Especial Tony Awards 2015: On the Twentieth Century e On The Town

Em nossa última edição especial do Tony Awards, vamos comentar um pouco sobre dois grandes revivals deste ano e suas indicações premiações. "On The Town" e "On The Twentieth Century" compartilham o mesmo DNA, pois além do título semelhante, ambos são escritos (letras e libreto) pela mesma dupla de criativos: Betty Comden e Adolph Green, vale ressaltar que na edição de 1978 da premiação, "On The Twentieth Century" rendeu a dupla o Tonys de Melhor Score e Melhor Libreto.

 

ON THE TWENTIETH CENTURY

De: Cy Coleman (música) e Betty Comden e Adolph Green (Letras e Libreto), sob direção de Scott Ellis no American Airlines Theatre.

Com: Peter Gallagher (Oscar Jaffe), Lily Garland (Kristin Chenoweth), Bruce Granit (Andy Karl), Oliver Webb (Mark Linn-Baker), Owen O’Malley (Michael McGrath), Letitia Primrose (Mary Louise Wilson).

Indicações: Melhor Revival de um Musical, Melhor Atriz em um Musical (Kristin Chenoweth), Melhor Ator Coadjuvante em Musical (Any Karl), Melhor Design de Cênico (David Rockwell) e Melhor Design de Figurino (William Ivey Long).

 

Na nova montagem de "On The Twentieth Century", a produção de Comden e Green segue três vertentes. O filme de Howard Hawks de 1934 e a peça de Bem Hecht e Charles MacArthur de 1932, que levam o mesmo nome:Twentieth Century e a peça de David Belasco que contava suas experiências como produtor teatral, [i]Napoleon of Broadway[/i].

 

O musical conta os bastidores do relacionamento entre o produtor teatral Oscar Jaffe e sua musa inspiradora, uma grande e temperamental atriz cinematográfica, Lily Garland. A história conta a tentativa do produtor Oscar de trazer Lily de volta aos palcos da Broadway, produzindo um drama sobre a vida de Maria Madalena, a fim de salvar sua carreira que vai de mal a pior. Suas prévias produções ganharam dois Tonys, entre eles o Tony Award para Best Book e Tony Award para Best Original Score.

 
Outras Produções: 1978 Broadway, 1980 West End, 2010 London Off West End, 2015 Broadway Revival.

ON THE TOWN

De: Leonard Bernstein(música) e Betty Comden e Adolph Green(Letras e Libreto), sob direção de John Rando no Lyric Theatre.

Com: Gabey (Tony Yazbeck), Chip (Jay Armostrong Johnson), Ozzie (Clyde Alves), Hildy (Alysha Umphress), Ivy Smith (Megan Fairchild), Claire (Elizabeth Stanley), Madame Dilly (Jackie Hoffman), Judge Pitkin (Michael Rupert), Lucy Schmeeler (Allison Guinn).

Indicações: Melhor Revival de um Musical, Melhor Performance de um Ator Protagonista em um Musical (Tony Yazbeck), Melhor Direção de Um Musical (John Rando) e Melhor Coreografia (Joshua Bergasse).

 

Baseado no ballet de 1944, assinado por Jerome Robbins, que já possuía músicas de Leonard Bernstein. O musical foi inicialmente produzido na Broadway em 1944 e ganhou sua versão cinematográfica em 1949, tendo a grande maioria de suas músicas substituídas por compositores de Hollywood. O show teve um grande número de revivals e tem a música e dança altamente envolvida em sua história, sendo assim, não foi nenhuma surpresa os bons comentários da crítica sobre a direção e coreografia de "On The Town", bem como as indicações nessas categorias.

 

“On The Town” conta a trajetória de três marinheiros que chegam à Nova York para 24 horas de folga, a fim de conhecer lindas garotas e o ritmo da cidade. Cada um dos três marinheiros, conhece e se envolve rapidamente com três mulheres. Gabey, Chip e Ozzie conhecem Ivy Smith, Hildy e Claire e todos aproveitam uma noite de muita dança e romance na cidade, uma aventura inesquecível para todos.

 

Outras Produções: 1944 Broadway, 1949 Filme, 1963 West End, 1971 Broadway Revival, 1998 Broadway Revival, 2007 English National Opera, 2008 Encores! Concert, 2014 Broadway Revival.

 

 

Please reload