top of page
LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

Marat/Sade, um (quase) musical campineiro

Por Polly Leite

marat.jpg

No próximo final de semana, estreia em Campinas (SP) a peça “Marat/Sade”. O texto é de Peter Weiss e quem assina a direção é Rodrigo Polla. A peça, que faz parte da 78ª Mostra Macunaíma de Teatro, traz para o palco do Teatro Arte Ofício (TAO) a história de um grupo de internos de um hospício que resolve encenar uma peça de teatro. A peça dentro da peça tem como foco principal o fim da vida de Jean Paul Marat, um dos líderes da Revolução Francesa.

Agora é que você se pergunta por que chamamos a matéria de um “quase” musical, e nós respondemos. “Marat/Sade” traz ao longo de sua história números musicais cantados e tocados ao vivo, além de cenas inspiradas no musical mundialmente famoso “Les Misérables”. Coxias? Não existem. Figurinos? Apenas o essencial. Cenário? Cortina branca, cadeiras e uma banheira. “Marat/Sade” vem para revelar os verdadeiros atores por trás dos alunos da Escola de Teatro Macunaíma. Atores que preferem plateias que sempre vão se lembrar de atuações impecáveis e não de cenários luxuosos ou figurinos pomposos.

Em meio a tantos nomes e sobrenomes, vale lembrar que o Vitor Rocha (nosso autor) está lá também, dando vida ao interno “Kokol”. O Backstage prefere deixar maiores comentários com o Vitor e disponibiliza logo abaixo o serviço da peça.

Sou suspeito para falar, mas vamos lá. Convidaria todos os leitores do Backstage para ver ‘Marat/Sade’ por vários motivos. O primeiro, obviamente, é presença das animadas canções que fazem do drama épico um verdadeiro musical, mesmo que só por alguns instantes. Em segundo lugar, os convidariam para nos assistir pelo simples motivo de ser uma chance única de ver um texto de Peter Weiss se tornar tão atual, natural e musical em cena. Em terceiro eu só poderia dizer que tenho pena dos que vão perder a oportunidade de se sentirem tocados com as atuações de Priscila Malagon, Luciano Godoy, Daryane Marques, Fatima Polozzi e o elenco em geral. E por último, acho que é sempre bom conhecer, então, porque não ganhar um pouquinho mais de cultura histórica?” (Vitor Rocha)

SERVIÇO “MARAT/SADE”: Quando? Dias 22 e 23 de Junho de 2013. Onde? Teatro Arte Ofício (Rua Conselheiro Antônio Prado, 529, Vila Nova – Campinas/SP) E os ingressos? Compras disponíveis na bilheteria e na internet pelo site www.macunaima.art.br

bottom of page