Quando o projeto é bom ele não precisa ser somente sobre musicais, quando a intenção é boa o Backstage apoia! Vocês já devem ter visto pelo Facebook que está rolando em Sao Paulo a campanha #leituranovagão, não é mesmo? E sabem o que é isso? Então se liga: Leitura no Vagão é um projeto que convida passageiros a ler no metrô, espalhando clássicos e best-sellers nos assentos para que assim quem os encontrar possa ler e deixar os livros em outros vagões.
Hoje, um número muito grande de brasileiros usam o transporte público e porque não aproveitar esse tempo para ler, não é mesmo?
A iniciativa de estimular a leitura dos passageiros começou no ano passado. Em assentos vazios, clássicos como “Grande Sertão: Veredas” , de Guimarães Rosa, e “Crime e Castigo”, de Dostoiévski, além de best-sellers, livros de autoajuda e com temáticas religiosas, são abandonados com a esperança de que os passageiros deixem os smartphones de lado ao menos durante a viagem. Etiquetados com a frase “este livro também é seu”, os livros trazem um flyer que convida os leitores a fotografar a obra, incluir a hashtag #leituranovagão e postar no Facebook e no Twitter do projeto.
Sem patrocínio ou parceria, o Leitura no Vagão sobrevive da boa vontade alheia. Doações de editoras e de admiradores do projeto, e aproveita para divulgar o trabalho de escritores independentes. Segundo o criador do projeto, Fernando Tremonti, já foram deixados livros em todas as linhas de metrô e trem de São Paulo, e ao menos uma vez por semana a iniciativa acontece no Rio de Janeiro. “Eu mando material para outras cidades para que deixem os livros nos vagões também. E se a pessoa quer deixar ela mesma no vagão, eu envio o flyer em seu endereço e ela se encarrega disso”. Quanto à próxima ação, Fernando não tem uma data definida, por depender de autorização da administração dos metrôs. Mas, por ele, “toda semana haveria uma”.
“Comecei a ler fervorosamente há alguns anos. E sei o bem que esta prática me fez em vários sentidos. Tenho certeza que falta esse tipo de hábito, ou até mesmo cultura, entre nós brasileiros” - Fernando Tremonti
E foi com base nessa entrevista do Fernando e o que encontramos sobre o projeto na internet que o Backstage Musical pensou "Porque não incentivar os nossos leitores a também retornarem ao bom e velho hábito de ler um livro?" , porque afinal, a ideia do projeto é fazer com que as pessoas deixem um pouco o celular de lado e voltem a ler, e isso faz tão bem! Para começar os nossos 11 autores provaram que já estão nessa e mostram pra vocês o que eles estão lendo nessa semana, confiram:
E assim, o Backstage Musical apoia a campanha #leituranovagão e cria a campanha #musicaltambéméleitura e #atoresqueleem e desafia você: ATOR e FÃ de Musical e do Backstage a compartilhar o que você está lendo (e se for em um vagão, melhor ainda). Esperamos as suas fotos!