top of page
LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

#ENTREVISTA: Anderson Bueno, visagista de Hebe, o Musical


Se você assistiu “Hebe, o musical”, com certeza o primeiro ato, todo em preto e branco, chamou sua atenção e te fez ter a impressão de estar assistindo uma grande TV antiga. O responsável por esse incrível efeito é o maquiador Anderson Bueno, que assina o visagismo do espetáculo. Com quase 26 anos de carreira e 18 anos no meio do teatro musical, Anderson já foi o vencedor de diversos prêmios, como o “PRÊMIO ARTE QUALIDADE BRASIL 2016”, pelo espetáculo “Uma Luz Cor de Luar”, “PRÊMIO ARTE QUALIDADE BRASIL 2015”, pelo espetáculo “Frida Y Diego”, “TOP BRAZIL QUALITY AWARD 2013”, destaque de Melhor Maquiador do Ano, “PRÊMIO CENYMS 2013”, pelo musical “A Princesinha”, “PRÊMIO CABELOS & CIA 2012” de Melhor Maquiador em Artes Cênicas e “PRÊMIO AVON DE MAQUIAGEM 2010”, pelo musical "A Gaiola Das Loucas".


O Backstage Musical conversou com ele a respeito desse lindo trabalho, confiram:


BM: Atualmente, você é o responsável pelo visagismo do musical Hebe, onde o elenco aparece em branco e preto, no primeiro ato. Como foi o processo de criação desse visual? Quais cuidados você tomou para que o efeito causasse no público a sensação de estar realmente assistindo a TV em preto e branco?

AB: Originalmente a ideia é do nosso diretor, Miguel Falabella, que propôs o PB para a cena, mas maquia-los de branco daria um aspecto muito "clownesco". Sugeri a ele que eles fossem mais acinzentados, como nas fotos em PB ou filmes antigos, onde os tons de pele variam de cinza claro á escuro, com leve tom cintilante em alguns casos.

Fiz 4 diferentes testes de maquiagem, cada um usando produtos de marcas de fácil acesso e que tivessem linha de maquiagem teatral/artística. A que melhor nos atendeu, dando o efeito que queríamos foi o #DuoCake da VULT, que era bem sequinho, não deixando a pele oleosa e principalmente não saia com facilidade.

O nosso próximo desafio era conseguir os produtos na quantidade necessária e ensinar os atores a produzirem suas bases no tom cinza. Por sorte, numa conversa com um dos donos da marca, ele adorou a ideia e abraçou o espetáculo, nos fornecendo toda a linha de produtos que precisávamos para o elenco e principalmente produzindo com exclusividade o Duo Cake na cor cinza.


BM: Houve um trabalho em parceria com os responsáveis pela iluminação também, ou são departamentos completamente separados?

AB: São departamentos separados, mas que trabalhando em harmonia, são o acabamento e efeito especial ao espetáculo. Eu não sei trabalhar sem me comunicar com eles, que me dão muita munição para o estilo e efeitos das caracterizações.


BM: Quanto tempo, em média, demora o processo de maquiagem do elenco?

AB: Agora que eles já estão mais seguros, uns 20 a 30 minutos, mais ou menos.


BM: Você já trabalhou em outros musicais, acha que Hebe é o seu maior desafio?

AB: Está entre os maiores!


BM: Pela primeira vez, o Prêmio Bibi Ferreira 2017 teve a categoria “Melhor Visagismo”, como é pra você ver essa área ser cada vez mais reconhecida? Acha que em 2018 “Hebe, o Musical” pode estar concorrendo?

AB: Eu fico muito feliz que os PRÊMIOS, não só o Bibi, venham reconhecendo a categoria de visagismo como uma categoria importante dentro dos criativos. Tira a maquiagem do Fantasma, tira a maquiagem da Elphaba... A caracterização/visagismo, é a lapidação daquele personagem que está sendo representado. Claro que o ator não pode se apoiar apenas numa boa caracterização, num bom figurino... Ele tem de saber vestir estes artifícios para que seu trabalho seja ainda mais percebido.

O espetáculo "Frida y Diego" está entre os trabalhos de Anderson no teatro.

Ele também foi o responsável pelo visagismo do musical "Uma Luz Cor de Luar"

BM: Sobre os seus trabalhos anteriores, teve algum que você considera o mais especial?

AB: Todos eles foram especiais de alguma maneira, mas sempre digo que "Vítor ou Vitória" foi meu divisor de águas! Quem assinava o visagismo era o Fabio Namatame e eu executava a maquiagem.


BM: Você é muito fã de musicais? Tem algum específico, que você gostaria muito de trabalhar?

AB: Eu me tornei muito fã! Eu tive o prazer de fazer o "Fantasma da Ópera", que pra mim é o musical dos musicais. "Wicked" também é ianque, eu amo! Não me envolvi, mas fiquei amigo do Joe Dulude, caracterizador do espetáculo.

Atualmente não tem nenhum que me chame mais a atenção do que o HEBE! Rs

Ando tão encantado e feliz com o resultado que se eu morrer hoje, morro feliz, muito feliz com o resultado alcançado e com a repercussão das caracterizações.


Anderson e a atriz Débora Reis, no primeiro teste de caracterização para o musical.

O teste de caracterização aconteceu na casa da própria Hebe Camargo.

Se você ainda não assistiu “Hebe, o Musical”, corra! O espetáculo fica em cartaz até o dia 1 de abril, no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo. Sessões de quinta e sexta ás 21h, sábado ás 17h e 21h e domingo às 18h.


bottom of page