Musicais em Turnês: Do Eixo para Outros Palcos

14/4/2016

O ano de 2016 tem oferecido uma farta safra de musicais entrando em turnê. Após fazerem sucesso no eixo Rio-SP, grandes produções empacotam seus cenários, figurinos e aparatos técnicos e partem em busca de palcos ao longo do país para curtíssimas temporadas nas principais cidades do Brasil.


A prática das turnês ainda não é tão comum por aqui, afinal ainda são poucas as produções, que por uma série de limitações logísticas e financeiras, circulam com suas produções pelo país. Ainda estamos longe de um cenário como dos EUA, onde alguns espetáculos tem uma produção exclusiva em turnê (como “Wicked”; “Beauty and the Beast” e “The Phantom of The Opera”) que viaja de cidade em cidade ficando de quatro a seis semanas em média em cartaz. Outras produções, assim que saem da Broadway começam a excursionar, como foi o caso de “Cabaret” que nossa autora Pollyanna Leite conferiu em Chicago. 


A realidade do Brasil é mais parecida com esse último caso, e esse ano, um número significativo de produções está ganhando a estrada, um exemplo é o musical Raia 30 que celebra os trinta anos de carreira da atriz, cantora e bailarina Cláudia Raia. O musical estreou no segundo semestre de 2015 e fez temporadas bem sucedidas no Theatro NET SP e no Oi Casagrande no Rio de Janeiro. Com uma reunião de momentos dos musicais e outros trabalhos feitos pela atriz no cinema e televisão, o musical não se prende ao biográfico e é um grande show de celebração à perseverança de alguém que luta por um sonho. E já foram anunciadas as cidades que não fugirão da Raia nessa turnê: Fortaleza, Recife, Belo Horizonte e Salvador.

Algo interessante tem acontecido: Algumas produtoras têm resgatados seus musicais de sucesso para excursionar nesse ano, caso de Elis, A Musical, produção da Aventura Entretenimento. O musical estreou em 2013 e foi assistido por mais de 300 mil pessoas e passou por longas temporadas no Rio de Janeiro e São Paulo e turnê por quatro capitais (Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Porto Alegre), sendo muito aplaudido pelo público e reconhecido pela crítica: O musical foi contemplado com 3 prêmios Bibi Ferreira, além de outros prêmios de teatro. Com o intuito de ser um grande resgaste do talento e biografia artística da Pimentinha, a produção levou o público a um estado de fascinação total. De volta após um hiato, "Elis" passa por Porto Alegre, Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Campinas, Natal e Recife.

A Möeller & Botelho, também tem apostado em turnês pelo país. Em março, o espetáculo “Todos Os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos” fez temporada em Portugal e Belo Horizonte. Já o jukebox “Beatles Num Céu de Diamantes” passou por Florianópolis, Brasília e Goiânia. A peça é um dos clássicos do repertório da MB e começou sua turnê logo após encerrada a temporada no Teatro Leblon no Rio de Janeiro. O musical que faz um passeio pela obra do quarteto de Liverpool, resgatando sucessos como “Lucy in the Sky with Diamonds”; “Yesterday”; “Hey Jude”; “Let it Be” e “Strawberry Fields Forever”. O musical ainda passará por outras cidades como Belo Horizonte, Curitiba e Campo Grande, as datas ainda não foram anunciadas. A produtora ainda anunciou que pretende levar outra turnê de “Milton Nascimento – Nada Será Como Antes” para os principais palcos do Brasil. Em 2014, o musical fez uma pequena turnê em três cidades mineiras, e até então não foram anunciadas quando e em quais cidades essa nova turnê passará. 

Outra produtora que está apostando em turnê é a Sarau Agência de Cultura. Dirigida por Andréa Alves, “Gonzagão, A Lenda” entrará novamente em turnê e passará por Curitiba, Porto Alegre, Goiânia e Belo Horizonte. Dotado de um regionalismo bem característico, o musical não tem intenções biográficas, mas faz um grande tributo a Luiz Gonzaga, o grande Rei do Baião, impressionando ao público pela excelência do elenco dirigido por João Falcão. "Gonzagão" não está em turnê pela primeira vez: Desde sua estreia, o musical já percorreu diversas cidades, fez apresentações gratuitas, sempre conquistando o público. No ano passado, o musical percorreu em turnê conjunta com outro musical do repertório da produtora, “Ópera do Malandro”, também dirigida por João Falcão.

