LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

"Bilac Vê Estrelas"

Por May Calixto

Uma ode ao Rio de Janeiro, uma viagem pelas suas histórias e ruas no início da reforma urbanística de Pereira Passos. Assim pode ser descrito o livro ‘Bilac vê estrelas’, de Ruy Castro, que se transforma em comédia musical pelas mãos de Heloisa Seixas e Julia Romeu, com direção de João Fonseca. Para assinar a trilha, um carioca acima de qualquer suspeita: Nei Lopes, que compôs nada menos do que 17 músicas inéditas especialmente para o espetáculo, que estreia no dia 09 de janeiro, no SESC Ginástico.

A história se passa no início do século XX, em plena Belle Epoque carioca, e apresenta personagens históricos como o poeta Olavo Bilac (André Dias) e o jornalista José do Patrocínio (Sergio Menezes), em uma trama cômica que mistura ficção e realidade, onde os dois amigos têm que enfrentar a cobiça de uma espiã portuguesa (Izabella Bicalho), que se alia ao Padre Maximiliano (Tadeu Aguiar), interessados no projeto de um dirigível, criado por Patrocínio. O elenco é formado ainda por Alice Borges, Reiner Tenente, Jefferson Almeida, Saulo Segreto e Gustavo Klein.

Para acompanhar as aventuras dos personagens pelas ruas do Rio e por cenários clássicos da cidade, como a Confeitaria Colombo, Nei Lopes compôs xotes, valsas, lundus, quadrilhas francesas, maxixes, fados, modinhas e até ária de ópera. Ele atendeu a um convite do próprio Ruy Castro e teve como base o texto da peça e uma sinopse das músicas escrita pelas autoras.

O primeiro romance de Ruy Castro, ‘Bilac vê estrelas’ foi lançado em 2000. Em 2007, ele publicou ‘Era no tempo do rei’, que também deu origem a um musical, com o mesmo time: direção de João Fonseca e texto de Heloisa Seixas e Julia Romeu.

FICHA TÉCNICA

Baseado no livro ‘Bilac Vê Estrelas’, de Ruy Castro

Autoras: Heloisa Seixas e Julia Romeu

Música e letras de Nei Lopes

Diretor: João Fonseca

Diretor musical: Luís Filipe de Lima

Elenco: André Dias, Izabella Bicalho, Tadeu Aguiar, Alice Borges, Sergio Menezes, Reiner Tenente, Jefferson Almeida, Saulo Segreto e Gustavo Klein

Músicos: Daniel Sanches, Oscar Bolão

Cenógrafo: Nello Marrese

Figurinista: Carol Lobato

Coreógrafa: Sueli Guerra

Iluminadora: Daniela Sanchez

Sound Designer: Carlos Esteves

Projeto Gráfico: Radiográfico

Assistentes de produção: Luiza Toré e Isabela Reis

Produtora Executiva: Juliana Cabral

Diretora de produção: Amanda Menezes

Coordenação geral: Maria Angela Menezes

Produção: Tema Eventos Culturais

SERVIÇO

‘BILAC VÊ ESTRELAS’

Estreia: 09 de janeiro (sexta)

Temporada: até 22 de fevereiro

Horários:

Sexta a domingo, às 19h

Local: SESC Ginástico

Endereço: Graça Aranha, 187

Telefone: 2279.4027 Apresentações extras: sábados 24/1, 31/1, 7/2 e 21/2 às 16h

OBS: Não haverá apresentações nos dias 14, 15 e 16/2 em função do carnaval

Horário de funcionamento da bilheteria: de terça a domingo, das 13h às 20h

Pagamento somente em dinheiro

Backstage Musical © 2017 - Todos os direitos reservados.