"Gabriela, Um Musical" a jóia do teatro musical brasileiro

3/6/2016

Tolstói já dizia “canta tua aldeia e serás universal”. “Gabriela - Um Musical” canta o nordeste, canta o Brasil e encantará, com toda certeza, qualquer um que passar pelo Teatro Cetip a partir do dia 9 de junho. Saída das páginas do clássico romance de Jorge Amado ela conquistou o título de obra mais vezes traduzida, ganhou as telas com um filme e três novelas e agora, pela primeira vez, será vista no teatro musical. 


O consagrado diretor João Falcão (de Gonzagão - A Lenda) é o responsável pelo texto e direção do espetáculo, com o qual ele vem sonhando dirigir há 8 anos. “É algo que todo mundo já conhece. O desafio é justamente mostrar novos significados e novas ideias em torno da história. O romance tem um ponto fundamental, que é mostrar as transformações políticas e culturais da época através de uma história de amor e de uma personagem feminina. Gabriela é uma retirante, uma marginal, encontrada no mercado de escravos, e faz a diferença no contexto daquela época em Ilheus”, explica João.


O elenco, de 21 atores, que conta com nomes já conhecidos e consagrados do teatro musical, como Leo Bahia e Luciano Andrey, teve um período de ensaios marcado pela experimentação e também pela colaboração dos atores no processo criativo. Somente Daniela Blois sabia que a sua personagem seria Gabriela, mas todo o elenco foi descobrindo, junto com o diretor, as suas funções. O resultado é nítido: vemos em cena uma família. Uma família que conta a sua história, uma história do Brasil. 


A banda, de cinco músicos, desta vez está em cena o tempo todo e executa brilhantemente os sensíveis arranjos do diretor musical, Tó Brandileone, que teve como tarefa trazer para as canções a mistura cultural abordada na história de Gabriela. No espetáculo, ficam lado a lado canções clássicas de Dorival Caymmi, Milton Nascimento e até mesmo pérolas do pop de Arnaldo Antunes e Marisa Monte. E acaba se tornando impossível não falar de Ingrid Gaigher que garante um show à parte com a interpretação de “Rosa” do mestre Pixinguinha.


Com sensibilidade, jeitinho brasileiro, arranjos magníficos e uma releitura impecável “Gabriela - Um Musical” promete ser a joia do teatro musical brasileiro de 2016. Imperdível!

 


Serviço: 
Teatro Cetip - (Rua dos Coropés, 88 - Pinheiros)
Quintas e sextas, às 21h; sábados, às 17h e 21h e domingos às 18h

Ingressos online pelo site Tickets For Fun

 

 

Please reload