top of page
LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

Especial Tony Awards 2015: The Visit e It Shoulda Been You


Tendo em mente a premiação próxima dos Tony Awards, o Backstage Musical apresenta mais dois musicais que participaram da temporada 2014/15: “The Visit” e “It Shoulda Been You”, ambos de grande sucesso (embora o segundo não tenha recebido nenhuma indicação) e com um elenco refinado, como por exemplo Chita Rivera, Roger Ress, Sierra Boggess e Chip Zien, entre outros nomes.

THE VISIT De: Terrence McNally (texto), John Kander e Fred Ebb (música e letras), Friedrich Durrenmatt (texto da peça original), Maurice Valency (tradução), sob direção de John Doyle no Lyceum Theatre Com: Chita Rivera (Claire), Tom Nelis (Anton), Jason Danieley (Frederic), David Garrinson (Peter), Mary Beth Peil (Matilde), George Abud (Karl), Matthew Deming (Louis), Diana Demarzio (Annie), Rick Holmes (Padre Josef), Ken Krugman (Rudi), Chris Newcomer (Jacob), Aaron Ramey (Otto), Elena Shaddow (Ottilie), Timoty Shew (Hans), Michelle Veintimilla (Claire jovem), John Riddle (Anton jovem)

Indicações: Melhor Musical, Melhor Libreto de Musical (Terrence McNally), Melhor Atriz Protagonista em Musical (Chita Rivera), Melhor Score Original (John Kander e Fred Ebb), Melhor Design de Luz em Musical (Japhy Weideman)

The Visit ” (A Visita) é baseado na consagrada peça alemã “Besuch Der Alten Dame” (A Visita Da Velha Mulher), que também já virou musical na Alemanha. A peça narra a história de uma cidade que, a beira da falência, é visitada por uma antiga moradora, Claire, que é agora uma das mais abastadas milionárias do mundo. Ela promete salvar a cidade dando um cheque gordo, porém indica uma condição: que matem Anton, morador da cidade apreciado por todos. Os cidadãos se recusam, mas acompanhamos ao longo da peça os terríveis segredos que rondam uma relação antiga entre Claire e Anton, enquanto este entra em pura paranoia ao sentir que todos em sua volta querem matá-lo.

Chita Rivera volta aos palcos já aos 82 anos trazendo elegância à rica e misteriosa visitante Claire. Desfilando com peles e joias, Rivera tem sido celebrada pela crítca por sua atuação. O musical pode não ser tão convencional, e um tanto diferente de outros sucessos de Kander & Ebb (Chicago, Cabaret), mas traz uma atmosfera mais "dark" e sinistra, e ainda assim, belas canções, "principalmente aquelas em que o perdão e esperança parecem ter vez", segundo The Variety. Um dos momentos mais belos do musical está "Love and Love Alone" em que Claire dança em dueto com seu eu mais jovem.

IT SHOULDA BEEN YOU De: Brian Hargrove (texto e letras), Barbara Anselmi (música), sob direção de David Hyde Pierce no Brooks Atkinson Theatre Com: Sierra Boggess (Rebecca, a noiva), David Burtka (Brian, o noivo), Jyne Daly (Judy, mãe da noiva), Harriet Harris (Georgette, mãe do noivo), Montego Glover (Annie, a madrinha), Chip Zien (Murray, pai da noiva), Josh Grisetti (Marty, o ex-namorado da noiva), Michael X. Martin (George, pai do noivo), Addam Heller (tio Morty), Anne L. Nathan (tia Sheila) e Edward Hibbert (Alfred).

“It Shoulda Been You” (Deveria Ter Sido Você) coloca um toque moderno ao tradicional gênero de comédia de casamento, provando que frio na barriga e a ansiedade são relativos no dia tão especial. O musical acompanha o choque de monstros e de cultura quando duas famílias extremamente diferentes se reúnem para comemorar a união de Brian e Rebecca. Como se isso já não fosse complicado o suficiente, o ex-namorado da noiva chega, trazendo ao casamento barraco e confusão, jogando não somente as duas famílias, mas também a plateia em um delicioso caos.

O principal intuito do musical está em trazer uma sátira do casamento e com isso, as personagens são grandes caricaturas e clichês presentes dentro da organização de um casamento. Nesse ponto, as confusões da rotina de preparação para o grande dia rendem boas risadas ao público, no entanto, não conseguiram arrancar aplausos da crítica: foi pontuado que o roteiro de perde na sua intenção crítica, que aposta na mesmice a custa de risadas em uma comédia boba. Opiniões a parte, o público tem respondido bem e se diverte com a comédia. O ensemble tem sido apontado como um dos destaques, ao lado da bela voz de Sierra Boggess.

bottom of page