Entrevista: Glaucia da Fonseca fala sobre nova escola de artes totalmente online

10/6/2020

 

Glaucia da Fonseca é diretora, coreógrafa e produtora, já integrou a equipe criativa de mais de vinte grandes produções, como "O Despertar da Primavera", "A Noviça Rebelde", "Sunset Boulevard", "Cantando na Chuva", "Um Violinista no Telhado", "Pippin", entre outros. Como bailarina, integrou os elencos de "A Bela e a Fera" e "Chicago". Além disso, Glaucia tem uma vasta experiência em seus cursos de teatro musical, principalmente para o público infanto-juvenil, sendo uma renomada profissional também nessa área. 

 

Com a atual situação da quarentena, devido a pandemia de COVID-19, Glaucia precisou inovar para seguir com as aulas e, ao lado dos sócios Aurora Dias (curadoria), Rafael de Castro (TI) e Diego Esteves (Marketing Digital), ela criou a NEON - Nova Escola Online de Artes, uma plataforma com conteúdo educativo 100% online. 

 

A estreia da plataforma se de com o Curso Prático Online de Teatro Musical, ministrado por Glaucia e Aurora Dias. Para saber mais sobre todos os detalhes, o Backstage Musical bateu um papo com a idealizadora do projeto e a entrevista completa você confere agora:

 

1. Como surgiu a ideia de criar uma plataforma totalmente online e voltada para as artes?
A  NEON - Nova Escola Online de Artes, surgiu da ideia de juntar artistas que, como nós, não encontravam ferramentas online e o suporte necessário para o ensino e aprendizagem de arte nesse formato Assim, projetamos um ambiente que promove a aproximação do artista orientador (professores) e seu conteúdo ao aluno, com objetivo de compartilhar e educar através da arte e ser um local de apoio a sobrevivência necessária da arte e cultura.

 

2. A NEON é mais voltada para o teatro musical ou para artes em geral?
A NEON é voltada para artes em geral. Buscamos diferentes cursos e professores no sentido de oferecer a diversidade que a arte pede. Mas, como amantes do Teatro Musical, nosso curso de estreia é Pratica Online de Teatro Musical, ministrado por mim e Aurora Dias. Adaptamos exercícios práticos ao modo online. Um grande desafio, mas seguimos bastante felizes com o resultado.

 

3  Você considera essa uma experiência muito desafiadora, uma vez que o teatro é construído principalmente pela presença fisíca? 
Sim, muito!! Teatro é a arte da troca, e estamos aprendendo um novo jeito de promover essa troca. A aula online nunca substituirá a aula presencial, porém promove uma aproximação de artistas que, em um ambiente presencial, não teriam oportunidade de encontro. Estamos aprendendo novas maneiras de fazer arte.


4. O que os alunos podem esperar da NEON?
A NEON é uma plataforma que disponibilizará cursos nos formatos de aulas regulares online (cursos contínuos individuais ou em pequenos grupos), videoconferência (cursos livres com a presença de um ou mais professores em sala) ou através de streaming (aulas gravadas de acesso imediato pelo aluno). Dança, canto, interpretação, musicalização, roteiro, dramaturgia, produção, artes plásticas são algumas das áreas que estarão disponíveis nesses formatos. O aluno ainda contará com materiais didáticos extras, aulas bônus e o clube NEON, com aulas exclusivas e descontos cumulativos. 


5. Como os professores podem fazer parte da plataforma?
Basta entrar em contato conosco através do nosso email curadoria@neonartes.com.br. Estamos abertos a ideias e a novas parcerias.

 

6. Diante do atual cenário da cultura no país, devido a pandemia, as aulas e cursos online vem ganhando cada vez mais força. Como profissional que trabalha no meio artístico há anos, como você vê essa forma de adaptação?
No início fui bastante contraria a ideia de aulas online. Mas o tempo foi passando e a adaptação se fez de modo natural. Ao invés de criticar por tudo ter que ser feito para uma tela, eu investiguei possibilidades para essa tela. Diferentes formas de uso da tecnologia a serviço da arte. O mesmo com relação a distância física entre eu e o aluno que inicialmente era para mim bastante triste. No segundo momento eu  festejei porque essa distancia foi o que me ajudou a atingir alunos que realmente estão distantes, em outros estados e até fora do Brasil.


7. Você pretende dar continuidade para a NEON quando a quarentena acabar e torná-la uma escola de artes online permanente?
Sim, a NEON continua quando esse período acabar. Estamos muito felizes com os encontros que a plataforma tem proporcionado e acreditamos na adaptação de conteúdos para modo online.

 

A NEON oferece certificados e suporte online para os alunos. Para saber mais, ACESSE O SITE DA NEON CLICANDO AQUI.

Please reload