LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

Barca do Corações Partidos faz show online


Com Todas as dificuldades encontradas pela arte em 2020, se "reinventar" foi a palavra da vez. O grupo "Barca do Corações Partidos" foi um dos que lutou para continuar o ser trabalho e continuar levando a arte para as pessoas mesmo em meio a tantas paralisações do meio cultural.

Em 2020, sem poder estrear presencialmente o novo espetáculo, a companhia criou um festival virtual, gravou clipes à distância, seguiu todas as normas sanitárias para voltar a ensaiar e lançou virtualmente o musical "Jacksons do Pandeiro" que foi exibido com sucesso em temporada no YouTube e no canal Bis.


Ainda em plena turbulência mundial, o grupo segue na resistência para continuar produzindo. Após ser selecionado no edital Retomada Cultural RJ, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, a Barca dos Corações Partidos vai apresentar o seu primeiro show autoral: ‘Desancora’, com exibição ao vivo e gratuita pela internet. O espetáculo será transmitido do palco do Teatro Riachuelo no dia 20 de fevereiro (sábado), às 20h, pelo YouTube, nos canais da Barca dos Corações Partidos, da Sarau Agência e do Teatro Riachuelo.


‘"Fazer ‘Desancora’ neste momento é muito importante. O próprio título já diz: desancorar, sair de um lugar parado, fazer um movimento, mesmo que ainda enclausurados fisicamente. Nossa companhia se consolidou com um espetáculo de repertório autoral (‘Auê’), a partir de nossas composições tão diversas. O show atual é ainda mais múltiplo e traz uma Barca mais madura", resume Alfredo Del-Penho, autor de ‘Xote pra Clara’, ‘Hoje é Por Minha Conta’, entre outras.


"Desancora" vai levar ao palco canções de espetáculos como ‘Auê’, ‘Suassuna - O Auto do Reino do Sol’, ‘Macunaíma’ e músicas inéditas compostas pelo grupo em nove anos de existência. A direção musical é de Alfredo Del-Penho e Beto Lemos e produção de Andréa Alves. Vinda de vários espetáculos premiados, a companhia – formada por Adrén Alves, Alfredo Del-Penho, Beto Lemos, Eduardo Rios, Fábio Enriquez, Renato Luciano e Ricca Barros. O show terá a participação especial de Lucas dos Prazeres, que dividiu o palco em ‘Jacksons do Pandeiro’ com a trupe, e o músico Rick de La Torre, que esteve em ‘Auê’ e ‘Gonzagão - A Lenda’, assumirá a bateria em todas os números.

‘"Desancora" traz uma companhia de teatro musical se assumindo como banda. Temos um outro tipo de conexão com o público, podemos nos movimentar com um outro tipo de liberdade e também experimentar novas canções a cada apresentação. ‘Desancora’ teve quatro apresentações em 2018, mas era outro repertório, o show atual será novo e com surpresas, como a participação do Lucas dos Prazeres’, analisa Eduardo Rios, que celebra o respiro que a Lei Aldir Blanc trouxe para os trabalhadores da cultura neste grave momento. ‘A produção cultural, assim como a educação, não floresce sem incentivo público’, assinala.

‘Neste momento tão difícil, queremos ressaltar a importância da arte e levar beleza e leveza para o nosso público. ‘Desancora’ é um presente que a gente se deu, vamos mostrar nosso trabalho autoral, falando de amor, parceria e amizade’, resume Beto Lemos.


Em nove anos de formação, a Barca dos Corações Partidos foi vista por mais de 650 mil espectadores e recebeu 55 prêmios. Entre seus parceiros, estão Chico César, Braulio Tavares e Paulo César Pinheiro. Além do show, a companhia vai falar um pouco sobre seus métodos, técnicas e processos criativos em três encontros gratuitos, que serão transmitidos pelo Sympla nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro.

DESANCORA Show com a Barca dos Corações Partidos 20 de fevereiro, às 20h Transmissão pelo YouTube.com/Barcadoscoracoespartidos e também nos canais da Sarau Agência e do Teatro Riachuelo Músico convidado: Rick de La Torre (bateria) Participação especial: Lucas dos Prazeres Encontros com a Barca 12/02 (sexta): A arte do ator - Com Eduardo Rios e Fabio Enriquez. 13/02 (sábado): Composição e direção musical - Com Alfredo Del-Penho, Beto Lemos e Renato Luciano. 14/02 (domingo): A voz e a cena - Com Adrén Alves e Ricca Barros. Sempre às 20h. Gratuito. Na plataforma Sympla. DESANCORA - Ingresso Consciente Cada espectador faz a colaboração da forma que puder. DESANCORA foi contemplado no edital emergencial da lei Aldir Blanc e o valor arrecadado com seu ingresso consciente ajuda não somente os integrantes da Barca, mas também a enorme cadeia produtiva que é necessária para colocar um projeto cultural em pé. São produtores, técnicos, criadores, equipe de transmissão, entre muitos outros profissionais que estão há meses com seus trabalhos interrompidos pela pandemia. O espetáculo será acessível e gratuito a todos, mas quem puder, faça uma colaboração consciente.

Lá vem a Barca novamente! TRANSMISSÃO YouTube.com/Barcadoscoracoespartidos Youtube.com/sarauagencia Youtube.com/teatroriachuelorio

Backstage Musical © 2017 - Todos os direitos reservados.