LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

Entenda O Fenômeno dos Musicais nos Serviços de Streaming


Já faz mais de dois meses da estreia do pro shot de Hamilton no Disney+, e o espetáculo continua sendo o assunto. Toda essa comoção só poderia resultar em frutos positivos para os fãs de teatro musical, que estão presenciando, em pouquíssimo tempo, cada vez mais serviços de streaming apostando gravações de espetáculos.

Tal movimento não é nem um pouco surpreendente, visto que foi o musical de Lin Manuel Miranda sempre arrastou multidões que disputavam os tão concorridos (e caros) ingressos. Hamilton foi um dos principais responsáveis pelo estouro da plataforma, atingindo números absurdos, sendo que 37,1% dos assinantes do serviço já assistiram o espetáculo, segundo dados da 7Park Data.

O sucesso de ‘Hamilton’ trará uma série de desdobramentos, um deles é o pro shot de Aladdin, que tinha estreia prevista a princípio para a o mês de julho, antes de decidirem lançar Hamilton nesta data. O espetáculo foi gravado em Londres, antes de encerrar sua temporada, e contou com um elenco de atores convidados, de produções pelo mundo todo. O único nome confirmado até o momento foi do Trevor Dion Nicholas, que interpretou o Gênio tanto na montagem da Broadway, quanto na de Londres.

Vale lembrar, também, que Aladdin não foi a primeira vez que a Disney apostou em filmar a versão de palco de um de seus musicais. Em 2017, a Disney filmou a versão da turnê norte americana de Newsies, com a participação especial de membros do elenco original da Broadway, como Jeremy Jordan e Kara Lindsay. Essa gravação soma-se atualmente a lista de musicais disponíveis no Disney+. Após o sucesso com ‘Hamilton’ e, vislumbrando um futuro com ‘Aladdin’, o serviço de streaming do Mickey segue firme com várias apostas pra agradar os fãs de musicais que você pode conferir nessa matéria.

Já a Netflix também não pretende ficar para trás, com o anúncio de que irá disponibilizar o musical biográfico Diana antes mesmo de sua estreia na Broadway! O musical que teve sua estreia adiada por conta da pandemia poderá ser visto por milhares de pessoas antes mesmo de ele ser visto presencialmente. A ideia da Netflix em comprar o título vem como conteúdo extra pra os fãs da série “The Crown”, assim como outros conteúdos relacionados a essa temática.

Além das gravações de palco, a Netflix ainda aposta em filmes musicais originais, como a versão cinematográfica de The Prom dirigida por Ryan Murphy, prevista para estrear ainda esse ano. O musical, que estreou na Broadway em outubro de 2018, não sustentou nem um ano em cartaz, mas ainda sim, atraiu o interesse da plataforma de streaming.

O outro musical também a caminho de ganhar sua versão cinematográfica pela Netflix é Tick Tick Boom, o Off-Broadway de Jonathan Larson, que será dirigido por ninguém mais, ninguém menos que Lin-Manuel Miranda, e já tem Andrew Garfield confirmado no elenco.

No final da década passada, vivemos o movimento dos chamados Musical LIVE: refilmagens de filmes musicais ao vivo (ou parcialmente ao vivo) em diversos canais com a FOX e NBC: Surgiram produções louváveis como Grease, Hairspray, Jesus Christ Super Star, Peter Pan, The Sound of Music, Rocky Horror Picture Show e A Christmas Story. Entre filmes em produção e lives, a tendência dessa nova década está trazer ao público o consumo a experiência do teatro no conforto da sua casa, quer seja durante o distanciamento social e pandemia ou não.

Seja porque os serviços de streaming querem atingir o público fã de teatro musical ou apenas uma onda temporária, o fato é que o pro-shots estão se tornando um produto pra serem consumidos de forma mais ampla e não tem como não se animar com isso!