens nestes 10 anos. Acho que parte eu devo ao meu trabalho, que me proporcionou diversas viagens e a possibilidade de encontrar raridades do teatro musical. De toda forma, no segundo semestre deste ano irei me mudar para um novo apartamento, onde não terei a mesma estrutura. Hoje tenho um quarto com estantes e suportes somente para expor estes itens. Acho que será um bom momento para vender esta coleção.” – contou ele quando questionado sobre o motivo pelo qual resolveu vender a sua coleção e ainda completou – “TODOS os itens estarão à venda”

Por enquanto, para quem se interessar pode curtir a pagina Broadway Lovers, que irá sortear um item no próximo dia 30/01. Leonardo contou que está avaliando algumas possibilidades como desenvolvimento de site ou uma pequena exposição com os itens, mas tudo será divulgado em breve na Fan Page. Se você se identificou, é só curtir e esperar! Ah, você sabia que um dos itens da coleção do Leonardo está sendo sorteado na semana que comemora #1AnoDeBackstageMusical? Então é só seguir as regras para participar!

bottom of page