Crítica - Os Saltimbancos

16/9/2014

Por Fael Velloso

 

Que os bichos um dia podem se rebelar contra os humanos, ou por maus tratos, ou por abuso, isso não é duvidoso. Que os bichos podem ter vontades, emoções, e até raciocínio… Bem, isso aí já é mais impreciso. O que interessa é que juntos, eles podem ser poderosos, afinal são bacanas, mas também não são nenhuns bananas.

 

Estreando no último dia 13, no Theatro Net Rio , em Copacabana, podemos conferir a união de alguns animais que sonham em ser músicos de verdade. Pois está lá “Os Saltimbancos”, musical de Chico Buarque, inspirado no conto “Os Músicos de Bremem” dos irmãos Grimm, que agora ganha a direção deCacá Mourthé, com uma nova roupagem.

 

A história é sobre um Jumento (Pedro Lima, de Samba Futebol Clube) que decide procurar na cidade um emprego de músico, pois já não aguenta mais as explorações que sofre de seu dono. Ele ganha a estrada, e durante esse percurso, conhece um cachorro (José Mauro Brant), que, assim como ele, também tem problemas com seu dono. Conhece uma galinha (Bianca Byington, ótima!), que já não põe mais ovos, e por isso é destratada. E por fim, uma gata (Carol Futuro)que apenas queria sua liberdade. O jumento então os convida para seguirem com ele nessa odisseia, e tudo é cercado de músicas lindas e conhecidas do povo, e que, com certeza, irão atrair e agradar aos pequenos que assistem.

 

O elenco ainda conta com atores que formam o coro, e que são um espetáculo à parte na produção,

interagindo com os personagens, com público, e tornando cada canção ainda mais deliciosa de ser ouvida. Com destaque para “A História de uma gata”, com o eterno refrão “nós gatos já nascemos pobres/ porém, já nascemos livres/Senhor, senhora, senhorio/ Felinos!Não reconhecerás”  e a chiclete “Bicharia”.

 

O cenário feito de andaimes, o figurino bem mambembe conferem ao espetáculo um clima ainda mais lúdico, e com orquestra ao vivo, o que mais pode se pensar para não perder essa peça? Diversão para os grandes e os pequenos!

 

Músicas

1 – Bicharia

2 – O Jumento

3 – Um Dia de Cão

4 – A Galinha

5 – História de uma Gata

6 – A Cidade Ideal

7 – Minha Canção

8 – A Pousada Do Bom Barão

9 – A Batalha (instrumental)

10 – Todos Juntos

11 – Esconde Esconde

12 – Todos Juntos (reprise)

13 – Bicharia (reprise)

 

SERVIÇO

Os Saltimbancos

THEATRO NET RIO –

Sala Tereza Rachel. Rua Siqueira Campos, 143 – Sobreloja – Copacabana. (Shopping Cidade Copacabana/Ao lado da estação Siqueira Campos do Metrô)

R$ 70,00 (plateia)

R$ 50,00 (frisas e balcão)

Temporada: 13 de Setembro a 26 de Outubro

Sábado – 17h e Domingo – 16h

Duração: 60 minutos.

 

Please reload