LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

Conheça o projeto "Sapateado Para Todos", de Anelita Gallo



Em comemoração ao Dia Internacional do Sapateado, que acontece hoje, 25 de maio, a atriz, cantora, bailarina e sapateadora Anelita Gallo lançou em seu canal no Youtube a vídeo aula "Sapateado Para Todos".


O Backstage Musical bateu um papo com ela para saber mais sobre o projeto e você confere agora essa conversa:


1. O que é o "Sapateado Para Todos"? Fale um pouquinho pra gente sobre isso.

O Sapateado para Todos é uma video-aula, contemplada pelo Proac Expresso Direto 39, com a proposta de apresentar e auxiliar na formação básica da modalidade, visto que apresento a técnica de forma didática e divertida, que pode produzir a partir disso um estudo posterior consistente. Quero iniciar o sapateado para qualquer amante da dança e/ou da música que possa se interessar em conhecer e desenvolver essa habilidade percussiva e se desafiar física e mentalmente.


2. Como surgiu a ideia do projeto?

Estive presente em mais de 15 grandes produções do Teatro Musical no país e leciono sapateado há mais de 22 anos. Observo que existe uma defasagem de conhecimento dessa técnica no Brasil. Um dos aspectos que mais me fascina é apresentar e desenvolver o sapateado tanto para iniciantes quanto para artistas profissionais e para amantes amadores da arte. Sinto que há necessidade de se desenvolver uma excelente base técnica, musical, rítmica e de estilo no início do aprendizado para que esta modalidade seja compreendida não só como dança, mas também como um instrumento musical rítmico que, combinados a música, se transformam em uma arte única.


Vale lembrar que, com o crescimento do teatro musical no Brasil, os atores/bailarinos/cantores perceberam que o conhecimento da arte do sapateado é um grande diferencial para ser inserido nessa área, e nesta aula apresento uma base consistente para possibilitar o seu desenvolvimento técnico e artístico.


Quero salientar que além do desenvolvimento artístico o sapateado proporciona bem estar físico e mental, já que o corpo e a mente trabalham em conjunto para fazer dança e música percussiva. Coordenação, equilíbrio, foco, musicalidade e ritmo são só alguns dos benefícios desta arte única.


3. Como é para você fazer esse lançamento no Dia Mundial do Sapateado?

Escolhi esta data para incentivar aqueles que sempre quiseram aprender a sapatear mas não tiveram oportunidades, seja financeira, tempo, espaço. Todos podem dançar. Nesta aula ofereço a oportunidade de iniciar este estudo e não ficar só na vontade!


4. Quem pode fazer a aula?

Público a partir de 10 anos, Artistas amadores e profissionais.


5. Para os amantes de sapateado, qual a melhor forma de comemorar essa data?

A melhor maneira de comemorar, com certeza, é Dançando e fazendo música com nosso instrumento percussivo!


Obrigada Backstage Musical pela entrevista e bora todo mundo sapatear!


Confira a aula completa: