10 Músicas da Disney que, com certeza, você já cantou

 

Os filmes musicais da Disney são, sem dúvidas, uma as coisas mais marcantes na infância de muita gente e podem até ser considerados os grandes responsáveis por nos fazer amar os musicais, hoje em dia. Afinal, quem é que não fica ansioso para a estreia de um novo e ouve a trilha sonora loucamente, já imaginando a hora de poder cantar junto no cinema?


Pensando nisso, o Backstage Musical fez uma lista com as 10 músicas que, provavelmente, alguma vez na vida você já cantou e, provavelmente também, você sabe todas elas decoradas.

 

#1 Hakuna Matata , de 'O Rei Leão'


Dono da abertura mais emocionante de toda a história do cinema de animação, ‘O Rei Leão’ é um clássico atemporal. Com uma história linda sobre família, coragem e amizade, não há como não se encantar com a jornada do jovem leão Simba, isso tudo embalado por uma trilha sonora arrebatadora de Sir Elton John e Tim Rice. 


Com personagens carismáticos, cada canção do filme tem seu toque especial, mas sem dúvida a canção tema de toda uma geração está centralizada em “Hakuna Matata”: Duas palavrinhas quase mágicas, que significam “sem problemas”. Um estilo de vida inventado por Timão e Pumba, no filme “O Rei Leão”. Uma coisa que é linda de dizer que nos faz os problemas esquecer.

 

 

 

#2 Amigo Estou Aqui/ You've Got a Friend in Me, de 'Toy Spory' 

 

O filme que marcou a história do cinema de animação, sendo o 1º filme totalmente feito por computação gráfica, também, marcou a história de muita gente por suas canções. "Amigo Estou Aqui" é um lindo hino sobre a amizade que acabou se tornando o tema do filme e suas sequências para o cinema e TV. Com uma mensagem muito bonita, a letra é daquelas que quanto mais analisamos, mais nos identificamos com ela.

 

 

 

#3 Um Mundo Ideal/A Whole New World , de 'Aladdin'

 

Atualmente um dos grandes sucessos da Broadway, 'Aladdin' é um dos grandes hits responsável pelo renascimento dos estúdios Disney na década de 1990. O longa estreou em 1992 e foi bastante elogiado e recebeu 5 indicações ao Oscar, recebendo duas estatuetas: "Melhor Trilha Original" e "Melhor Canção Original" para o tema romântico de Aladdin e Jasmine, "A Whole New World".

 

Composta por Alan Menken (música) e Tim Rice (letra), a canção acontece num momento crucial no filme onde Jasmine de fato passa confiar em Aladin. Uma cena bonita, ilustrada por um lindo passeio em um tapete, não há quem não tenha sonhado em voar de maneira tão mágica. Um lindo dueto para embalar romance ou simplesmente para cantarolar no chuveiro.

 

 

 

#4 Cores do Vento/Colors of the Wind , de 'Pocahontas'

 

Continuando com as trilhas sonoras de sucesso do compositor Alan Menken, temos também a empolgante trilha de 'Pocahontas'. Composta em parceria com Stephen Schwartz ('Wicked', 'Godspell'), o filme também ganhou os mesmos Oscar que ‘Aladdin’, e a canção premiada foi "Cores do Vento", grande destaque do filme.

 

Uma cena linda, colorida, em que a índia americana convence o jovem desbravador inglês John Smith a entender a Terra como sua casa e cuidar dela. Aqui no Brasil, uma versão pós-créditos foi gravada pela cantora Daniela Mercury e assim, a música se tornou muito pedida nas rádios. Com certeza, você já quis jogar seus cabelos ao vento de maneira plena assim como Pocahontas...

 

 

 

#5 Sentimentos São/Beauty and the Beast , de 'A Bela e a Fera'

 

Mais uma vez estamos falando de um sucesso composto por Alan Menken/Música vencedora do Oscar: A cena clássica da Disney, em que a Bela e a Fera dançam juntos no salão do castelo, até hoje serve de inspiração para festas de quinze anos, casamentos, ensaios fotográficos e muito mais.

