A paleta de talentos Nando Pradho

7/3/2016

 

Conhecido com um dos grandes nomes do Teatro Musical Brasileiro, Nando Pradho já protagonizou grandes produções como ‘Chicago’ (2004), O Fantasma da Ópera’ (2005), ’Miss Saigon’ (2007) e ‘Jekyll and Hyde - O Médico e o Monstro’ (2010). Atualmente investe em sua carreira solo, na produção de seu primeiro CD. O Backstage Musical entrevistou o artista para saber um pouco mais sobre a vasta carreira de Nando, que inclui além do teatro musical, a TV, música e as artes plásticas.


A carreira de Nando começou ainda jovem com a música, aos 14 anos de idade já lecionava saxofone, e aos 17 anos participava como vocalista de uma banda. O teatro veio mais tarde, quando viu a necessidade de melhorar sua interpretação como cantor. Quando a banda acabou, sua cabeça já estava em outro lugar. “Assisti meu primeiro musical: ‘Rent”. Enlouqueci e comecei a prestar audições. Por sorte já havia estudado teatro e na primeira oportunidade passei para a ‘Ópera do malandro’ dirigida por Gabriel Vilella." como relembra o ator.


Entre grandes produções que o ator participou, a mais marcante foi ‘Jekyll e Hyde – O Médico e o Monstro’, musical de Frank Wildhorn, Leslie Bricusse e Steve Cuden, inspirado no clássico da literatura de Robert Louis Stevenson. No musical produzido pela Kabuki Produções em 2010, Nando tinha que se dividir em dois, ao interpretar o renomado Dr.Jekyll e seu alter ego do mal, Hyde, sendo que o papel é considerado um dos mais complexos e difíceis personagens do teatro musical. “Foi o que mais deixou saudade. Era o papel que mais me exigia fisicamente, vocalmente e como ator. Adoro trabalhar no meu limite, e só ficamos três meses em cartaz”.

 

Atualmente, Nando pode ser visto atuando na novela da SBT ‘Cúmplices de um Resgate’ na pele do vilão Geraldo. A novela tem feito grande sucesso entre o público jovem, proporcionando uma experiência nova para ator, que até então só havia feito uma pequena participação na telenovela 'Chiquititas'. E foi a partir dessa experiência que surgiu o convite para o teste para outros trabalhos na casa. No teatro, suas experiências foram com musicais dramáticos, voltados para um público mais adulto. ‘Cúmplices’ traz também uma nova experiência em relação à sua audiência, onde predominam crianças e adolescentes. "É muito divertido. Ainda não acompanho a linguagem delas, mesmo estando em contato quase diário com elas pelo Instagram e pelo Snap". Comenta o ator, que disse ter levado um bom tempo para entender a prática de “Shipar” casais por parte dos fãs.

 

No momento, o foco maior do artista é sua carreira solo. "Levo música muito a sério. Estarei lançando meu primeiro CD solo no mês que vem", conta. Já ensaiando quase todos os dias para quando começar seu show, também divide seu amor e tempo com as artes plásticas. O ator tem uma pequena oficina em casa e, nas horas vagas gosta muito de soldar, pintar e cortar madeira. O álbum será intitulado de “Paleta de Sons” o que evidencia o apreço de Nando pela pintura, sobretudo de analisarmos a capa do álbum.


Seu primeiro álbum solo vem sido desenvolvido desde 2012, onde estão reunidas suas maiores composições, escritas desde a época de sua primeira banda, quanto compostas ao longo dos anos, revelando ainda que sua preferida se chama "Sem Você". "Acho um trabalho muito maduro, afinal de contas são 4 anos gravando com bastante cuidado“, declara o ator ao ser questionado o que o público pode esperar do seu novo trabalho.


Nando explica também que seu processo de criação é feito em etapas. "As canções não nascem prontas pra mim. Conheço compositores que fazem tudo de uma vez. Primeiro me inspiro musicalmente no que estou obcecado no momento, componho a música, depois escrevo a letra baseado em algo que esteja mexendo realmente comigo. São coisas totalmente separadas". O resultado pode ser visto no canal do artista no YouTube.


Para concluir a produção de CD, ele conta com uma pré-venda, através de uma campanha de crowdfunding que está em sua última semana. Todos podem colaborar, comprando além do CD, pacotes que podem incluir uma arte exclusiva, jantar com o ator, participação em videoclipe e até pocket show na casa de quem contribuir. Para conhecer melhor a campanha é só entrar no site.

 

 

Please reload