top of page
LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

Crazy Ex-Girlfriend: Referências além das Loucuras


Se você é um apaixonado por musicais e daqueles completamente viciados em Netflix, não há explicação nenhuma para você ainda não ter devorado pelo menos a primeira temporada da série ‘Crazy Ex-Girlfriend’. A série é uma comédia romântica, recheada de músicas incríveis com um humor maravilhoso. Uma série musical como nunca visto antes.

Rachel Bloom, além de ser uma das produtoras da série, também interpreta Rebecca, uma advogada bem sucedida que é infeliz com sua vida em Nova Iorque. Ao encontrar no meio da rua seu namorado de infância Josh, ela se vê novamente apaixonada e decide se mudar para a cidade natal dele - West Covina - onde, segundo ele, a vida é mais tranquila e as pessoas são mais felizes. Nessa cidade ela conhece Greg, interpretado por Santino Fontana, (conhecido do público por ter interpretado o príncipe Topher da Cinderella na Broadway em 2013), um bartender que se apaixona por Rebecca, mas é o tempo todo ignorado. Lá ela também conhece Paula, que se torna sua melhor amiga, que trabalha com ela e faz de tudo para que sua história de amor dê certo com Josh, que está num relacionamento sério, de anos, com Valencia.

A série também presenteia os fãs de teatro musical brasileiro com o poderoso time de dubladores. A começar pela própria Rebecca, que é dublada nas músicas por uma diva a altura de Rachel Bloom, a eterna Evita brasileira, Paula Capovilla, que faz com que as músicas se tornem tão boas quanto as originais, se não melhores. No time ainda se acrescenta Thiago Machado cantando as canções de Josh e Fred Silveira arrasando em músicas como “Settle for Me”, e “I Gave You a UTI ”, no papel de Greg. Vale a pena assistir a série dublada pelo Netflix!

E não fica por aí, as referências musicais que a gente encontra enquanto assistimos vão longe, desde "Mama I'm a Big Girl Now" de Hairspray em "Feelin' Kinda Naughty " utilizando, na mesma música, um clipe inspirado no de "I Kissed a Girl ", da Katy Perry, até, sendo possível encontrar, no decorrer da série, os mais clássicos musicais.


O primeiro número da série é logo grande chegada de Rebecca em West Covina, onde toda a série se desenrola, e claro que não poderia deixar de ser compara com a chegada de Eva Peron em Buenos Aires, uma das cenas mais marcantes do musical Evita. O resultado disso foi a cena “West Covina (Song)”, que remete, em diversos momentos, a esse grande momento do clássico musical de Andrew Lloyd Webber.



Um dos números mais encantadores da série é quando Greg tenta convencer Rebecca a dar uma chance a ele, durante a música “Settle for Me”. A cena foi inspirada na clássica canção de Cole Porter “Night and Day”, do filme musical ‘The Gay Divorcee’, com Fred Astaire e Ginger Rogers, num belo cenário em preto e branco, elegantes figurinos no estilo dos anos 30, e uma música obedecendo a estilística do compositor. Se você comparar a cena de inspiração com a da série, a referência salta aos olhos.



Logo nos primeiros acordes de “Flooded with Justice“ os fãs de ‘Les Misérables’ já percebem algo familiar, e ao ouvir Do you hear... não há mais dúvidas. A semelhança é indiscutível, tanto a música quanto a cena, com uma grande marcha, junto de bandeiras vermelhas, em busca de justiça, é totalmente inspirada em "Do You Hear The People Sing " do Les Mis.




I'm The Villain In My Own Story” resgata a imagem caricata das grandes vilãs das histórias infantis. Além da caracterização de Rachel Boom em Rainha Má da Branca de Neve da Disney, e de menções de Hércules e Aladdin, teve uma vilã específica que foi homenageada: Ursula, da Pequena Sereia, onde seu solo, “Poor Unfurtunate Souls”, serviu de base para a criação da melodia da música.


Outro sucesso da Broadway que também teve seu espaço em ‘Crazy Ex-Girlfriend’ foi Dreamgirls. Ao embarcar em uma viagem ao lado de sua psicóloga, Rebecca acaba pegando do sono, e nele encontra as Dream Ghosts. Na dublagem brasileira ainda temos a oportunidade de ouvir a incrível Andrezza Massei arrasando nessa divertida música.


No final da primeira temporada podemos conferir um número brilhante onde Paula em um momento de estresse escancara tudo o que fez para ajudar Rebecca com seu amor por Josh. Na música “After Everything I Have Done For You” os fãs de Sondheim se divertem, a cena trás claras referências ao musical Gypsy, desde o vestido vermelho de amarrar o qual Paula usa, o cenário todo preto, até o letreiro ao fundo escrito "PAULA", uma referência aos delírios de Mamma Rose.



Ainda no mesmo episódio, o público é presenteado com uma participação toda especial de uma das maiores divas do teatro musical, Lea Salonga, famosa por suas performances como Éponine e Fantine em ‘Les Misérables, além de originar a Kim do espetáculo ‘Miss Saigon’. Em Crazy Ex Girlfriend ela interpreta a tia de Josh, a qual faz uma linda homenagem no casamento da irmã do jovem.

A segunda temporada começa logo homenageando o clássico da Disney ‘Branca de Neve e os Sete Anões’. Rondada árvores, flores e pássaros, e num adorável vestido marrom, Paula comemora finalmente ter decidido seguir seus sonhos e entrar numa faculdade de direito. Em ‘Maybe This Dream’, a personagem entra na pele de Branca, abusando do lírico, num estilo que remete às músicas mais clássicas do estúdio.



A inesquecível performance de Marilyn Monroe no filme 'Gentlemen Prefer Blondes', “Diamonds are a girl's best friend ”, também teve recebeu sua homenagem na série. Em “The Math of Love Triangles” Rebecca tenta achar uma resposta para seu problema, se deve escolher Josh ou Greg, mas só encontra soluções matemáticas.

E as referências não param por aí, são tantas que não tem como citar todas, ainda encontramos Spice Girls, na música “Friendtopia”, “My Way” de Frank Sinatra em “This Was A Shit Show”, marcando a despedida do personagem de Santino na série, e claro, a versão da incrível "Uptown Funk" de Mark Ronson e Bruno Mars, "So Maternal", entre tantas outras. Conte pra gente: qual foi a sua preferida? Tem alguma que você gostou e não foi citada?



bottom of page