Lisbela e o Prisioneiro no Teatro Nair Bello

21/3/2015

 

Depois de quatro anos de sucesso com o musical O Primo Basílio, inspirado no clássico da literatura portuguesa de Eça de Queiroz, a MP Produção Cultural se prepara para estrear ‘Lisbela e o Prisioneiro – o musical’, no próximo dia 10 de abril, no Teatro Nair Bello. 


O texto original, do pernambucano Osman Lins, escrito em 1964, já ganhou adaptação para o cinema nacional em 2003 em filme de mesmo nome que recebeu dez indicações e dois prêmios de melhor ator para Selton Mello e melhor trilha sonora, para André Moraes, no Grande Prêmio Cinema Brasil. A adaptação para os palcos fica a cargo da escritora Francisca Braga, que optou por transportar o público para um universo musical circense. Segundo a diretora da peça e também atriz que integra o elenco, Ligia Paula Machado: "mesclamos o livro e o filme e ainda criamos muitos itens novos. Justamente para ser uma novidade ao público. Nesta versão ousamos em vários sentidos, é um salto no escuro, fugimos do que seria o habitual, do conservador. Fizemos de Lisbela e o Prisioneiro um espetáculo musical com músicas diferentes do filme, personagens com construções diferentes onde tudo remete à fábula: cenário, figurino, iluminação, circo, ou seja, nada é realista, criamos um mundo para estes personagens."


O elenco é composto por 8 atores, 8 músicos, 5 acrobatas que se revezam em números de circo, inspirados em artistas mambembes, como trapézio, tecido acrobático, corda indiana, malabares, mágica, acrobacias de solo e clowns dirigidos pelo artista circense Roger Pendezza. 


A trama gira entorno da vida de Leléu (Luiz Araújo), um artista mambembe, que chega na cidade de Vitória de Santo Antão, com seu circo. Leléu, que já tinha se engraçado com a mulher do vilão Vela de Libra (Fernando Prata), acaba conhecendo e se apaixonando por Lisbela (Ligia Paula Machado), que está de casamento marcado com Douglas (Beto Marden).


A peça será embalada por músicas de Zé Ramalho, Pixinguinha, Dominguinhos, Felipe Catto, Caetano Veloso, João Pernambuco e outros, com arranjos novos do maestro e diretor musical Dyonisio Moreno, regente da banda composta por violão e guitarra, pífano e flauta, piano, violino, bateria e percussão, acordeon e baixo.


Os cenários, inspirados em circos itinerantes do século passado, ficaram a cargo do ator, diretor e cenógrafo Kleber Montanheiro, que também cuidados figurinos e do design de luz.

 


FICHA TÉCNICA:
Elenco: Luiz Araújo (Leléu), Ligia Paula Machado (Lisbela), Beto Marden (Douglas), Dani Moreno (Inaura), Nill de Pádua (Tenente Guedes), Fernando Prata (Vela de libra/Frederico Evandro), Jonatan Motta (Cabo Citonho) e Milene Vianna (Francisquinha).
Autor: Osman Lins
Adaptação e supervisão geral: Francisca Braga
Direção Geral: Dan Rosseto e Ligia Paula Machado
Direção Musical: Dyonisio Moreno
Supervisão Circense: Roger Pendezza
Repertório Musical: Francisca Braga
Músicos: João Paulo Pardal (guitarra e violão), Renan Cacossi (pífano e flauta transversal), Maristela Silvério (piano), Jonatan Motta (violino), Azael Rodrigues (bateria e percussão), Daniel Warchauer (acordeon), Augusto Brambilla (baixo acústico e elétrico)
Coreografias: Ligia Paula Machado e Roger Pendezza
Instrutor de Roller Dance: Alex Bonanza
Cenografia, figurinos e designer de luz: Kleber Montanheiro
Aderecista: Michele Roalndi
Costureira: Euda Alves de Souza
Designer de Som: Felipe Marcondes
Fotos: Guilherme Rigo
Assessoria de Imprensa: Fabio Camara
Assistentes de Produção: Paula Davanço e Bruno Santos
Direção de Produção: Ligia Paula Machado
Realização: MP – Produção Cultural


SERVIÇO: 
Local: Teatro Nair Bello – Shopping Frei Caneca, 3º Piso (Rua Frei Caneca, 569 – Consolação), 200 lugares. Acesso a deficientes.
Data: de 10 de abril a 7 de junho
Sextas, às 21h30, Sábados, às21h, e Domingos, às 19h
Duração: 105 minutos. Classificação livre.
Ingressos: R$80,00 (inteira), R$40,00 (meia)
Vendas pela internet: www.ingresso.com
Informações: 3472-2414

 

Please reload