Especial Glee: 15 Perfomances que Marcaram Glee

20/3/2015

Tendo lançado mais de 700 músicas entre versões e músicas originais, Glee, após 6 longas temporadas chega ao fim hoje. O Backstage Musical homenageia essa série que querendo ou não, muito contribuiu com a difusão do teatro musical entre os jovens, com as 15 performances mais marcantes de Glee.

 

1. Seasons of Love

Seasons Of Love, de Rent está no episódio 03 da quinta temporada, nomeado “The Quarteback”. Essa versão é cantada pelo New Directions com solos de Kurt Hummel (Chris Colfer), Mercedes Jones (Amber Riley), Mike Chang (Harry Shum Jr), Santana Lopez (Naya Rivera), Noah Puckermann (Mark Salling) e Tina Cohen-Chang (Jenna Ushkowitz). A abertura deste episódio que foi ao ar dia 7 de Outubro de 2013 começa com o elenco reunido vestindo preto em uma emocionante homenagem a Finn Hudson (Cory Monteith). Ao final da canção, o elenco se posiciona em frente a uma grande imagem de Finn e permanece em silêncio em respeito a morte do amigo querido.
Sem dúvida, essas é uma das performances mais tocantes, pois ficção e vida real se unem num tributo que deixou muita gent
e com lágrimas e soluços. Seasons Of Love pode ser encontrada no disco “The Quarteback”.

 

2. Don’t Stop Believing 

Don’t Stop Believing do Journey é a marca registrada de Glee. Possui 4 versões e performances diferentes, sendo elas nos episódios “Pilot” da primeira temporada; “Regionals” o episódio 22, também da primeira temporada; em “Sweet Dreams” da quarta temporada e finalmente no episódio 13 da quinta temporada. 
Para nós a performance mais marcante desta canção é a que foi exibida no dia 15 de abril de 2013, no episódio número 19 da quarta temporada, Sweet Dreams. 
Durante uma conversa com Finn Hudson (Cory Monteith), Rachel Berry (Lea Michele) recebe um grande conselho, que ela deveria cantar para tão sonhada audição para o musical “Funny Girl” algo que a lembra-se de suas origens e de seu talento. Rachel então decide cantar “Don’t Stop Believin’” mais uma vez e sente a companhia de seus cinco amigos que estiveram desde o começo do Glee Club ao seu lado. E então ocorre um belíssimo remake da primeira apresentação do grupo como “New Direction” em jeans, camisetas vermelhas e tênis, também repetindo a mesma coreografia. 
Essa versão de Don’t Stop Believin’ pode ser encontrada nos discos “Glee: The Complete Season Four”.

 

3. Bohemian Rhapsody

Bohemian Rhapsody, do Queen está no episódio 22 da primeira temporada, nomeado “Journey”. Interpertada pelo Vocal Adrenaline e com solos de Jesse St. James (Johnatan Groff). A cena foi ao ar em 8 de Junho de 2010 intercalando cenas da performance com o nascimento de Beth, filha de Quinn Fabray (Dianna Agron) e Noah Puckermann (Mark Salling). Essa performance garantiu ao Vocal Adrenaline o primeiro lugar das Regionais .
Bohemian Rhapsody pode ser encontrada nos discos “Glee: The Music, Journey to Regionals” e “Glee: The Music, The Complete Season One”.

4. Loser Like Me

Loser Like Me, canção original de Glee que está no episódio 16 da segunda temporada, nomeado “Original Song”. É cantado pelo New Directions com solos de Rachel Berry (Lea Michele) e Finn Hudson (Cory Monteith). A canção é uma mistura de coisas que foram ditas pelos membros do New Directions em uma discussão sobre tudo o que haviam para chegar ali, na final das competições Regionais. 
A performance ficou marcada por descrever o New Directions como perdedores, assim como eles são vistos em seu colégio, Willian McKinley High e foi ao ar dia 8 de Março de 2011. “Loser Like Me” foi indicada em duas categorias do Grammy e é a única apresentação em que o New Directions utiliza microfones auriculares. Essa canção pode ser encontrada nos discos “Glee: The Music, Volume 5”, “Glee: The Music, The Complete Season Two” e “Glee: The 3D Concert Movie Motion Picture Soundtrack”.

