top of page
LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

Shrekrizando-se


Em cartaz desde o dia 14 de dezembro, no Rio de Janeiro, "Shrek, o Musical" é, sem dúvidas, uma superprodução, no que diz respeito á maquiagem e figurino. O ator Diego Luri (substituído pelo ator Mauro Gorini, quando necessário), por exemplo, passa por um processo de transformação que dura 3 horas, para se transformar no ogro Shrek. Sua maquiagem, feita com próteses de silicone, dá veracidade ao personagem e é colada no rosto do ator com cola de silicone. Para que sua voz seja ouvida com clareza, o microfone é colocado nas buchecas dele, sendo fixado no silicone.

Além da maquiagem, o figurino do divertido ogro conta também com um macacão de espuma, que pesa mais ou menos 7kg, o figurino do Shrek é, literalmente, um figurino de peso, pois somando o macacão com as próteses de silicone, o ator tem que encenar com um figurino de aproximadamente 8kg.

Outro personagem com uma caracterização muito legal é o Lord Farquaard, personagem interpretado pelo ator Marcel Octavio(substituído pelo ator Renan Mattos, quando necessário), que fica de joelhos durante a peça, para dar vida ao anão invocado.

A princesa Fiona, interpretada pela atriz Sara Sarres, passa boa parte do musical com um figurino e make simples e elegante, fazendo juz ao 'princesa', mas por 3 vezes ela também entra em cena caracterizada como ogra, com maquiagem especial e roupas um pouco maiores. Além disso, Fiona também aparece em versões criança e adolescente.

Conversei com a atriz Giulia Nadruz, que faz o papel de mamãe ogra, mamãe ursa e, quando necessário, substitui a atriz Sara Sarres no papel de princesa Fiona e ela falou um pouquinho sobre esse processo de maquiagem e figurino: "Eu faço a Mamãe Ogra na primeira cena do espetáculo, faço primeiro a maquiagem, colo a prótese do nariz e pinto o rosto todo de verde, em seguida coloco o figurino que já tem enchimentos por dentro e o chapéu com a peruca de trancinhas. Geralmente eu faço a make dos olhos antes e a bocona vermelha no fim."

Para a troca de mamães, de ogra para ursa, Giulia tem que correr contra o tempo haha "eu tenho só 2 minutos pra trocar todo o figurino e maquiagem para a mamãe ursa, uma loucura! rsrs...porque já tenho que estar de ursa na segunda cena. Dai eu tenho uma camareira e uma maquiadora que me ajudam, enquanto uma vai tirando o verde, a outra vai colocando o corpo de espuma q vai por baixo do figurino da mamãe ursa e por aí vai. Depois eu praticamente refaço a maquiagem da mamãe ursa para a próxima cena, porque na correria não fica tão bom. Eu tenho alguma ajuda dos maquiadores, mas faço quase tudo sozinha, na troca de maquiagem eu só deixo os olhos."

A má notícia é que a temporada do musical, no Rio de Janeiro, está se encerrando, o musical fica em cartaz só até o dia 28 de abril. A boa notícia é que, se correr, ainda dá tempo de conferir tudo isso de pertinho, no teatro João Caetano, com sessões de quinta á domingo. Depois da temporada no Rio, o musical segue para Curitiba, no mês de maio e chega em São Paulo no mês de agosto.

bottom of page