top of page
LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

Jellicle coisas para saber sobre "Cats"


Depois de um longo tempo em “férias”, a coluna Fashionismusical está de volta, com um post especial sobre os gatos mais queridos do mundo dos musicais. Desde que fui convidada para fazer parte do Backstage, minha primeira idéia de post foi essa, mas só agora coloquei ela em prática e posso afirmar que amei o resultado, espero que os leitores do site também gostem.

Composto por Andrew Lloyd Webber a partir da obra poética de T.S. Eliot intitulada “OldPossum's Book of Practical" o musical Cats dia 11 de maio de 1981 em Londres, com Elaine Paige, Brian Blessed, Paul Nicholas, Wayne Sleep, Sarah Brightman e Bonnie Langford, entre outros. Ficou em cena até dia 11 de maio de 2002, exatamente 21 anos depois da sua estreia, o que constitui um recorde mundial, com 8949 representações consecutivas. Dia 7 de outubro de 1982, estreou na Broadway, no Winter Garden Theatre, conseguindo também recorde de 18 anos em cena.

Cats ganhou sua primeira versão brasileira em 2006, com apresentações em São Paulo e Rio de Janeiro, mais tarde, em 2010, teve sua reestreia, contando com Paula Lima(Grisabella), Saulo Vasconcelos(Old Deuteronomy) e Sara Sarres(Jellylorum/Grindlebone) em seu elenco.

Os figurinos e maquiagens super elaborados do Cats são um espetáculo a parte, afinal, alguém consegue imaginar os personagens sem aquela super make ou sem os pelos? Não dá, né!

As roupas dos bailarinos principais eram feitas de lycra, e pintadas com as cores de cada personagem, para diferenciar um gato do outro. Os atores ganhavam ainda apliques de pelos em locais estratégicos, como os ombros, além de polainas de lã, imitando os pelos dos gatos.

Fui saber um pouco mais sobre essa parte da versão brasileira e descobri coisas muito legais, para isso contei com a ajuda da atriz e cantora Olívia Branco, que fez parte do elenco de Cats em 2010, como pitsinger, primeira cover de Grizabela e segunda de Jennyanydots.

A maquiagem da versão brasileira foi criada por alguém daqui ou foi totalmente copiada da versão original? Nada é criado nessas montagens da t4f ou qualquer uma que compre os direitos e a montagem!

E tinha alguém responsável por maquiar o pessoal ou cada um fazia sua make?

Tinha um maquiador que ensinou todo mundo e tava lá pra emergências , o Ailton Junior, mas as pessoas aprendiam e faziam sempre.

E foi difícil aprender a fazer as makes? Ah são complicadas né? Mas a gente já tem experiência com maquiagem. Tinha um croqui da maquiagem no espelho, pra gente se guiar, além do Ailton que ensinou todo mundo.

E sobre os figurinos? Os figurino também eram todos de fora e ajustados aqui, nada novo, a não ser sapatilhas e sapatos.

Visto por mais de 50 milhões de pessoas, já foi representado em 11 línguas, passou por vários lugares do mundo, como Estados Unidos, Canadá e México, além de Buenos Aires, Seul, Suíça, Alemanha, Bélgica, Áustria, Suécia, Tóquio, Portugal e Cingapura.

E olha só os looks dos outros países:

bottom of page