LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

Capítulo 8: Rafael Oliveira do site Musical em Bom Português




Desde 1999, Rafael Oliveira trabalha com Teatro Musical. Já exerceu diversas funções como ator, diretor, coreógrafo e autor, mas foi como versionista que encontrou sua verdadeira paixão. Ele começou a fazer versões para a Escola de Teatro Musical de Brasília em 2007 e, em 2011 criou o site "Musical em Bom Português", como uma forma de disponibilizar seu trabalho para todos os amantes de Teatro Musical. Rafaele atua como versionistas nos canais Disney Channel, Disney XD e Disney Jr além de ser o responsável pelas versões de "Os Últimos Cinco Anos" e "Heathers".


Assim como muitos que buscam aulas de Teatro para vencer a timidez, foi assim que Rafael foi introduzido no mundo do teatro. Mas isso já foi na vida adulta e com intuito de vencer barreiras sociais que iriam limitar seu potencial profissional; na época ele queria seguir carreira na engenharia. A paixão pelo teatro veio e mesmo com tudo que aconteceu no ano passado, 2020 foi um ano de muita arte para ele.

“Qualquer vida sem arte não é uma vida que vale a pena ser vivida. Então a gente dá um jeito de manter a arte presente, né?”


Com as produções paradas, os trabalhos enquanto versionista foram praticamente zeradas e com isso, o tempo livre permitiu que Rafael voltasse a dar aulas e ficou surpreso com a quantidade de ex-alunos que o procuraram e reacenderam essa paixão que ele já não explorava há muito tempo por conta da desvalorização do mercado.

Para ele, seu maior aprendizado no último ano veio de oportunidade que foi apresentada para que ele se reinventasse: As aulas foram o pontapé inicial para todo esse processo que o possibilitou a aprender coisas novas e assim continuar divulgando o seu trabalho e enfim, descobrindo em si aquela força tal qual de uma Fênix para enfim renascer das cinzas. “Uma vez uma professora me disse o seguinte: Não tenho medo que meu filho seja artista, porque isso significa que ele nunca vai passar fome. Parece controverso, mas o que ela quis dizer - e eu concordo- é que o artista é criativo para se reinventar, para “dar um jeito” mesmo sob pressão ou quando tudo parece que vai dar errado.”, conta.


Mesmo se considerando um cara bem otimista, suas expectativas para 2021 estão no limite para não gerar decepções e frustações. Seu maior anseio é que todos consigam se reerguer, nem que seja aos pouquinhos, com uma torcida em especial para que os artistas estejam prontos para quando os teatros reabrirem.


Mas mesmo sem grandes expectativas, o otimismo de Rafael pode ser percebido com os projetos que o artista tem para esse ano: Postagens regulares em seu canal do YouTube. Lives no Youtube (mas pra isso você precisa dar uma força e se inscrever no canal dele hein?) e é claro, a esperança de que o musical Naked Boys Singing Brasil finalmente chegue aos palcos em 2021.

“Não importa o tamanho da plateia, continue dando o seu melhor.” Esse é um dos lemas de Rafael e essa é sua mensagem para seus colegas do meio artístico, acreditando que os artistas precisam se movimentar já que pouco a pouco, as coisas em outros setores estão se movimentando. “Tem gente que acredita que nesse momento, quem estiver mal, sofrendo de depressão ou ansiedade, está tudo bem... Eu sei que cada caso é um caso, então, se você precisar de ajuda, peça ajuda, mas tente, aos pouquinhos, ir se movimentando.”, completa.


Rafael busca nutrir sua arte e inspira a outros artistas a fazerem o mesmo, seja aprendendo novas habilidades ou colocando as que você já tem em funcionamento. E hoje, o que bate em seu coração é a reabertura dos teatros, desejando que os fãs de Teatro Musical possam voltar a compor as plateias, assim como hoje as salas de cinema já estão sendo ocupadas: Com vacina e seguindo os protocolos de segurança e higienização, ele espera quem em breve as pessoas possam se ver novamente nos palcos.