Chicago: 40 Anos

3/6/2015

Um dos maiores sucessos de Bob Fosse, o musical "Chicago", está celebrando 40 anos de sua estreia na Broadway. O musical com música de John Kander e letras de Fred Ebb, teve sua primeira montagem em 1975, concluindo um total de 936 performances. Bob Fosse, que assina o texto junto de Ebb, satiriza em seu texto o sistema judiciário da cidade de Chicago, onde nenhuma assassina é considerada culpada pelo seu crime. Nesse primeiro vídeo, podemos ver trechos da produção original da Broadway:

Em 1996, chegou aos palcos nova-iorquinos o revival do musical, dessa vez, o espetáculo ficou para marcar sua presença: em cartaz até hoje, é o segundo espetáculo a mais tempo em cartaz na Broadway, perdendo apenas para ¨The Phantom of The Opera¨. Essa foi a montagem que inspirou todas as que vieram depois, seus cenários, figurinos foram exportados para o mundo todo nas franquias do musical ao redor do mundo. Esse é o "Chicago" que conhecemos. A seguir, um trecho de Amy Spanger cantando Roxie, uma das inúmeras atrizes que fizeram o papel nesses anos.

Em 2002, "Chicago" ganhou uma versão cinematográfica, com direção de Rob Marshall ( que depois viria a dirigir "Nine" e "Into The Woods"). O filme, que ganhou ao total 6 Oscars, incluindo de melhor filme, estreou em 27 de dezembro de 2002 e tinha no elenco Catherine Zeta-Jones (Velma Kelly), Renée Zellweger (Roxie Hart) e Richard Gere (Billy Flynn).

Em 2004 foi a vez do Brasil abrir as portas para esse show, a produção ficou no atual Teatro Renault, em São Paulo. No elenco, Danielle Winits interpretava a famosa assassina, Velma Kelly, Daniel Boaventura assumia o papel do advogado Billy Flynn e Adriana Garambone fazia a aspirante à fama Roxie Hart.

O musical recebeu em 2013 uma homenagem: foi produzido no evento anual Hollywood Bowl com grandes nomes do teatro musical, incluindo Samantha Barks (Les Misérables) como Velma Kelly e Ashlee Simpson como Roxie. Mas foi em 2014 a maior conquista do musical, completando 7489 performances em novembro daquele ano, se tornando o musical americano a mais tempo em cartaz nos palcos da Broadway.

Sem dúvidas "Chicago" se tornou um marco na carreira de Bob Fosse, na Broadway e em todo mundo,imprimindo seu estilo de coreografia e direção. Uma obra que não envelhece, aos 40 anos e continua fortemente divertindo e encantando todos que assistem.

 

 

Please reload