LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

ENTREVISTA: Ligia Paula Machado lança livro sobre oratória


Conhecida dos palcos, a atriz e produtora Ligia Paula Machado acaba de lançar seu primeiro livro “Guia prático da oratória: onze ferramentas que trarão lucidez a sua prática comunicativa”, já à venda através de diversos sites.

O Backstage Musical conversou com ela e contamos mais sobre esse lançamento, confiram!


Ligia, fala um pouco sobre você? Como você começou no teatro e na fonoaudiologia?

Eu iniciei nas artes primeiro! Com 7 anos comecei a estudar ballet e com 13 anos comecei no teatro. Nesta fase inicial da minha vida, o gosto pelas artes não foi influenciado pelos meus pais, hoje consigo ver bem esta questão. Sempre fui muito curiosa e na escola que eu estudava (o Colégio Ábaco) tinha muito estímulo às artes, desta forma eu queria fazer de tudo (ginástica rítmica, canto, teatro etc). Eu me formei no ballet e no sapateado americano com 15 anos. Na época dos vestibulares eu tinha estudado para fazer Medicina e cheguei a passar, mas foi meu professor de teatro, o ator Rogério Mathias quem abriu meus olhos para a Fonoaudiologia. Eu confesso que não sabia nem o que era esta profissão. Lembro-me que ele disse “Se você optar por ser médica, adeus teatro! Fazendo Fonoaudiologia você conseguirá conciliar com ser atriz, sem deixar de trabalhar na área da saúde”. Então o Rogério foi o responsável!!rs


Como você concilia as diferente carreiras?

Quando eu era recém formada, não conseguia conciliar. Era uma bagunça! Quando eu entrava em cartaz os pacientes recebiam uma “alta provisória”. No intervalo entre temporadas eu voltava para a clínica. Eu não tinha uma clínica própria, alugava uma sala na capital de SP e outra na região do ABC, onde moro. Vivia com malas cheias de equipamentos “pra lá e para cá”. Quando o espetáculo viajava então, era impossível conciliar. Mas aos poucos eu fui conseguindo administrar tudo, hoje tenho a minha própria clínica (o quê facilita muito) e a demanda de atendimentos on-line também faz com que eu consiga manter os pacientes onde quer que eu esteja. Hoje tenho duas empresas: a ProduClínica e a MP Produção Cultural. É trabalho dobrado, requer muita organização e muitas horas de dedicação. Mas eu amo minhas duas profissões, então vale a pena!

No 2° semestre estrearei “Lilás - Um Musical em Tons Reais” após dois anos longe dos palcos por conta da pandemia. Terei de ser bem disciplinada para conciliar tudo.


Pra quem é indicado o seu livro?

Para toda e qualquer pessoa que queira potencializar seu desempenho comunicativo. O livro não requer um treinamento prévio, ele abrange ferramentas que vão do zero até uma performance comunicativa de alto nível.


O que podemos encontrar no seu Guia?

O livro trás um conteúdo teórico e prático. É realmente um treinamento de oratória em livro. São 11 ferramentas comunicativas, desde recursos vocais, expressão corporal, técnicas de Rapport dentre outras. O leitor recebe um QR CODE Que dá acesso aos vídeos que auxiliam a prática. Há uma grande variedade de atividades propostas.


Qual a importância da oratória no dia a dia e na vida profissional das pessoas?

A comunicação permite criar conexões verdadeiras. Muitos alunos se queixam de não conseguir “vender o peixe” na vida profissional , de ver pessoas não qualificadas estarem a sua frente no ambiente profissional justamente pela falta de oratória ou então que não têm um perfil de liderança, que gere credibilidade. O treinamento comunicativo oferece às pessoas possibilidades para potencializar recursos que garantam a execução de um perfil de liderança, a conexão na hora da venda, o domínio na oratória, o sucesso numa apresentação, poder convencer pessoas, influenciar e até mesmo evitar discussões e atritos no dia a dia.


Podemos falar que esse livro é uma fusão da Ligia Fonoaudióloga, atriz profissional, cantora, bailarina e produtora? Que cada área contribuiu pra isso?

Sem sombra de dúvidas. Inclusive eu deixo isto bem claro aos meus alunos de oratória, pois algumas das ferramentas têm caráter criativo, análises que propiciam a interpretação do texto, referências a técnicas de subtexto, intenções comunicativas etc. Não tem como falar de oratória e não explorar o universo das expressões corporais, como um sentimento é capaz de gerar uma resposta motora na face propiciando uma expressão facial e como isto interfere na comunicação. Está tudo interligado e eu amo esta conexão.


Quais resultados as pessoas já encontraram seguindo o guia que você criou?

O guia é o resultado de uma prática clínica de 10 anos. Aos poucos eu fui registrando este passo a passo, ou seja, como ensinar do zero desde aquela pessoa que não tem referência nenhuma sobre como se comunicar até aquele perfil mais qualificado que precisa atingir um nível de excelência comunicativa. O mais gratificante no meu trabalho e poder comemorar quando um aluno/paciente passa numa entrevista de emprego, recebe uma promoção na empresa que trabalha, atinge seu objetivo pessoal ou profissional, enfim… Acompanhei de perto carreiras profissionais e pessoais de sucesso. A ideia do livro é viabilizar financeiramente um treinamento de oratória em livro, que foi resultado de uma prática clínica. Espero que este livro modifique positivamente a vida de muitas pessoas.