 

O filme, recentemente relançado na versão live action, conta com outras canções marcantes também, como “Seja Nossa Convidada” e "Belle", ambas indicadas ao Oscar, a canção tema de Gaston, o dueto em "Alguma Coisa Aconteceu" e se juntarmos as músicas exclusivas do musical da Broadway e as do live action a lista segue com lindas canções.

 

 


#6 Homem Ser/ I'll Make a Man Out of You, de 'Mulan'


Provavelmente a letra dessa música deu um nó na sua cabeça e te fez confundir a letra com “vou vencer”. A música do filme Mulan, lançado em 1998, mostra um pouco da rotina do disfarce da jovem que, para proteger seu pai, se veste de homem e se junta ao exercito no lugar dele, para defender a China. Cantada pelo capitão do exército (Li Shang), vemos o esforço em transformar os recrutas em valentes soldados. Pensando bem, até que a letra certa faz bem mais sentido, não é?


Um detalhe: A voz cantada de Li Shang é de ator Cláudio Galvan que nos palcos deu vida ao Tio Fester (A Família Addams), Zazu (O Rei Leão) e Biscoito McGee (Antes Tarde do que Nunca).

 

 

 

#7 Parte do Seu Mundo/Part of Your World, de 'A Pequena Sereia' 


A curiosidade da princesa Ariel, de 'A Pequena Sereia', para o mundo dos humanos era tão grande que ela deseja com todas as forças ter pernas e pés para andar por aí (ou seria por aqui?). O filme lançado em 1989 é o grande abre alas de uma geração que foi apaixonada pelas animações Disney e, consequentemente por suas canções. Nem precisa mencionar o que as canções do filme (compostas por Alan Menken e Howard Ashman) também levou aquela dobradinha Melhor Trilha Sonora/Melhor Canção Original né?

 

Em 1999 o filme foi redublado aqui no Brasil e com isso, as músicas ganharam novas versões, com ninguém mais, ninguém menos que Kiara Sasso, dublando a voz cantada de Ariel.

 

 


#8 Eu Vou/Heigh Ho , de 'Branca de Neve e os Sete Anões' 

 

Mesmo que você nunca tenha assistido ao clássico da princesa de pela Branca como a Neve, com certeza você já ouviu e já cantou a música dos anões. Até uma versão em funk já foi feita, o que acabou rendendo para a funkeira Tati Zaqui, autora da música, a proibição de veiculação da música nas rádios, TVs e a retirada do clipe da internet. A empresa detentora dos direitos autorais da versão original, “Heigh Ho”, acusou a cantora de plágio. 


Problemas jurídicos a parte, a canção de trabalhos dos simpáticos anões se tornou um dos clássicos desse filme que revolucionou a história do cinema, da animação e dos musicais.

 

 

 

#9 Livre Estou/Let It Go , de 'Frozen'


Lançada em 2013, a animação das princesas Anna e Elsa foi sucesso absoluto de público e crítica e, antes mesmo de sua estreia nos cinemas, a trilha sonora já estava entre as mais pedidas nas rádios por conta da versão lançada por Demi Lovato. A música 'Livre Estou', cantada originalmente por Idina Menzel e, na versão brasileira, por Taryn Spilman, já deve ter ficado na sua cabeça por um bom tempo: É a mais nova da nossa lista, mas já se tornou um clássico da nova geração e ganhou o Oscar de 'Melhor Canção Original'.

 

 

 

#10 Como Vai Saber/ How Does She Know, de 'Encantada' 

 

Terminamos nossa lista com um filme que mistura animação com live action, sendo uma grande homenagem aos clássicos contos de fada já produzidos pelo estúdio. Obviamente, 'Encantada' se tornou um filme musical e quem assumiu a missão de dar voz à Giselle foi mais uma vez Alan Menken e Stephen Schwartz.

 

Se você já foi ao Central Park, é provável que sentiu muita vontade de fazer a Giselle e sair cantando no cenário original, onde tudo acontece. Interpretado por Amy Adams de forma cativante, essa cena é mais icônica do filme. Lançado em 2007, o filme é um prato cheio para os fãs de musicais, com cenas em que até a Broadway aparece.

 

 

 

Please reload