LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

Conheça o projeto "Artistinha Solidário", de Erin Borges


Desde meados de 2018, com o revival de "A Noviça Rebelde", no Teatro Renault, o público dos musicais vem cada vez mais se surpreendendo e se emocionando com o talento dos artistas mirins, que apesar da pouca idade já mostram todo seu amor e dedicação pela arte quando estão no palco, mas essa paixão é tão grande que vai além de qualquer teatro. A atriz mirim Erin Borges, que já participou de espetáculos musicais, é idealizadora do projeto "Artistinha Solidário", no qual possibilita o acesso à cultura e formação artística para crianças que vivem em situação de vulnerabilidade.


"Artistinha Solidário" é uma campanha de voluntariado educativo que reúne artistas mirins que querem apoiar o sonho de outras crianças de se tornarem artistas. Nesta época de pandemia os artistinhas do projeto compartilham arte, empatia, conhecimento e tempo por meio de inúmeras iniciativas de voluntariado digital realizadas diariamente ao vivo, nas redes sociais, através de lives de contação de histórias, campanhas contra o Covid 19, entrevistas com profissionais do meio, aulas abertas de dança e alongamento, declamação de cordel e shows de talentos, levando conteúdos alegres, descontraídos e educativos indicados para o público infanto-juvenil. Paralelamente, o "Artistinha Solidario" levou o primeiro curso de ballet comunitário online para crianças da comunidade de Eldorado em Diadema em parceria com a Rede Cultural Beija-Flor.


O projeto, que nasceu em 2019 por iniciativa da jovem artista Erin, que começou quando ela foi assistir um espetáculo de dança de uma associação cultural comunitária, que os pais tinham ajudado a elaborar. O espetáculo, protagonizado por crianças e jovens, estava lindo, mas a ausência das modalidades de dança que ela conhecia a fez questionar se eles sabiam também dançar ballet, jazz ou sapatear. Ao saber que os jovens da comunidade não tinham como fazer aquilo que ela tanto amava devido a falta de dinheiro para sapatilhas, collants, sapatos de sapateados e professores qualificados nessas áreas, Erin decidiu que ela e as suas amigas de teatro musical poderiam fazer algo para mudar a situação. Hoje o "Artistinha Solidário" já reúne mais de 50 famílias de artistas mirins e profissionais que compartilham o mesmo propósito: levar cultura e formação artística para crianças que vivem em condições de vulnerabilidade.


A instituição apoiada é a Rede Cultural Beija-Flor, uma organização sem fins lucrativos com uma trajetória de mais de 27 anos de atuação na comunidade de Eldorado, Diadema. Em 2019, produziu sua primeira produção cultural, incentivada pela lei Rouanet, o espetáculo ”Tribais”, que inspirou a pequena artista e o começo da trajetória do "Artistinha Solidário". Com a ajuda dos Artistinhas, foram arrecadaos materiais como collants, sapatilhas e sapatos de sapateado para os jovens atendidos pela instituição.


Devido à pandemia e a paralisação das atividades culturais, o "Artistinha Solidário" passou a investir no voluntariado digital, com campanhas de vídeo de sensibilização contra o coronavírus e uma programação de mais de 20 horas de lives por semana no Instagram. Todos os dias, de segunda a domingo, tem um plantão de Artistinhas de todos os cantos do Brasil realizando lives como CONTANDO HISTORIAS, que incentiva a leitura, e ARTISTINHA FIT, pensada para movimentar as tardes das crianças, bem como lives de entrevistas aos protagonistas da cena de teatro musical brasileira.


Além de idealizadora do projeto, Erin também colabora com quatro tipos de lives, sendo eles: ‘Artistinha Fit’, uma série de tutoriais de dança, onde Erin, acompanhada de Olivia Peralta, ensina coreografias conhecidas de filmes e espetáculos; ‘#SEMFILTRO’, série de lives na qual entrevista artistas mirins, protagonistas da cena artística brasileira; ‘Contando Histórias’, que incentiva jovens à leitura, na qual, atualmente acompanhada de Ana Bezson e Rhaissa Bertalia a Erin leva o leitor no mundo da saga Harry Potter; e ‘Cantastorie’, uma contação de histórias para crianças, que atriz ítalo brasileira realiza em italiano.


Qualquer artista mirim profissional ou em formação, pode apoiar o AS com doações de materiais de ensaios novos ou usados, desde que estejam em boas condições! Para mais informações sobre o projeto siga o perfil no Instagram @artistinhasolidario ou envie um e-mail para artistinhasolidario@gmail.com


Backstage Musical © 2017 - Todos os direitos reservados.