LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

Instituto Lumiere de volta às atividades presenciais



O Instituto Lumiere de música, teatro e dança nasceu da paixão de seus colaboradores por essas três áreas, mas principalmente pela vontade deles de criar. Não só criar um lugar onde poderiam lecionar dessas artes, mas também criar um lugar onde eles mesmos poderiam aprender. Um lugar onde fosse possível criar novos meios, novas visões, onde fosse possível fazer arte criando arte. Um lugar para criar novos espetáculos originais e autorais, brasileiros, novos e frescos! Um lugar para incentivar artistas criadores e dizer para esses mesmos nunca desistirem de seus sonhos e suas criações.


O Backstage Musical bateu um papo com Ricardo Taveira que é ator, cantor, compositor, arranjador e diretor musical. Além de um dos fundadores do Instituto Lumiere e contou pra gente um pouco mais sobre essa retomada das atividades. Confira!


Quais as maiores novidades do Instituto Lumiere para o segundo semestre de 2021?

Retornaremos com nossas atividades presenciais voltadas para as três áreas do teatro musical em peso, em especial nosso novo curso montagem de “O Despertar da Primavera”.


Como vocês veem essa reabertura após a pandemia?

Nós consideramos a volta das atividades com muito cuidado. O mundo ainda enfrenta uma pandemia e por tanto, todos os mínimos cuidados continuarão sendo tomados. Mas a possibilidade de voltar com os encontros presenciais com certeza nos preenche. Voltar a criar e fazer arte como estávamos acostumados.


Qual a importância desta volta das aulas presenciais?

A arte e a cultura movimentam pensamentos e ideologias. O isolamento que tivemos não nos impediu de nos alimentar desses movimentos, mas nós nos sentimos um tanto limitados com as opções que tínhamos. No Instituto Lumiere, nós estimulamos os nossos criadores (alunos) a se desenvolverem, se descobrirem e se desafiarem artisticamente. Voltar a fazer isso presencialmente vai reviver uma chama e o nosso país precisa dessa chama, ele precisa das nossas vozes.


O que podemos esperar da volta do conteúdo presencial de vocês?

Muita segurança, cuidado, não só no sentido de saúde física, mas mental também. Do Instituto Lumiere, o que se pode esperar é propagar que a filosofia de que arte se faz com respeito, cuidado e empatia vai continuar sendo passada a diante. Todes são bem vindos!


Porque todos devem fazer “Despertar da Primavera”?

Porque é um musical sobre auto-descoberta e sobre questionamentos de comportamentos sociais. O Despertar fala sobre assuntos importantes e atuais, abre diálogo sobre muitas problemáticas da sociedade, e nos desafia a repensar o "tradicional".


Qual o diferencial do canto coral com músicas do Frozen?

A nostalgia será, sem dúvida, marcante! A magia dos filmes da Disney é uma energia única por que é muito marcante na vida das pessoas. Frozen não é um filme tão antigo, isso torna possível a conexão de gerações diferentes por meio desse elemento incrível dessas obras, que é a música.


Mais informações pelo telefone (11) 5083-0031, WhatsApp (61) 98330-8905 ou e-mail ricardo@institutolumiere.art.br