 

5. America

America, de West Side Story está no episódio 05 da terceira temporada, nomeado “The First Time”. A música entrou no contexto da próprio musical, já que os alunos do McKinley High estavam apresentando o musical na escola. É cantado pelo New Directions, com solos de Santana Lopez (Naya Rivera) e Noah Puckermann (Mark Salling). A performance foi ao ar em 8 de Novembro de 2011 e teve uma ótima repercussão entre os fãs que já nessa época demonstravam-se um tanto quanto desgostosos com o caminho da série. 
O elenco desenvolveu a versão de America do filme e não a versão dos palcos. A versão dos palcos não possui nenhum cantor masculino. Essa versão de Glee não é autorizada pela MTI (Music Theatre International).
America pode ser encontrada no disco “Glee: The Complete Season Three”.

6. Born This Way

Born This Way, de Lady Gaga está no episódio 18 da segunda temporada, nomeado “Born This Way”. É cantado pelo New Directions com solos de Mercedes Jones (Amber Riley), Kurt Hummel (Chris Colfer) e Tina Cohen-Chang (Jenna Ushkowitz). Este episódio exibido em 26 de Abril de 2011 é focado na aceitação das falhas pessoais de cada membro do Glee Club.
A recepção desta performance foi grandiosa, não somente pelo público mas também por Lady Gaga e que fez questão de publicar em seu Twitter o quanto ela gostou do episódio e sua mensagem de aceitação. 
Durante Born This Way, os membros do Glee Club vestiram camisetas com palavras que definiam suas maiores inseguranças, como uma maneira de gerar a aceitação não somente da sociedade, como de si mesmo. Essas camisetas fizeram um grande sucesso pelo mundo e são consideradas uma das marcadas registradas de Glee.

 

7. Imagine

Imagine, de John Lennon está no episódio 11 da primeira temporada, nomeado Hairography. É cantado por um dos estudantes da Haverbrook School for Deaf Glee Club, acompanhados pelo New Directions com solos de Artie Abrams (Kevin McHale), Mercedes Jones (Amber Riley) e Rachel Berry (Lea Michele), assim como por linguagem de sinais por outros membros dos dois Glee Clubs. Sua exibição ocorreu no dia 5 de novembro de 2009.
É com certeza uma das performances mais emocionantes de Glee e a primeira a ser cantada por dois diferentes corais. Imagine pode ser encontrada nos discos “Glee: The Music, Volume 2” e “Glee: The Music, The Complete Season 2”.

 

8. For Good

For Good, de Wicked está no episódio 22 da segunda temporada, nomeado “New York” que foi exibido dia 24 de Maio de 2011. O dueto cantado por Rachel Berry (Lea Michele) e Kurt Hummel (Chris Colfer) foi gravado no palco original de Wicked, no Gershiwn Theatre em Nova York, com projeções e cenários originais do musical. 
Rachel antes de invadir o teatro com Kurt se encontra em um dilema entre o amor e a Broadway, e Kurt resolve ajuda-la com o auxílio da música. Lea Michele foi responsável pelas linhas da personagem Elphaba e Chris Colfer representou a personagem Glinda, durante a performance. For Good pode ser encontrada no disco “Glee: The Music, The Complete Season Two”.

 

9. Summer Nights

Summer Nights, de Grease está no episódio 10 da terceira temporada, nomeado “Yes/No”. É cantado por Mercedes Jones (Amber Riley) e Sam Evans (Chord Overstreet), acompanhados pelo New Directions. 
Essa performance foi gravada na mesma escola que o filme original de Grease. “Venice High School” em Los Angeles, se tornando uma réplica perfeita da cena clássica do longa protagonizado por John Travolta e Olívia Newton-John (que já fez participações especiais no seriado).
Exibido em 17 de Janeiro de 2012, Summer Nights é a única canção do episódio que não envolve a temática de casamento e conta o romance de verão vivido por Mercedes e Sam. A canção pode ser encontrada nos discos “Glee: The Music, The Complete Season Three” e “Glee: The Music Presents Glease”.

 

10. Smooth Criminial 

Glee sempre teve clips com produções fantásticas, no episódio “Michael”, em que essa performance está inserida, temos clips fantásticos como “Scream” e “Wanna be Statin’ Somethin”, no entanto, a simplicidade de Smooth Criminal, que o fez chagar nessa lista. A episódio especial com as músicas de Michael é 11o episódio da terceira temporada. É interpretada por Santana Lopez (Naya Rivera) e Sebastian Smythe (Grant Gustin) acompanhados por “2CELLOS”. Nesta performance que foi ao ar no dia 31 de Janeiro de 2012, Santana e Sebastian discutem sobre as atitudes do Warbler contra Blaine Anderson (Darren Criss) e o Glee Club do McKinely High. 
Esse single vende aproximadamente 104,000 cópias online e teve uma ótima recepção pelo público Gleek. Smooth Criminal pode ser encontrada no disco “Glee: The Music, The Complete Season Three”.

