top of page
LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

Viagem Musical #1: Londres


A temporada de férias já pode até estar acabando, mas, se você estiver planejando uma viagem para os próximos meses, fique de olho na nossa nova coluna, a #ViagemMusical, onde traremos dicas especiais para você que quer sair para locais diferentes e ainda assim estar em contato com o mundo dos musicais, mencionando locações e lugares significativos para o mundo dos musicais.

E para começar, escolhemos logo o segundo maior centro de teatro musical do mundo: Londres. Além de uma infinidade de musicais em cartaz para assistir, a cidade também dispõe de inúmeras atrações turísticas, sendo que muitas delas marcaram o cenário de diversos musicais e filmes musicais.

Palácio de Buckingham

O Palácio é citado constantemente durante o espetáculo ‘My Fair Lady’, num primeiro momento, Alfred Doolittle cita ele apenas em uma piada que se repete ao longo do espetáculo. Mas o grande destaque vai para o final do primeiro ato, quando ocorre um baile lá, numa cena de tirar o fôlego. O Palácio não é aberto para visitação, mas é possível se encartar só com a parte externa, enquanto assiste a famosa troca de guardas, que ocorre todos os dias às 11h. Se programe para assistir a Troca da Guarda, é um espetáculo a parte!


Big Ben

Seguindo o roteiro, após a visita ao Palácio de Buckingham, ali pertinho, é possível conferir o que talvez seja ponto mais famoso se Londres: A torre do Big Ben. Para um louco por Disney, é impossível pensar no famoso relógio e não lembrar imediatamente da clássica cena do voo do Peter Pan junto das crianças Darling. Não só o filme, quanto o próprio livro onde foi inspirado, é extremamente marcado pela cidade como cenário. Consequentemente, tanto o filme, quanto a recente adaptação musical de ‘Finding Neverland’, que trata da história de J. Matthew Barrie, o escritor do clássico infantil, também deslumbra dos grandes cenários ingleses.

Estádio de Wembley

Você se lembra de onde o Queen escondeu o último instrumento musical que havia sobrado na face da terra, no musical ‘We Will Rock You’? Sim, foi no Estádio de Wembley. Galileo e Scaramouche fazem uma jornada até o local onde marcou um dos mais grandiosos shows da banda, na tentativa de salvar o rock. Além de shows e jogos, o maior estádio do Reino Unido também é aberto para visitação, onde é possível conhecer um pouco mais da interessante história do local.


Shakespeare's Globe

Logo no início de ‘Something Rotten’, durante a música "Welcome to the Renaissance”, é possível ver um grande anúncio frente a um teatro "World Premiere: Romeo and Juliet". Muitos afirmam que o teatro em questão é o famoso Shakespeare's Globe. No entanto, o teatro foi construído apenas em 1599 e o musical é datado em 1595. Impossível não notar as semelhanças do teatro com o cenário são grandes: Construído em associação com a Rainha Elizabeth, era a casa de espetáculos de Shakespeare. Recentemente reconstruído, o teatro exibe os grandes clássicos do escritor, mas para quem não tiver tempo de assistir uma peça, também tem a opção de visitação durante o dia, para conhecer o local e aprender um pouco mais da história de Will (para os íntimos).


St. James Street

Se estendendo do Picadilly até o Palácio St. James e o Pall Mall, a St. James Street é uma das ruas mais famosas de Londres e é citada no musical ‘Cats’ como o lugar onde mora Bustopher Jones. Pra quem não se lembra, o musical foi elaborado a partir da musicalização dos poemas contidos no livro “Old Possum's Book of Practical Cats” de TS Eliot, que criou o personagem como uma espécie de gato cavalheiro e dândi em referência ao grande número de clubes refinados para cavalheiros que havia na famosa rua durante a era Edwardiana.

Além da St. James Street, outros locais icônicos de Londres são citados em ‘Cats’, entre eles: Victoria Grove, Cornwall Gardens e Kensigton Square.


Cherry Tree Lane

Se você estava pensando em viver um pouco de mágica em Londres, a Cherry Tree Lane onde moram o Sr e Sra Banks não exite. O famoso endereço do filme ‘Mary Poppins’ é apenas um endereço fictício, aliás o filme todo foi filmado nos estúdios Disney em Burbank, Califórnia, mesmo a história se passando em Londres.

West End

Para fechar nosso Guia com chave de ouro, é claro que temos que falar do Circuito Teatral de Londres: A West End. Muito além de teatro, a “ponta oeste” da cidade recebe esse nome por estar situada a oeste da Charing Cross. Na West End estão localizados pontos turísticos, lojas, centros comerciais e restaurantes, mas para nós, os amantes do Teatro Musical o que importa são os espetáculos em cartaz: São mais de 35 teatros que compõem o circuito, somando mais de 41 000 assentos! Mas atenção, além de Musicais, estão também em cartaz no circuito Peças não musicais, Pantomimas e shows. Vale a pena se programar consultando o site para saber O Que Ver, Quando Ver e Quanto Custa Ver. Consultando horários, dias, preços é possível tirar o máximo de proveito de acordo com seu tempo de estadia e orçamento para a viagem. Logicamente, não para por aí. Londres é um dos cenários preferidos do teatro musical, e há ainda muito que se ver e impressionar além do que é mostrado nos palcos ou em filmes. Então se ainda não fez isso, coloque a cidade como prioridade na sua listinha de lugares para conhecer! Como uma vez foi dito: Não há lugar como Londres.

bottom of page