Teenbroadway comemora 19 anos com novos cursos

2/3/2015

Por Gabriel Fabbri

 

Com o número cada vez maior de musicais em São Paulo e no Brasil, é natural que a procura por escolas especializadas no gênero seja grande, também. Sabendo desse futuro promissor, há 19 anos a bailarina e coreógrafa Maiza Tempesta, que é diretora do Sindicato de Dança do Estado de São Paulo, abriu a primeira escola de teatro musical do Brasil, o TeenBrodway. Em funcionamento desde 1996, a escola, que não tinha sede fixa, ganhou sua sede própria em agosto de 2014.

 

Para comemorar os 19 anos de curso, a escola, localizada na Avenida Heitor Penteado, 850m, no bairro do Sumaré, em São Paulo, começa oficialmente o ano letivo em março com uma série de cursos e novidades. Segundo Maiza, foram dois anos procurando um lugar amplo e de fácil acesso aos alunos que abrigasse a escola. “Nesses 19 anos o TeenBroadway cresceu muito e senti a necessidade de desenvolver mais o nosso trabalho criando um espaço onde os alunos pudessem se aprofundar mais nos estudos e nas técnicas de canto, dança e interpretação separadamente. Muitos alunos que vem fazer o curso regular chegam com um lado bem desenvolvido e com o desejo de desenvolver outros, por exemplo, cantores que nunca dançaram, atores que não tem experiência com canto, e estes alunos sempre me pediam indicações de professores para focarem nas áreas que tinham mais dificuldade. Eu sentia essa demanda e sonhava em criar um espaço assim, onde eles pudessem encontrar cursos nas mais variadas técnicas e com professores que já atuam no mercado dos musicais”, conta. Para abrigar a demanda, a sede conta com uma área de quase 1000m², com 3 salas grandes de 150m² e uma sala pequena de 50m², além de longe, área de alimentação, vestiários e manobrista. 

 

Desde 2012 a escola, focada nos cursos de montagem, aposta em cursos regulares, com o estudo em peças que variam a cada semestre. Os cursos desse semestre são clássicos do teatro musical: Hakuna Matata, uma adaptação de O Rei Leão para crianças de 4 a 11 anos, Fame, para adultos e adolescentes, e Cabaret, para adultos. No time de professores dos cursos regulares, além da própria diretora da escola, Marcelo Klabin, diretor e ator conhecido por interpretar Pumba na versão brasileira de O Rei Leão, o maestro Paulo Nogueira, Danilo Barbieri e Clara Camargo, bailarina, apresentadora, atriz e cantora. Clara, que tem no currículo musicais como A Gaiola das Loucas, Shrek: o musical e In the Heights, enfrenta o desafio de ensinar para os alunos do TeenBroadway aquilo que aprendeu durante os ensaios de Cabaret, com a direção de José Possi Neto, que ficou em cartaz por um ano e quatro meses. “Está sendo um desafio porque, embora eu conheça bastante o musical, não estamos montando a versão do Possi, e isso nos obriga a buscar e conhecer outras versões, repensar as coreografias que já estão no corpo, depois de uma temporada longa ”, diz Clara que viveu Texas, dançarina do Kit Kat Club, na versão brasileira de Cabaret.

 

Além dos cursos de montagem, desde a inauguração da sede própria, o TeenBroadway oferece cursos livres de canto e dança. Integrando as novidades para 2015, o renomado maestro Paulo Nogueira, que, também, assina a direção musical dos cursos regulares, lidera a batuta do curso livre de Canto Coral para Teatro Musical e divide com o ator e cantor Alírio Neto o curso de Técnica Vocal, com especialização no estilo Belting e Pop . Ainda na área de canto, o ator e cantor Felipe Tavolaro, formado em teatro musical pela American Musical and Dramatic Academy, comanda o curso de Act Your Song, que busca ensinar a técnica de interpretar músicas para o teatro. 

 

Para quem quer se aprimorar na área de dança, a escola oferece os cursos de Fosse, um estudo do estilo do bailarino e coreógrafo Bob Fosse, Ballet básico e intermediário para crianças e adolescentes, Yoga, Afro dance, Hip Hop e Sapateado. Danilo Barbieri, que já trabalhou em musicais no Brasil e na Broadway, declaradamente apaixonado pelo estilo Bob Fosse, faz questão de passar para os alunos a importância do coreógrafo para o teatro musical. “Fosse transformou completamente o contexto de coreografia em seus shows que coreografou e dirigiu. As aulas consistem na adaptação e construção física dos alunos para a assimilação do estilo de Mr. Fosse. Mesmo com diferentes níveis técnicos dos alunos não há dificuldades nem no aprendizado nem na adaptação da aula para o conjunto, pois Fosse tem uma característica única que, diferente de muitos outros coreógrafos, usa a técnica de dança a favor do seu estilo inusitado, trazendo em primeiro lugar, a simplicidade em todos os seus movimentos, mas, também uma característica muito peculiar e misteriosa, utilizando em primeiro plano as intenções dos movimentos como história e não apenas movimentos coreográficos.” 

 

A diferença no nível dos alunos dentro de uma mesma sala é uma característica que a escola mantém desde o começo. Para Maiza Tempesta, “é importante o intercâmbio de experiências entre alunos mais avançados e alunos iniciantes para o aprendizado de ambos. Quem está começando acaba se espelhando nos alunos mais avançados e se sente impelido a correr atrás para se desenvolver naquilo que tem dificuldade. Quem tem mais experiência e assimila mais rápido tem um ritmo diferente, mas isso acaba ajudando a turma toda, pois sempre nivelamos por cima e comprovamos que quando a pessoa realmente quer aprender e corre atrás, ela consegue.”

 

Fechando o pacote de novidades para o primeiro semestre de 2015, o TeenBroadway inaugura no próximo dia 10 de março o curso Stage Jazz – Profissionalizante, um curso intensivo de formação, composto por cinco módulos que, em dois anos e meio, dará o DRT de bailarino para os alunos que atingirem às metas da grade curricular. “Hoje, para um dançarino se formar no Brasil, ele estuda geralmente em torno de cinco a seis anos. O Stage Jazz - Profissionalizante é intensivo, por isso o aluno sai preparado para o mercado de trabalho em até dois anos e meio. É um curso que exige bastante do aluno, pois se propõem a prepará-lo em seis meses nas habilidades que geralmente ele levaria um ano para atingir”, conta Maiza, Diretora do Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo (SINDDANÇA) e maitre em jazz dance. 

 

A escola vai oferecer 4 bolsas de estudos de até 100% para candidatos que se destacarem nas audições de bolsa, que acontecem na sexta-feira, dia 5 de março. Para se candidatar à bolsa, o aluno deve se inscrever no site www.teenbroadway.com.br e apresentar comprovação de renda.

Serviço:

 

TeenBroadway – Rua Heitor Penteado, 850, próximo ao metrô Vila Madalena. www.teenbroadway.com.br
Atendimento de Segunda à sexta, das 9 às 21 horas e aos sábados, das 9 às 13horas.
Telefones: 3672-5918
2729-5299
2729-5284

 

Please reload