 

11. Adelle Mashup (Rumor Has It/ Someone like You)

Interpretado pelas “The Troubletones” com solos de Santana Lopez (Naya Rivera) e Mercedes Jones (Amber Riley), Rumor Has it / Someone Like You, de Adele, está no episódio 6 da terceira temporda, que recebeu o nome de “Mash Off” e é a música final do episódio.
Rumor Has It / Someone Like You é um dos maiores sucessos de Glee, tendo seu vídeo alcançado mais de 6 milhões de visualizações no YouTube em apenas uma semana, e atingido a primeira posição do iTunes Top 100 Charts, nos Estados Unidos e Canadá por dois dias. Essa performance também representa o vídeo mais assistido do canal “MusicFromGleeVEVO” no YouTube. Essa canção pode ser encontrada nos discos “Glee: The Music, Volume 7” e “Glee, The Music, The Complete Season Three”.

12. Teenage Dream

Teenage Dream, de Katy Perry está no episódio 06 da segunda temporada, nomeado “Never Been Kissed”. É cantado peça Dalton Academy Warbles, com solos de Blaine Anderson (Darren Criss), foi ao ar em 9 de Novembro de 2010 e é a primeira música apresentada pelos Warbles. Esta performance marcou o início do interesse de Kurt Hummel (Chris Colfer) em Blaine, marcando o clichê Blaine-Kate Perry. 
Esta canção se tornou o segundo single a alcançar a primeira posição no ranking da Billboard Digital Songs e ganhou uma versão acústica no episódio “The Break-Up”, episódio número 4 da quarta temporada. Teenage Dream pode ser encontrada nos discos “Glee: The Music, Volume 4”, “Glee: The Music Presents The Warbles”, “Glee: The Music, The Complete Season Two” e “Glee: The 3D Concert Movie Motion Picture Soundtrack”.

 

13. Thriller/Heads Will Roll

Mais um mash-up “assustador”: Thriller / Heads Will Roll, de Michael Jackson e Yeah Yeah Yeah é um está no episódio 11 da segunda temporada, que leva o nome de “The Sue Sylvester Shuffle”. Cantado pelo New Directions com solos de Artie Abrams (Kevin McHale), Finn Hudson (Cory Monteith) e Santana Lopez (Naya Rivera). 
Exibida em 6 de Fevereiro de 2011, a performance ocorreu durante o intervalo da final do campeonato de futebol, o qual o time do McKinley High participava. Em clima de Super Bowl e Halloween, foi uma das performances mais incríveis de Glee e levou 12 horas para ser filmada. 
Thriller / Heads Will Roll pode ser encontrada no disco “Glee: The Music, Volume 5” e “Glee: The Music, The Complete Season 2”

 

14. Anything Goes / Anything You Can Do

Todos amam quando a trilha sonora de musicais entram nos episódios, mas quando elas entram juntas, em um mash up, é certo que ela entra em uma lista como essa. Anything Goes / Anything You Can Do, de Anything Goes e Annie Get Your Gun é um mash-up que faz parte do primeiro episódio da terceira temporada, The Purple Piano Project. É cantado por aspirantes a estudantes de NYADA e Harmony (Lindsay Pearce).
A performance extremamente bem coreografada assusta Rachel Berry (Lea Michele) e Kurt Hummel (Chris Colfer) e os deixa inseguros sobre as carreiras que eles querem seguir na Broadway. Anything Goes / Anything You Can Do pode ser encontrada no disco “Glee: The Music, The Complete Season Three”

 

15. Dream On

O clássico de Aerosmith, Dream On, está no episódio 19 da primeira temporada e foi ao ar dia 18 de Maio de 2010. O single foi cantado por Will Schuester (Matthew Morrison) e Bryan Ryan (Neil Patrick Harris) quando eles estavam competindo pelo papel principal de “Les Misérables”, mostrando um embate épico entre duas lendas da Broadway. Dream On pode ser encontrado no disco “Glee: The Music, Volume 3 – Showstoppers” e “Glee: The Complete Season One”.

 

Não podemos deixar de citar três solos incríveis que com certeza ficaram marcados na história de Glee. A saber: Don’t Rain On My Parade interpretado por Rachel Berry (Lea Michele) na primeira Sectionals disputada pelo Glee Club; Being Alive, performada por Kurt Hummel (Chris Colfer) em sua final audição para a tão sonhada universidade NYADA e o clássico de Whitney Houston, I Will Always Love You, cantada por Mercedes Jones (Amber Riley).

Please reload