Grupo Mirim de Teatro apresenta releitura original de “O Mágico de Oz”, assinada pelo mineiro Vitor Rocha

4/11/2014

Por Rhaissa Bertalia

Fazer teatro para criança é trabalhoso, assim como fazer teatro com criança. Mas um desafio dos grandes é o que revela essa matéria: fazer teatro para criança, com criança. Tal desafio foi proposto, aceito e está sendo desenvolvido pelo Grupo Mirim de Teatro “Pardalzinho” em parceria com o ator e diretor mineiro, Vitor Rocha. O grupo formado exclusivamente por crianças nasceu em 2012 como fruto de um projeto escolar de teatro, mas tomou maiores proporções em 2013, quando realizou sua primeira montagem: a peça “Os Saltimbancos”, adaptada e dirigida por Vitor.

 

“O incrível é que eram crianças, de crianças você espera tudo e ainda assim eles foram surpreendentes.” – conta o diretor – “Um cartaz ou uma notícia e todo mundo imagina o velho e famoso teatrinho de escola, com alguém caindo, pais babando e alguém esquecendo a fala, mas bastam cinco minutos na plateia e as opiniões mudam totalmente”.

 

Depois de um ano de oficinas e da montagem de “Os Saltimbancos” o grupo agora estreia o musical “O Mágico Di Ó”, uma releitura do clássico “O Mágico de Oz” de L. Frank Baum, contada em cordel. A peça conta a tradicional história infantil, mas de um jeito nada convencional. Dessa vez, toda a história se passa no sertão nordestino, é narrada por repentistas e contada pelas músicas da cultura nordestina.

 

“Falamos de nordeste e todos já pensam na asa branca.” – comenta Vitor – “A cultura nordestina é muito mais, há muito mais para se ver e conhecer e um pouco desse ‘mais’ nosso musical contempla com muito gosto”.

 

A direção musical da peça fica por conta do músico e cantor Eduardo Almeida, que ocupou o mesmo cargo na montagem anterior do grupo. Com arranjos originais e  até mesmo instrumentos tocados pelas próprias crianças, “O Mágico Di Ó” é para se cantar junto.

 

Desde o figurino até as maquiagens, tudo foi pensado para misturar o nordeste brasileiro a um grande conto de fadas. Em outras palavras, mostrar que o belo não deixa de existir por culpa do feio e que a triste realidade de algumas partes do nordeste não aniquila o grande conto de fadas que é a vida. Assim como o próprio grupo faz: mistura a infância das crianças com a responsabilidade dos atores.

 

“O Mágico Di Ó” estreia no próximo dia 6/11 na cidade de Jacutinga (MG), terra natal do grupo, no Teatro Josefina Meloni e deve seguir se apresentando por mais lugares, como previa o projeto inicial. Uma vez que a montagem não visa apenas o teatro convencional e pode ser representado brilhantemente pelas ruas, praças e demais teatros do interior de minas. Com tanto gás, essa história pode acabar parando lá no Nordeste… Óxente!

 

Confiram o teaser da peça:

 

Serviço

 

O quê? O musical “O Mágico Di Ó”

Texto e Direção: Vitor Rocha

Direção Musical: Eduardo Almeida

Quando? Dia 06/11 às 19:30

Onde? Teatro Josefina Meloni, em Jacutinga (MG).

Quanto? A entrada é franca, mas os ingressos devem ser retirados na bilheteria no dia da apresentação.

 

Please reload