A Turbilhão de Idéias, por outro lado, já prepara-se para atingir uma marca até então não registrada no Teatro Musical Brasileiro: Apresentar um musical em todos os estados e a produçao escolhida para a empreitada foi Cássia Eller, O Musical. Estrelado por Tacy Campos, que tem impressionado a platéia pela semelhança física e vocal com Cássia, a peça faz um resgate biográfico sobre a infância, conflitos, relacionamentos e carreira da artista. O musical já está em cartaz há quase dois anos e acabou de finalizar sua terceira temporada no Rio de Janeiro e já se apresentou em 11 estados em outros momentos em que saiu em turnê. Ainda sem datas definidas, a turnê já deve iniciar os trabalhos em Goiânia ainda no mês de abril.

A expectativa agora é que as produções que estão atualmente em cartaz também circulem pelo país. Leandro Luna, diretor a frente da Néctar Cultural já declarou que está em fase de negociação para que “Meu Amigo Charlie Brown” circule por algumas capitais como Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Natal, Recife, Fortaleza e Aracaju . Há rumores também de que outro sucesso da temporada paulista, “O Musical Mamonas”, viaje pelo país trazendo o aclamado tributo à banda de Guarulhos para conhecimento de um público ainda maior. Que assim seja! Fique de olho no Backstage Musical para ficar sempre por dentro das turnês e outras notícias sobre o Teatro Musical Brasileiro.

SERVIÇO
ELIS, A MUSICAL
Ribeirão Preto 

Sessões: 8 de Abril, sexta-feira às 20h30’
Centro de Eventos Ribeirão Shopping ( Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540 - Jardim Califórnia - Ribeirão Preto – SP)
Vendas online pelo site Ingresso Rápido


Belo Horizonte
15, 16 e 17 de Abril
Sexta e Sábado às 21h e Domingo às 19h
Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro - Belo Horizonte/MG)
Vendas online pelo site Ingresso.com 


Porto Alegre
22, 23 e 24 de Abril
Sexta e Sábado às 21h e Domingo às 19h
Teatro do SESI (Avenida Assis Brasil, 8787 - Sarandi
Porto Alegre - RS)
Vendas online pelo site Ingresso Rápido


Campinas
28 e 29 de Abril
Quinta e Sexta-feira às 20h
RED Eventos (Avenida Antarctica, 1530 )
Vendas online pelo site Guichê Web 
_____________________________________
RAIA 30
Recife 
Sessões: 16 e 17 de Abril
Sábado às 17h30 e 21h | Domingo às 18h
Teatro Guararapes (Av. Professor Andrade Bezerra, s/n. Salgadinho - Olinda - PE)
Vendas online pelo site Compre Ingressos


Salvador
Sessões: 22, 23 e 24 de Abril
Sexta-feira e Sábado às 21h| Domingo às 20h
Teatro Castro Alves (Praça Dois de Julho, s/n. Campo Grande – Salvador - BA)
Vendas online pelo site Ingresso Rápido


Fortaleza
Sessões: 29 e 30 de Abril e 1º de Maio
Sexta-feira e Sábado às 21h| Domingo às 20h
Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500, Centro – Fortaleza - CE)
Vendas online pelo site Ingresso Rápido


Belo Horizonte
Sessões: 06, 07 e 08 de Maio
Sexta-feira e Sábado às 21h| Domingo às 20h
SESC Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro - Belo Horizonte/MG)
Vendas online pelo site Ingresso.com

_____________________________________

MEU AMIGO CHARLIE BROWN 
Salvador 
Sessões: 28 e 29 de Maio
Sábado às 20h| Domingo às 17h
Teatro Castro Alves (Praça Dois de Julho, s/n. Campo Grande – Salvador - BA)
Vendas online pelo site Ingresso Rápido

_____________________________________

BEATLES NUM CÉU DE DIAMANTES

Belo Horizonte
Sessões: 30 de Abril e 1º de Maio
Cine Theatro Brasil Vallourec ( Av. Amazonas, 315 – Centro)
Sábado às 18h e 21h, Domingo às 19h
Vendas online pelo site Compre Ingressos

 

Porto Alegre
Sessões: 7 e 8 de Maio
Teatro CIEE (R. Dom Pedro II, 861 - Higienópolis, Porto Alegre - RS)
Sábado às 18h e 21h, Domingo às 17h e 20h
Vendas online pelo site Ingresso Rápido

_____________________________________

CÁSSIA ELLER, O MUSICAL

Goiânia
Sessões: 15 a 17 de Abril
Teatro do SESI (Av, Joao Leite, 1013 – Santa Genoveva)
Sexta 21h, Sábado as 17h e 21h, Domingo as 19h
Vendas online pelo site Compre Ingressos

Please reload