top of page
LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

Shrek: muitos musicais em um só


Nos Estados Unidos é muito comum que uma série, filme ou musical mencione outro. No Brasil isso não é tão comum, mas às vezes, assistindo lá o nosso sagrado seriado ou um filme qualquer, nós topamos com alguém escutando “Popular” ou levantando o filho no estilo “The Circle Of Life”. E é nessas horas que você é chamado de louco apenas por se achar superior ao resto do mundo por entender REALMENTE a piada ou cantar “Tonight” junto com o ator ou atriz. Mas e você, que assistiu “Shrek – O Musical”, reparou? Bom, então esse post é para você conferir suas observações! Não reparou? Sem problemas, caro estudante de Shiz… A gente conta, mas já avisa: SPOILERS! (Não queremos revelar nenhuma surpresa para os que vão assistir o musical em sua última semana.)

“Gypsy”

“Mama tá no chão, Mama se ferrou…” Mama ou Mamãe Ursa? Sim, se você disse “Gypsy”, você acertou! É durante o número musical “Uma Vida Uó” que Mama Rose resolve aparecer no musical. Mas esperem aí, Papai Urso… Herbie, é você?

“O Rei Leão”

Sim, até no caminho de “Tão, tão distante” é hora de Hakuna Matata. Durante o número musical “Canção de Viagem” é que o musical faz referência ao marco da Broadway.

“O Mágico de Oz”

Ainda no número musical “Canção de Viagem”, Shrek e o Burro topam com a própria Dorothy. É esta a hora em que se escuta a versão instrumental de “Além do Arco-Íris” e o pobre Totó é confundido por sua dona com o incansável Burro. (Curiosidade dentro da curiosidade: na temporada paulista de “Shrek” quem interpreta a Dorothy é Karina Mathias, a atriz que foi cover de Malu Rodrigues, a Dorothy, na temporada paulista de “O Mágico de Oz”. Destino?)

“A Chorus Line”

Que tudo é perfeito em Duloc todos nós já sabemos, mas você prestou atenção no ritmo de alguns versos da música “E aí, Duloc?”? Os bons observadores poderiam até cair nessa e acabar cantando a letra de “One” do musical “A Chorus Line”, o ritmo é o mesmo!

“Cats” (a referência que Tom & Jerry não curtiram)

Fiona acorda e está pronta para tudo, até mesmo para sapatear com os Jellicle Rats! Durante o número musical “De Manhã Tô Pronta”, Fiona sapateia feliz da vida ao lado dos Ratos Sapateadores, enquanto ao fundo, vemos o logotipo do musical “Cats” mas dessa vez, um pouco diferente, pois na verdade lê-se: Rats.

“O Fantasma da Ópera”

Até para o Eric tem lugar em Shrek (e não estamos falando do camarote número 5). É quando o terrível Lord Farquaad está tramando o plano de se casar com Fiona que ele coloca sua mão sobre o rosto e após o primeiro harmônico vemos a referência ao musical “O Fantasma da Ópera”. (-Exploda passarinhos para mim, Anjo da música!)

“Les Miserables”

Uma revolução cheia de barricadas talvez não desse certo para os contos de fadas, afinal os primeiros a se estreparem seriam o Pinóquio e a mobília de “A Bela e a Fera”, mas mesmo sem barricadas o musical faz referência ao musical “Les Miserables”. É durante o número musical “Bota Pra Quebrar” que vemos o logotipo do musical, mas com o rosto de Pinóquio. (Será que a Cosette não ficou chateada?) E outra, você não notou nenhuma semelhança de “Um Outro Eu” com “Who Am I” ou “Bring Him Home”?

“Mary Poppins”

Step in time, Shrek! Você reparou na cena em que o Burro entra em cena e diz que da próxima vez pega carona com o guarda chuva da Mary Poppins? Pois é, mas eu acho que ela o jogaria no chão depois do primeiro “A gente já chegou?”!

“Dreamgirls”

As notas finais do número musical (espetacular, diga-se de passagem) “Pra Sempre”, são as mesmas de “And I Am Telling You I’m Not Going”, e isso tudo sem falar na intenção que é a mesma!(É, Effie, você perdeu até para uma Dragona!)

E tem mais! Você sabia que na Broadway, quando Lord Farquaad era levantado ele cantava um trecho de “Defying Gravity?” Pois é, nem tem tamanho e acha que já pode plagiar a Elphaba. Duvida? Até no YouTube esse momento foi parar!

E então? Você reparou em tudo isso? Se sim, você é um bom observador e um super fã de musicais mesmo! Ah, você reparou em mais referências? Conte para gente! Mas se você ainda não viu “Shrek – O Musical”, está esperando o que? Que algum dragão te dê carona?

bottom of page