LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

‘Como é que se Brinca?’ – Musical com canções de Toquinho



Como quase todas as crianças modernas, os irmãos Nina e Joca adoram celulares, jogos e telas. Um dia, na casa dos avós Inho e Inha, a eletricidade acaba e seus aparelhos ficam sem bateria. Neste momento, inicia-se junto com os avós uma divertida jornada em busca do verdadeiro brincar, permeada por belas canções de Toquinho, cantadas ao vivo. Este é o mote de “Como é que se Brinca?” espetáculo que a Bravo Teatro Musical, de Campinas-SP, apresenta nos próximos dias 20, 27 e 28 de fevereiro, em duas sessões por dia, às 17h e 19h30. O acesso do público é gratuito pelo canal do YouTube, ou pela plataforma Zoom.


Com roteiro original e direção de Juliana Hilal, o musical será realizado com recursos da Lei Aldir Blanc e transmitido para a internet direto do Espaço Paiol de Arte e Cultura, sede do grupo. Após o espetáculo, acontece um bate-papo da equipe com o público presente na sala do Zoom, em que serão abordadas questões sobre o processo de montagem e perguntas da plateia.


Nina e Joca são crianças modernas, que adoram celulares, tablets e jogos eletrônicos e que passam a maior parte de seus dias vidrados em suas telinhas. Como tantas crianças, não têm o hábito de brincar com brinquedos “no mundo real”, como se costumava fazer tempos atrás, não interagem muito entre si (a não ser para uma ou outra briga eventual) nem com seus familiares. Um dia, porém, quando estão na casa dos avós, a eletricidade acaba, deixando seus aparelhos eletrônicos sem bateria. Seus avós aproveitam então a oportunidade para apresentar às crianças os brinquedos que pertenceram à mãe deles e que fizeram a alegria dela e de seu irmão quando eram pequenos. Os quatro vivem momentos deliciosos, cheios de diversão e descobertas, e terminam o dia dormindo abraçados aos brinquedos, felizes da vida e ávidos por novas aventuras e brincadeiras. O espetáculo traz à tona sensações e memórias de infância e afeto ao colocar em cena brinquedos de antigamente e também canções que fizeram grande sucesso entre as crianças dos anos 80 e 90.


O espetáculo traz questões relevantes para as famílias na atualidade, como é que se brinca com crianças acostumadas a passarem seus dias ligados a telinhas e telonas, vivendo em um mundo quase que exclusivamente virtual? Como é que se introduz nas crianças de hoje em dia o interesse pelas brincadeiras no “mundo real”, com brinquedos reais, contato, olho no olho?


De maneira muito divertida, leve e lúdica, o espetáculo “Como é que se Brinca?” traz ao público essas questões, e apresenta às crianças de hoje em dia um mundo de diversão e brincadeiras totalmente novo a ser desvendado com seus familiares e amigos. Ao mostrar novas possibilidades de brincadeiras, resgatando brinquedos e histórias de antigamente, o espetáculo induz o público a buscar também tais possibilidades, a resgatar brinquedos da infância de seus pais e avós, a ensinar jogos e brincadeiras há muito deixadas de lado, a reestabelecer a conexão entre filhos, pais e avós.


Sessões Online para toda a família nos dias 20, 27 e 28 de fevereiro. Às 17h e 19h30. Acesso Gratuito pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCaDLLbVn470pY9mjcPE9Qzg Classificação: Livre


Ficha Técnica: Direção e roteiro: Juliana Hilal Direção musical e playbacks: Danilo Demori Assistência de direção: Renata Nista Spis Iluminação e cenário: Dickson Resstel Design gráfico: Zumbido Cultural Filmagem e Transmissão ao Vivo: Evidence Filmes Fotos: Polyana Hadich Assessoria de Imprensa: Marina Franco Social Media: Priscila Santos Equipamentos de som: Acústica Som Produção: Paiol Produções Artísticas Produção executiva: Zumbido Cultural Realização: Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Bravo Teatro Musical, Paiol Produções e Zumbido Cultural Autoria das canções: Toquinho, Mutinho, Fernando Faro, João Carlos Pecci


Elenco: VÓ INHA – Juliana Palermo VÔ INHO – Caio Dias NINA – Helena Hadich Roble JOCA – Guga Ghiraldello MÃE (Fefê) – Fernanda Pfaffenbach

Backstage Musical © 2017 - Todos os direitos reservados.