O Palhaço e a Bailarina: O desafio criativo de Kiara Sasso e Lázaro Menezes

Foto: Rhaissa Bertalia

 

A atriz Kiara Sasso é, sem dúvidas, um dos maiores nomes do teatro musical brasileiro. Depois de protagonizar grandes musicais como "A Bela e a Fera"; "O Fantasma da Ópera"; "Mamma Mia"; "A Noviça Rebelde", entre outros, ela irá se aventurar em uma nova área: junto do ator Lázaro Menezes, Kiara está em processo de criação e produção do espetáculo infantil "Palhaço e a Bailarina", com estreia prevista para fevereiro do ano que vem. O Backstage Musical foi conversar com o casal para saber mais sobre o musical e trazer em primeira mão, um pouquinho do que o público pode esperar dessa nova produção.

Muito animada e ansiosa com a nova experiência, Kiara diz estar adorando fazer parte de todas as etapas de produção do musical, "é muito gostoso, dá uma liberdade muito grande. A gente que criou os personagens, então é uma liberdade absurda. Queremos dar as melhores características, o que vai ficar melhor em cena, vai ser uma experiência nova e um momento único” conta a atriz.

Lázaro Menezes, que será o responsável por dar vida ao Palhaço, conta que a ideia do espetáculo surgiu há alguns anos, junto com um amigo, resolveram criar a história de uma peça infantil, mas não foi pra frente. Anos mais tarde, também tentou montar no Rio de Janeiro, e novamente não conseguiu, “comecei a pensar que não era para acontecer. Quando falei sobre isso para a Kiara, ela se mostrou bastante interessada e criativa, veio com várias ideias legais e o espetáculo foi se formando, um pouco diferente do que eu tinha pensado inicialmente, agora em formato de musical. Acho que eu só precisava encontrar a Bailarina certa".

Com diferentes personagens em seu currículo, Kiara recentemente viveu Antônia, no musical "O Homem de La Mancha", que ficou em cartaz durante quase um ano no Teatro do Sesi, sob produção do Ateliê de Cultura. Agora ela se prepara para, além de atuar, fazer parte da direção e encara essa nova função com bastante entusiasmo, revelando ser uma área com que já flertava há um tempo “Eu tinha muita vontade, não só de dirigir, mas de supervisionar musicais, para dar aqueles ajustes finais. Acho que vai render frutos muito bacanas, que nem a gente imagina.", comenta a atriz que já foi dirigida por Miguel Falabella, Charles Möeller e Claudio Botelho, Arthur Masella, Fred Hanson, Robert McQueen entre outros grandes diretores.

O musical conta com três personagens: o Palhaço, a Bailarina e o Domador. No enredo, o Domador malvado (que será vivido por Marcelo Goes) perde seu circo e demite todos os funcionários, menos a Bailarina, por quem nutre um paixão platônica. O Palhaço apaixonado decide então ir salvá-la, “o Palhaço não age tanto pela inteligência, ele é mais emotivo. Para mim a essência do Palhaço está no ser, o palhaço é um ser, embora na história ele esteja representado como um personagem." Contou Lázaro sobre a construção de seu personagem. 

Já sobre a Bailarina, o ator comenta que a personalidade dela ganhou um toque especial da Kiara, revelando que suas ideias iniciais foram combinadas com a visão artística da atriz para a criação de uma personagem bem mais interessante da que ele havia pensado nos primeiros rascunhos do projeto. Orgulhosa, ela completou “Acho que a bailarina é um pouco parecida comigo, a minha ideia do que seria essa personagem. Ela tem uma coisa meio espivitada e, ao mesmo tempo, um bom coração. O Marcelo Goes, que será o domador, falou que ela lembra um pouco a Vanellope, do filme Detona Ralph.”, revelou a atriz.

Já o vilão, Tombo, o domador e dono do circo onde o Palhaço e a Bailarina trabalham, será o grande contraponto da história, como comenta Lázaro, "ele tem uma paixão platônica pela Bailarina e não aceita que ela tenha interesse no Palhaço. Então, para ele poder tê-la, ele prende ela numa caixinha de música, pra ela se apresentar. Mas, no final da história, ele percebe que na verdade ele só queria alguém pra amar e ser amado e tem sua redenção.". Para quem não se lembra, Marcelo Goes também fez parte do elenco de "O Homem de La Mancha", no papel de diretor do hospício onde Miguel de Cervantes ia contando a história de Dom Quixote. 

 Kiara, Lázaro e Marcelo caracterizados como seus personagens.


Além de produtora e diretora, a aventura de Kiara em "O Palhaço e a Bailarina" também inclui o ofício da composição. As músicas serão inéditas, com as letras de autoria da própria Kiara. Para a criação das canções, eles contaram com a ajuda de Adrian Steinway, que compôs as melodias. Apesar de muito trabalho, Kiara e Lázaro revelam que esse musical é só o primeiro projeto "já temos outros três projetos em vista, mas ainda não podemos contar."

Para a realização do musical, foi criado um projeto em um site de financiamento coletivo, para que os fãs, admiradores e qualquer que se interessasse nessa proposta, pudesse contribuir com doações. O dinheiro arrecadado pelo site será usado para despesas como figurino e cenário. Para Kiara esse foi o jeito de fazer com que o público se sentisse parte da produção "Acho muito bacana dar a oportunidade das pessoas de participarem, das pessoas que admiram o projeto e querem ver dar certo. Eu acho muito legal contar com a ajuda das pessoas que tem amor por aquilo".

Kiara acredita que o valor de "O Palhaço e a Bailarina" está na proposta de agradar todas as idades, e não só as crianças, sendo pensado como um musical de altíssimo nível. A atriz revela que algumas produções infantis subestimam um pouco a inteligência da criança e por isso buscou trazer um refinamento especial ao musical "Vai ser lindo, lúdico.” Kiara garante. Lázaro vai um pouco mais além, acreditando que o musical não trará apenas diversão ao público, mas também proporcionará reflexões mais profundas "O público pode esperar para ver o quanto é bonito amar e ser livre para amar."

Para quem se interessou e gostaria de se envolver e ajudar, basta acessar o site do projeto e fazer uma doação. O prazo para alcançar a meta se encerra dia 8 de Novembro, ou seja, já está sua reta final e os atores dizem quem toda ajuda é bem vinda!

 

Please reload